Tag

#sudoestedabahia

285 notícia(s) encontrada(s)
Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Junho Vermelho: Hemoba de Brumado convoca doadores para abastecer banco de sangue Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, o Hemoba está promovendo a campanha Junho Vermelho para mobilizar doadores a fim de abastecer o banco de sangue da unidade.

Ao site Achei Sudoeste, Lu Guimarães, coordenadora do Hemoba/Brumado, disse que a coleta ainda está baixa, ao contrário da demanda, especialmente nessa época do ano, que continua alta. “A gente precisa apelar para que o pessoal venha fazer a sua doação. A campanha ainda não está do jeito que a gente esperava”, destacou.

Mesmo em período festivo, a coordenadora fez um chamado especial para os doadores voluntários, que podem se deslocar à unidade antes dos eventos de São João. O gesto simples pode salvar vidas. “Antes de pegar estrada e ir pra festa, passa primeiro aqui no Hemoba. Doa o seu sangue e depois vai. Você vai curtir e também ajudar o próximo”, afirmou.

Segundo Guimarães, para doar, é necessário estar em boas condições de saúde e não ter ingerido bebida alcóolica nas últimas 12 horas. No caso do uso de antinflamatórios e antibióticos, o doador deve esperar 15 dias para fazer a sua doação. Durante a triagem na unidade, outros critérios são verificados junto ao doador voluntário. “Não deixem pra doar só quando alguém te pede. A doação voluntária é muito importante pra gente”, reforçou.

Vale salientar que o Hemoba/Brumado atende toda região de saúde, composta por 21 municípios, além da capital baiana, onde fica localizado o hemocentro coordenador.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
VÍDEO: Colisão entre motocicletas mata jovem e adolescente na BR-030 em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma grave colisão frontal entre duas motocicletas resultou na morte de um jovem e um adolescente noite do último sábado (20), na BR-030. O trágico acidente aconteceu no trecho que interliga o município de Brumado ao distrito de Ibitira, em Rio do Antônio.

Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o impacto violento ocorreu por volta das 23h20, na altura do km 530 da rodovia. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a análise preliminar realizada no local indica que as motocicletas trafegavam em sentidos opostos quando colidiram de frente. As circunstâncias exatas que levaram ao acidente ainda serão apuradas pelas autoridades.

As vítimas foram um jovem de 23 anos e um adolescente de 17 anos, ambos moradores de Brumado. Diante da gravidade do impacto, os dois sofreram ferimentos graves e evoluíram a óbito ainda no local, antes que pudessem receber os primeiros socorros.

Equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram acionadas para realizar a perícia na área do acidente. Após os procedimentos de praxe, os corpos foram removidos e encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para a realização dos exames necropsiais.

Na manhã deste domingo (21), os destroços dos veículos ainda podiam ser vistos às margens da pista. O caso foi registrado e as causas da colisão serão investigadas pela Polícia Civil.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Operação São João: PRE reforça policiamento nas estradas de Brumado e região Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Com a proximidade dos festejos de São João, uma das épocas mais aguardadas do ano no Nordeste, o fluxo de veículos nas estradas costuma dar um salto impressionante. Para dar conta desse movimento e garantir que a viagem dos baianos e turistas termine em festa, e não em tragédia, a Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv) de Brumado já colocou o pé no acelerador das ações de fiscalização. O patrulhamento foi severamente intensificado nas rodovias estaduais que cortam a região sudoeste da Bahia, uma das principais rotas de quem busca o tradicional forró do interior.

A operação montada para o período junino tem como meta principal blindar a segurança de motoristas e passageiros. Para isso, as equipes da unidade foram distribuídas estrategicamente ao longo das vias mais movimentadas, onde realizam abordagens preventivas e o monitoramento constante do tráfego. Segundo a própria corporação, a iniciativa foi desenhada sob medida para reduzir o risco de acidentes e oferecer uma viagem muito mais tranquila para quem está pegando a estrada rumo às comemorações.

Mais do que apenas fiscalizar, a polícia quer conscientizar. A CIPRv faz um apelo direto aos condutores para que adotem uma postura defensiva ao volante: respeitar os limites de velocidade, usar o cinto de segurança (inclusive no banco de trás) e manter a documentação em dia são regras básicas. Mas o alerta principal fica por conta da combinação mais perigosa do trânsito: o álcool e a direção. A tolerância para quem bebe e dirige será zero, com testes de bafômetro sendo aplicados ao longo das rodovias.

Com a expectativa de que as estradas fiquem lotadas nos próximos dias, a presença ostensiva da Polícia Militar da Bahia acaba sendo o principal escudo na preservação de vidas. Afinal, o objetivo final de todo esse esforço logístico e humano é um só: garantir que a população do sudoeste baiano e os visitantes possam aproveitar as fogueiras, as comidas típicas e o arrasta-pé com a paz e a segurança que o São João merece.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem que ameaçava pedestres é preso com simulacro de arma e aves silvestres em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem de 35 anos foi detido pelo 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) no final da tarde desta segunda-feira (15), em Brumado, após ser denunciado por ameaçar pedestres e por suspeita de envolvimento em um assalto a um posto de combustíveis.

Segundo informou a unidade policial ao site Achei Sudoeste, a prisão ocorreu por volta de 16h45, quando uma guarnição foi alertada por moradores. Segundo relatos, o indivíduo estava circulando armado e intimidando quem passava pela região desde o domingo.

Com base nas características do suspeito, os policiais iniciaram diligências e localizaram o homem próximo à sua residência. Durante a vistoria autorizada pelo proprietário, os militares encontraram: 1 simulacro de arma de fogo e pássaros silvestres mantidos em cativeiro sem a devida autorização dos órgãos ambientais competentes.

Diante do flagrante e das suspeitas de roubo e ameaça, o homem e todo material apreendido foram conduzidos e apresentados à Delegacia Territorial de Brumado, onde a autoridade policial competente adotará as medidas jurídicas cabíveis.

Sudoeste Baiano
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
São João Seguro: Saiba como soltar fogos e acender fogueiras sem riscos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com a chegada do período de festejos juninos, o 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar (BBM), sediado em Vitória da Conquista, acendeu o alerta para os cuidados necessários para garantir a segurança da população. Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o tenente Claudemir Alves destacou que as principais ocorrências da época envolvem queimaduras e incêndios provocados pelo manuseio incorreto de fogos de artifício e fogueiras, além do aumento de acidentes nas rodovias da região sudoeste do estado devido ao fluxo de veículos.

Em relação aos fogos de artifício, o oficial enfatizou a importância de adquirir os produtos apenas em comércios regulamentados e alertou sobre a classificação por idade. “Existem os fogos classe A, B, C e D. O A é o único que as crianças podem utilizar sozinhas. São os estalos de bater, são os estalos palitinhos de acender”, explicou. Alves reforçou que todas as outras categorias exigem supervisão e que o uso deve ocorrer longe de prédios, fiações elétricas e barracas. O tenente advertiu ainda sobre os riscos de tentar reacender artefatos que falharam ou de arremessá-los no fogo.

Para a montagem e o acendimento das tradicionais fogueiras, as recomendações começam na escolha do local. Caso o solo seja de asfalto, orienta-se colocar uma camada generosa de terra por baixo da madeira. O espaço também deve ser isolado e livre de coberturas inflamáveis, como bandeirolas e galhos de árvores. “Na hora de acender, evitar utilizar o acelerante, que nada mais é que líquidos inflamáveis, tipo álcool, às vezes gasolina, diesel. O ideal é, com lascas de madeiras pequenas, retalhos, acender ali para que naturalmente a fogueira possa ganhar força”, orientou o tenente.

São João Seguro: Saiba como soltar fogos e acender fogueiras sem riscos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em caso de acidentes com queimaduras térmicas, a orientação imediata é resfriar o local com água corrente em abundância, cobrir o ferimento com um tecido muito encharcado e encaminhar a vítima ao hospital. Se a queimadura for de origem química, deve-se remover a roupa atingida, lavar a área e levar a embalagem do produto causador para identificação médica. Para o cuidado com crianças, o tenente resume a conduta ideal em atenção constante: “É um olho na festa e um olho na criança. Não se descuide nunca de seus filhos, de seus sobrinhos”.

O Corpo de Bombeiros também demonstrou preocupação com o trânsito nas rodovias durante o feriado prolongado. O tenente Claudemir Alves lembrou que a revisão periódica de pneus, freios e amortecedores é indispensável, além do respeito rigoroso aos limites de velocidade e à lei seca. Ao final, o militar destacou que as equipes estarão de prontidão nos eventos e que o número de emergência 193 permanece disponível. “Divirtam-se com segurança, divirtam-se com sabedoria. O momento é de festa, vamos evitar confusões, vamos evitar exageros”, concluiu.

Dom Basílio
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Governo Federal libera R$ 31,7 milhões para transposição do Rio Brumado em Dom Basílio Foto: Divulgação/Dnocs

O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), formalizou um importante passo para o fortalecimento da infraestrutura hídrica no Sudoeste da Bahia. Em parceria com a prefeitura de Dom Basílio, foi assinado o contrato para a execução da obra de transposição do Rio Brumado para a Barragem do Paulo. De acordo com o Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste, o projeto, que já foi oficialmente incluído no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), contará com um investimento total de R$ 31,7 milhões e, quando concluído, deve expandir o abastecimento de água para outras cidades vizinhas, a exemplo de Livramento de Nossa Senhora.

O repasse dos recursos federais será realizado de forma escalonada, acompanhando o ritmo das intervenções. Para este ano, já está garantido o envio de R$ 1,6 milhão, proveniente de recursos consignados no orçamento da União e custeado pelo Tesouro Nacional dentro do Programa de Trabalho voltado à infraestrutura hídrica. O montante restante, que soma R$ 30,1 milhões, será transferido ao longo dos próximos anos, condicionado ao cumprimento do cronograma de desembolso e à evolução física dos trabalhos no canteiro de obras.

Pelo acordo firmado, o município de Dom Basílio terá a responsabilidade de incluir em seus orçamentos anuais as dotações necessárias para assegurar a contrapartida e a execução dos compromissos. O contrato também prevê mecanismos de ajuste: em caso de eventual cancelamento de restos a pagar, as metas poderão ser readequadas em comum acordo entre a prefeitura e a União, contanto que a funcionalidade final do projeto não seja prejudicada. Com vigência estabelecida até o dia 1° de abril de 2029, o Termo de Compromisso foi chancelado pelo secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Serra Seca Vieira, e pelo prefeito de Dom Basílio, Fernando Silva Santos.

Polícia Civil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Investigadores de Vitória da Conquista, Guanambi e Brumado recebem treinamento de IA Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil da Bahia, por meio da Academia da Polícia Civil (Acadepol), iniciou nesta segunda-feira (8) o curso de Inteligência Artificial Aplicada à Investigação Criminal para servidores da região Sudoeste. O treinamento acontece na sede do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), em Vitória da Conquista, até a próxima sexta-feira (12).

O cronograma de atividades conta com carga horária de 40 horas, incluindo aulas teóricas e práticas que abordam disciplinas como introdução à inteligência artificial, aplicação da inteligência artificial na investigação criminal, ética e prática investigativa, entre outros temas.

O treinamento conta com a participação de 22 servidores da Polícia Civil, entre delegados e investigadores lotados nas cinco Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) de Vitória da Conquista, Jequié, Brumado, Guanambi e Itapetinga, que compõem a área de atuação da Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin). Os participantes estão sendo preparados para o uso de tecnologias de IA nas apurações policiais, em uma adaptação da instituição às novas demandas da segurança pública.

Sobre a iniciativa, o diretor-adjunto da Acadepol, delegado Marcelo Costa Sansão, que esteve na abertura do treinamento, enfatizou a necessidade de compreender a mudança de paradigma do processo investigativo.

“Precisamos entender que a investigação hoje não é somente a coleta de vestígios, de elementos físicos, de provas dependentes da memória humana, mas está muito mais relacionada à filtragem de dados, que é um grande desafio das polícias investigativas do mundo inteiro”, pontuou.

Mortugaba
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Idoso que sumiu na zona rural de Mortugaba é encontrado vivo após 8 dias Foto: Divulgação/7º BBM

Uma operação de resgate emocionante mobilizou o sudoeste da Bahia na última semana. Após oito dias de buscas ininterruptas, bombeiros da 3ª Companhia de Guanambi, pertencente ao 7º BBM de Vitória da Conquista, conseguiram localizar, neste domingo (7), um idoso de 61 anos que estava desaparecido desde o dia 30 de maio. O idoso havia sumido na zona rural do município de Mortugaba, mobilizando uma verdadeira força-tarefa na região.

A operação de salvamento exigiu um esforço conjunto e envolveu, além dos bombeiros militares, o apoio crucial da Polícia Militar da Bahia e da Prefeitura de Mortugaba. Juntas, as equipes percorreram quilômetros de áreas de mata densa e terrenos de difícil acesso. O idoso foi encontrado consciente, mas bastante desorientado e apresentando sinais severos de desidratação devido ao longo período em que ficou exposto ao tempo e sem assistência.

Imediatamente após a localização, os militares realizaram os primeiros socorros ainda no meio do mato, garantindo o suporte inicial para estabilizar a vítima. Em seguida, o homem foi transportado e encaminhado para uma unidade hospitalar da região, onde recebeu atendimento médico especializado e passou por exames detalhados.

Ao longo de mais de uma semana de trabalhos intensos, os profissionais utilizaram técnicas avançadas de busca terrestre para cobrir o perímetro e aumentar as chances de sucesso. O desfecho positivo trouxe um enorme alívio para os familiares, que já estavam desesperados com a falta de notícias, e ressaltou o impacto positivo do trabalho integrado entre os órgãos de segurança pública e a administração municipal.

Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) reforçou um alerta importante para a população. A corporação destacou que, em casos de desaparecimento, o acionamento imediato das autoridades é um fator decisivo. Quanto mais rápido o alerta for emitido, mais cedo as equipes conseguem iniciar as buscas, o que eleva significativamente as chances de encontrar a pessoa com vida e em segurança.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
24° BPM garante força máxima na segurança dos festejos juninos em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Polícia Militar preparou um esquema especial de segurança para os festejos juninos no município de Brumado. Durante o lançamento oficial dos eventos, o subcomandante do 24º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Major Anderson, confirmou ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, que a cidade contará com um reforço expressivo para garantir a tranquilidade de moradores e visitantes. “Nós tivemos um aumento de 100% do policiamento cotidiano, diário, além do efetivo empregado em hora extra, que será nos fins de semana, nos dias de eventos e do movimento do comércio”, detalhou o oficial.

A estratégia operacional leva em consideração o formato tradicional das festas locais, que costumam movimentar intensamente as vias centrais. Segundo o major, a corporação já planejou o posicionamento das equipes com base na dinâmica do município. “Brumado tem uma característica bem específica. Eu vejo que Brumado gosta da festa dentro, no centro. Nós estamos presentes nas avenidas, nos bairros”, explicou, ressaltando que o planejamento também inclui orientações para que a população adote medidas preventivas de segurança ao deixar as residências para aproveitar os dias de festa.

Para cobrir a alta demanda do período, o 24º BPM receberá o suporte de forças de segurança complementares. “Teremos também reforço de outras unidades durante os festejos, nós teremos a Cipe Sudoeste, Rondesp Sudoeste aqui dando esse apoio e a rodoviária também, dando apoio nas entradas da cidade”, afirmou o subcomandante. Ele destacou ainda que a movimentação no centro comercial já apresenta forte aquecimento, impulsionada pelo início do mês e pelos preparativos para o São João, mobilizando a presença contínua dos policiais nas ruas desde a abertura oficial do evento.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Guanambi: TOR apreende 14,5 kg de maconha em ônibus interestadual na BR-030 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma fiscalização de rotina da Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv) resultou na apreensão de mais de 14 quilos de maconha e na prisão de um homem neste sábado (6), no município de Guanambi. Segundo informou a Polícia Militar ao site Achei Sudoeste, a ação foi realizada por policiais do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) durante uma fiscalização de trânsito focada no combate a crimes transfronteiriços na rodovia.

O flagrante ocorreu durante a abordagem a um ônibus de viagem interestadual que trafegava pela BR-030. Ao revistar o compartimento de bagagens e os pertences dos passageiros, os militares encontraram aproximadamente 14,5 kg de uma substância análoga à maconha, que estava escondida nas malas de um dos viajantes.

Diante das evidências, o dono da bagagem recebeu voz de prisão em flagrante por tráfico de entorpecentes. O suspeito e os tabletes de droga foram conduzidos e apresentados na Delegacia Territorial de Guanambi, onde a ocorrência foi registrada e os procedimentos cabíveis foram adotados pelas autoridades competentes.

Condeúba
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Polícia Civil investiga morte de jovem de 19 anos em Condeúba Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A 80ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), acompanha de perto a investigação sobre a morte misteriosa de uma jovem de 19 anos, ocorrida na tarde da última terça-feira (02), no município de Condeúba. O caso, inicialmente registrado com suspeita de causas naturais, acendeu um alerta nas autoridades locais devido a uma quebra de protocolo no recolhimento do corpo da vítima.

Segundo informou a 80ª CIPM ao site Achei Sudoeste, o episódio mobilizou uma guarnição policial por volta das 13h, após um chamado urgente do Hospital Municipal da cidade. Ao chegarem à unidade de saúde, os policiais militares constataram que a jovem já deu entrada no local sem nenhum sinal vital. A PM foi acionada diante do cenário atípico que cercava o óbito.

O corpo da vítima havia sido removido por uma funerária local e transportado diretamente para o hospital. Toda a ação foi realizada sem que a Polícia Militar fosse acionada previamente para isolar o local ou registrar a ocorrência, o que contraria as práticas padrão de segurança pública em casos de mortes sem diagnóstico médico prévio.

Diante da ausência de uma causa aparente para o falecimento e da necessidade urgente de esclarecer as circunstâncias reais da morte, a guarnição adotou as medidas legais cabíveis. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi formalmente acionado para assumir o caso, realizando os primeiros procedimentos periciais ainda na unidade hospitalar.

O corpo da jovem foi removido e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Vitória da Conquista. No local, peritos realizarão exames necroscópicos detalhados que devem apontar, nos próximos dias, a causa exata da morte. O caso segue sob o monitoramento das forças de segurança para identificar se houve qualquer tipo de irregularidade ou se a morte, de fato, decorreu de causas naturais.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Guanambi: Secretário repudia a Azul por substituir aeronave por monomotor apelidado de 'tonelzinho' Foto: Divulgação/Azul

A Azul Linhas Aéreas substituiu a aeronave que atendia a cidade de Guanambi por um monomotor, reduzindo significativamente a capacidade de transporte de passageiros em toda região. A mudança passou a ser implementada nesta semana.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Fabrício Lopes, secretário municipal de desenvolvimento econômico, disse que foi pego de surpresa com a alteração, visto que a demanda da região pela utilização do sistema de transporte aéreo é grande. Além disso, ele salientou que o Poder Público Municipal havia feito um investimento substancial na estrutura do aeroporto. “Fomos surpreendidos com essa decisão de retirar o modelo ATR 72 lugares, que é muito seguro, e substituir por um modelo, desculpa o termo, que é um tonel igual aquele do Chaves. O Caravan 9 lugares, que a Azul impôs ao nosso território, é assim”, criticou. A aeronave não dispõe sequer de banheiro, conforme frisou.

Guanambi: Secretário repudia a Azul por substituir aeronave por monomotor apelidado de 'tonelzinho' Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Lopes destacou que até 490 mil pessoas são impactadas diretamente com a decisão no território e que o monomotor com 9 lugares não contempla a necessidade do eixo Guanambi/Salvador, mesmo se tratando de voos diários. “Chega a ser humilhante para um passageiro”, disparou.

O primeiro voo com a nova aeronave, apelidada pelo secretário de tonelzinho, foi registrado nesta segunda-feira (01). Para Lopes, a substituição já causou um embaraço no desenvolvimento econômico-territorial e seria fundamental a Secretaria de Estado de Turismo se posicionar sobre o tema, visto que o território é de grande importância.

A atual gestão está tentando articular junto a autoridades políticas uma solução para o impasse, inclusive abrindo diálogo com outras companhias aéreas.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Agentes comunitários de saúde cobram valorização e direitos atrasados em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira (01), representantes do Fórum Nacional das Representações dos Agentes de Saúde (Fenaras) fizeram uso da Tribuna Livre na Câmara de Vereadores de Brumado para falar sobre as reivindicações da categoria.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Elaine Alves, assessora jurídica do Fenaras, ressaltou que o momento é muito importante, visto que marca o posicionamento da categoria na luta pela implantação da PEC 14. A proposta cria o direito à aposentadoria especial para duas categorias fundamentais na atenção básica em saúde: Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). “A categoria sabe o que quer e como quer”, disse.

Segundo Alves, a presença na Câmara Municipal também teve o objetivo de demonstrar a insatisfação da categoria com a atual gestão. “A gestão se comprometeu no processo eleitoral de fazer diferente. A categoria tem em Brumado um histórico muito ruim de negociação com as gestões anteriores e a perspectiva com a mudança de gestão é que, no mínimo, houvesse diálogo”, apontou.

Agentes comunitários de saúde cobram valorização e direitos atrasados em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Elaine deixou claro que os agentes de saúde não querem que a atual gestão faça em 2 anos o que não foi feito em 20 anos, mas havia a expectativa de que fosse estabelecida, ao menos, uma mesa de negociação e o diálogo tivesse avançado, o que não aconteceu. “Queríamos que aquilo que é direito do trabalhador, minimamente, fosse cumprido e colocado em dia. Se isso não acontece é na Casa do Povo que temos de vir reivindicar os nossos direitos”, completou.

Entre as reivindicações da categoria estão o pagamento de insalubridade, em conformidade com o que diz a legislação. Alves lembrou que os agentes de saúde são ‘linha de frente’ do Sistema Único de Saúde (SUS), estando em contato direto com doenças infectocontagiosas. Assim, conforme salientou, o pagamento da insalubridade um direito constitucional que precisa ser cumprido. “Em Brumado, esse direito não está sendo considerado”, pontuou, pedindo a interlocução do Legislativo junto ao Executivo Municipal. Para a assessora, Brumado está aquém dos demais municípios no que se refere à valorização da categoria.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
BR-030: Jovem de motocicleta morre após colisão com carreta em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um grave acidente automobilístico registrado na tarde da última sexta-feira (29) ceifou a vida de um jovem e provocou um intenso congestionamento na BR-030, nas proximidades do povoado de Lagoa do Leite, na zona rural do município de Brumado. A colisão violenta envolveu uma motocicleta e uma carreta de carga, mobilizando equipes de resgate e forças de segurança no trecho da rodovia que interliga importantes pontos da região sudoeste da Bahia.

A vítima, um rapaz morador das imediações, havia acabado de sair de casa com o objetivo de comprar alimentos quando o trágico cenário se desenhou. Segundo informou a Polícia Militar ao site Achei Sudoeste, o jovem conduzia a motocicleta e, no momento da colisão, estaria trafegando sem o uso do capacete. O impacto contra a estrutura do veículo de grande porte foi de extrema violência, impossibilitando qualquer chance de sobrevivência e fazendo com que a vítima falecesse antes mesmo da chegada do socorro médico.

O tráfego de veículos ficou severamente comprometido devido à movimentação de viaturas da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), ambulâncias de primeiros socorros e a posterior chegada dos peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Motoristas que passavam pela rodovia enfrentaram lentidão e o fluxo precisou ser controlado em esquema de pare e siga enquanto as equipes realizavam os levantamentos preliminares e isolavam a área para evitar novos acidentes.

O corpo do jovem foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para a realização dos exames de necropsia.

As circunstâncias exatas que provocaram a colisão frontal e os fatores que contribuíram para a fatalidade deverão ser apurados por meio de um laudo pericial que será emitido pelas autoridades competentes nos próximos dias.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Audiência debate cronograma e sugestões de segurança durante os festejos juninos em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite desta quarta-feira (27), o 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) se reuniu com empresários, lojistas e diversos segmentos da sociedade para discutir detalhes sobre a segurança pública durantes os festejos juninos na cidade de Brumado.

Representando o Sindicato dos Comerciários na região, Gilson Angeloti destacou que, em junho, o comércio tem as vendas aquecidas e registra um intenso movimento ao longo do mês. Além do aniversário do município, o mês abarca o Dia dos Namorados, São João, São Pedro e as celebrações em alusão à Copa do Mundo.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Angeloti afirmou que, com todas essas comemorações e fluxo grande de consumidores no comércio, é necessário o apoio da Polícia Militar para garantir a segurança dos lojistas e de todos que circulam na área comercial no período. “Essa reunião busca justamente alinhar esse trabalho para ser desenvolvido em parceria com as entidades sindicais e a CDL para que possamos estar juntos nesse momento. O objetivo é que o comércio tenha segurança para desenvolver o seu trabalho”, afirmou.

Audiência debate cronograma e sugestões de segurança durante os festejos juninos em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Denise Milhazes disse que o diálogo e apoio da Polícia Militar nesse momento está sendo fundamental para trazer segurança para os comerciantes, consumidores e a população em geral. “Essa reunião hoje mostra a parceria entre todos esses segmentos, que é importantíssimo”, avaliou.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Rubens Araújo, ressaltou que a pauta da segurança pública precisa ser discutida com todos os segmentos da sociedade a fim de serem apresentadas as demandas e sugestões acerca do tema. “Queremos que a segurança do nosso município seja referência não só aqui no sudoeste, mas na Bahia e no Brasil como um todo”, apontou.

Sérgio Marinho, comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), defendeu a entidade como uma força de segurança relevante no município. “Temos, cada vez mais, conquistado o nosso espaço e conseguido trabalhar como um agente da segurança pública. Só temos a agradecer a oportunidade que a gestão tem nos dado de trabalhar em prol da população”, salientou.

Conduzindo o evento, o Tenente Coronel Pontes, comandante do 24º BPM, explicou que a ideia da audiência é dialogar com vários segmentos da sociedade para ouvir as principais demandas para o período junino. A estratégia é montar um esquema de segurança que atenda aos interesses da comunidade, garantindo a segurança e a tranquilidade dos festejos e do comércio.

Candiba
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Tio é agredido com soco e paulada por sobrinho após briga de família em Candiba Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma discussão familiar terminou em agressão física no final da tarde dessa terça-feira (26), no município de Candiba. Segundo informou o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao site Achei Sudoeste, um homem de 48 anos precisou de atendimento após ser atacado pelo próprio sobrinho na BR-122. Uma guarnição foi acionada por volta das 18h44 para conter a confusão, mas o suspeito já havia fugido.

A vítima relatou que a desavença familiar escalou rapidamente para a violência física. O homem levou um soco no rosto e, em seguida, foi atingido no pé por um pedaço de madeira desferido pelo sobrinho. O impacto causou lesões visíveis na vítima.

Após o ataque, o agressor fugiu do local tomando rumo ignorado. Os policiais militares realizaram rondas minuciosas pelas imediações da rodovia e de áreas próximas, mas o suspeito não foi localizado até o momento. A PM orientou a vítima a comparecer à Delegacia Territorial de Candiba para registrar a ocorrência e dar andamento às medidas cabíveis previstas em lei.

Vitória da Conquista
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Jovem é encontrada morta após ser retirada à força de casa em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/G1

Uma jovem de 25 anos foi encontrada morta, na madrugada deste domingo (24), em Vitória da Conquista. De acordo com o G1, o principal suspeito do crime é o ex-companheiro dela, que é procurado.

Segundo a Polícia Civil (PC), Yasmim da Silva Santos foi vista com vida pela última vez ao ser retirada à força da casa de um parente pelo homem. Horas depois o corpo foi localizado em uma estrada vicinal, às margens da BA-262, com marcas de tiros.

Conforme apurou a TV Sudoeste, afiliada da Rede Bahia na região, familiares apontam que o suspeito, que não teve o nome divulgado, não aceitava o fim do relacionamento.

Até a última atualização desta reportagem, o homem ainda não tinha sido localizado. O caso é apurado pela Delegacia de Homicídios de Vitória da Conquista, onde foi registrado como feminicídio. Ainda não há detalhes sobre o sepultamento de Yasmim. A jovem deixa um filho de 6 anos.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Armazém do Criador Agro celebra 25 anos auxiliando os produtores rurais na região de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Armazém do Criador Agro, a loja do homem do campo na cidade de Brumado e região, está completando 25 anos de existência na sexta-feira (22). Ao longo desse tempo, a loja construiu uma relação de profunda confiança e credibilidade com consumidores e parceiros.

Ao site Achei Sudoeste, o empresário Tadeu Lima falou sobre essas mais de duas décadas de atuação atendendo aos produtores rurais de Brumado e de toda região. “São 25 anos de muito sucesso. É uma história familiar fantástica, sonhada e acreditada com muito esforço e empenho. Contamos com o nosso público brumadense e regional”, afirmou.

Com uma carteira de clientes sólida e um quadro de colaboradores fantástico no atendimento, o empreendimento agro foi construído por irmãos no ano de 2001. De lá pra cá, Tadeu destacou que a loja fechou parcerias de alta tecnologia, sempre garantindo o melhor e mais eficiente produto e serviço para os consumidores. “Conseguimos trazer para Brumado um atendimento de excelência no balcão. Convidamos toda população para vir a loja e comprovar o que estamos falando”, assegurou.

Armazém do Criador Agro celebra 25 anos auxiliando os produtores rurais na região de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Armazém do Criador Agro também dispõe de técnicos que prestam uma assistência especializada ao homem do campo. Através do serviço, o produtor tem acesso a mais informação, tecnologia de ponta e maior capacidade produtiva.

Na loja, você encontra uma linha completa e diversificada de produtos, os quais incluem itens variados para os pets (animais de estimação), rações qualificadas, equipamentos para caça e pesca, materiais de jardinagem e tudo o que há de melhor para o produtor rural. “É um shopping de variedades e de oportunidades”, definiu.

Para comemorar essa data especial, a loja está oferecendo até o dia 31/05 diversos produtos a preço de custo. Não perca essa oportunidade. Visite agora mesmo o Armazém do Criador Agro, que fica localizado na Avenida Centenário, 2089, no Novo Brumado. O telefone é (77) 99994-7632 (WhatsApp).

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem com sinais de embriaguez é contido por desacato e direção perigosa em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma abordagem policial terminou em prisão na noite deste sábado (23), no bairro Ipiranga, em Guanambi, no sudoeste da Bahia. Um homem de 43 anos foi detido em flagrante por embriaguez ao volante e desacato após tentar conduzir um veículo de luxo e partir para a agressividade verbal contra a guarnição da Polícia Militar.

Segundo informou o 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM) ao site Achei Sudoeste, os policias foram acionados pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) para averiguar uma denúncia na Rua Atílio Cassimiro de Castro. Ao chegarem ao endereço indicado, os militares flagraram o homem tentando dar partida em uma Pajero prata. O condutor apresentava sinais clássicos e visíveis de embriaguez, como forte odor etílico, fala bastante embolada, desequilíbrio acentuado e um comportamento extremamente alterado. Durante a tentativa de abordagem e fiscalização, o motorista se recusou a cooperar e passou a insultar os policiais com palavras de baixo calão. Diante da postura hostil e da agressividade do suspeito, a equipe policial precisou fazer o uso diferenciado da força para contê-lo e garantir a segurança de todos os presentes na via pública.

Após ser imobilizado, o homem foi conduzido e apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Guanambi, onde foram adotadas as medidas cabíveis pelos crimes de trânsito e desacato a autoridade. A Pajero foi apreendida e devidamente removida ao pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Iuiu
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Capotamento na BR-030 deixa adolescente de 15 anos morto e três feridos em Iuiu Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um grave acidente de trânsito na BR-030 resultou na morte de um adolescente de 15 anos e deixou outras três pessoas feridas na manhã desta sexta-feira (22). O capotamento ocorreu por volta das 7h05, em um trecho rodoviário localizado nas proximidades da Fazenda Canabrava, entre o entroncamento do município de Iuiu e Palmas de Monte Alto. Segundo informou o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao site Achei Sudoeste, o veículo transportava membros de uma mesma família que viajavam em direção ao município de Carinhanha.

Guarnições foram acionados para dar suporte à equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Devido à gravidade do impacto e ao número de pessoas presas nas ferragens, os socorristas iniciais precisaram solicitar o reforço de uma ambulância do Samu de Palmas de Monte Alto. Durante os procedimentos de resgate, os paramédicos realizaram diversas manobras de ressuscitação cardiopulmonar no adolescente de 15 anos, identificado como Vitor Gabriel Moreira Reis, mas ele não resistiu e veio a óbito no local após sofrer uma lesão na região cervical seguida de paradas cardíacas.

Entre os sobreviventes, uma menina de 4 anos de idade sofreu ferimentos e foi socorrida inicialmente para o Hospital Municipal de Palmas de Monte Alto. Diante da necessidade de cuidados especializados, ela foi transferida posteriormente para o Hospital Geral de Guanambi (HGG). O estado de saúde da criança não foi divulgado.

Capotamento na BR-030 deixa adolescente de 15 anos morto e três feridos em Iuiu Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A condutora do automóvel, uma mulher de 37 anos, relatou aos policiais militares que havia saído de Guanambi com o objetivo de levar os familiares até Carinhanha. No meio do trajeto, ela perdeu o controle da direção do veículo, um Uno Sporting branco, provocando o capotamento. Além da motorista, que não teve ferimentos graves relatados, outra passageira de 37 anos e uma menina de 7 anos sofreram apenas escoriações leves, recebendo atendimento médico emergencial e sendo liberadas ainda no local do sinistro.

O impacto causou severos danos estruturais ao automóvel, que ficou com a lateral esquerda completamente destruída. Para a retirada das vítimas que estavam retidas no interior da cabine, os socorristas precisaram realizar o corte parcial do teto, que também ficou amassado. A área foi isolada pela Polícia Militar para o controle do tráfego na rodovia e para a realização dos trabalhos da perícia técnica, que deve apontar as causas oficiais do acidente.

Urandi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Urandi terá Policlínica Municipal de R$ 7,1 milhões financiada pelo Novo PAC Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A cidade de Urandi vive um período de expectativas para o início das obras da Policlínica Municipal. Trata-se de um empreendimento que irá reforçar e qualificar os serviços de saúde no município e na região circunvizinha.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o prefeito Warlei Oliveira falou sobre a alegria de receber a policlínica na cidade. “É uma grande alegria poder receber esse equipamento aqui. Urandi é uma cidade de pouco mais de 15 mil habitantes, mas onde temos feito um trabalho da melhor forma possível para atender a população. Um dos próximos passos é a construção da Policlínica Municipal”, declarou.

O empréstimo de mais de R$ 7 milhões junto à Caixa Econômica Federal já foi aprovado via Programa de Aceleração do Crescimento (Pac), do Governo Federal, e as obras devem começar no mês de junho.  

Hoje, o prefeito informou que o Município oferta na rede de saúde pública 25 especialidades médicas. Com a instalação da policlínica, a tendência é ampliar a gama de serviços e especialidades médicas disponibilizadas à população na cidade, inclusive com novos procedimentos e exames.

A ideia também é contratar com o Governo do Estado para que o ente possa auxiliar no custeio do equipamento de saúde e as demandas dos municípios vizinhos sejam atendidas com a estrutura.

A previsão é que em 1 ano o equipamento seja inaugurado.

Sudoeste Baiano
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
TCM suspende licitação de quase R$ 1 milhão para fardamentos em Jaguaquara Foto: Divulgação/PMJ

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) determinou, em decisão monocrática do conselheiro substituto Antônio Carlos da Silva, a suspensão imediata de um pregão eletrônico da Prefeitura de Jaguaquara, no sudoeste do estado. O certame, estimado em R$ 939.379,20, tem como objeto o registro de preços para a confecção de fardamentos institucionais padronizados e personalizados para diversas secretarias municipais. Segundo decisão publicada nesta sexta-feira (15) e recebida pelo site Achei Sudoeste, a medida cautelar atinge diretamente a prefeita Edione Oliveira Agostinone e o secretário de Administração, Planejamento e Finanças, Uellington Souza Reis.

A intervenção do órgão de controle ocorreu após a Diretoria de Assistência aos Municípios (DAM) lavrar um Termo de Ocorrência apontando 14 irregularidades graves no Edital do Pregão Eletrônico nº 017/2026. A prefeitura descumpriu prazos ao deixar de enviar a documentação da licitação ao sistema eletrônico do TCM em até um dia útil após a publicação, o que obrigou a área técnica do tribunal a buscar o edital por conta própria no site do município. Mesmo após ser notificada em abril para corrigir as falhas ou se manifestar, a gestão municipal permaneceu em silêncio.

Entre as principais falhas listadas pelo tribunal estão a ausência de um Estudo Técnico Preliminar (ETP) e de um mapa de riscos, documentos obrigatórios pela Lei Federal nº 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações) para garantir a eficiência dos gastos públicos. O TCM também apontou que a prefeitura adotou um orçamento sigiloso de forma genérica, sem a devida motivação concreta, e exigiu documentos excessivos para a qualificação das empresas interessadas, o que restringe a competitividade e fere os princípios da transparência.

Outro ponto que chamou a atenção dos técnicos foi a falta de uma memória de cálculo para justificar a volumosa quantidade de camisas previstas nos lotes destinados a pastas como Assistência Social, Educação, Agricultura e Finanças. O edital justificava que os fardamentos seriam usados apenas em eventos institucionais e ações externas, mas os quantitativos estimados mostraram-se desproporcionais para essa finalidade, abrindo margem para eventuais sobrepreços. Erros grosseiros de redação, como a inversão de horários entre o recebimento de propostas e a abertura da sessão pública no texto, também geraram insegurança jurídica.

Ao deferir a cautelar, o conselheiro destacou o risco iminente de dano financeiro aos cofres públicos caso um contrato potencialmente irregular fosse consolidado. Com a decisão, que possui força de mandado, a prefeita e o secretário estão proibidos de dar andamento ao certame, homologar o resultado ou assinar qualquer contrato administrativo até que o mérito seja julgado. Os gestores foram notificados e possuem o prazo regimental de 20 dias para apresentar a defesa e os esclarecimentos necessários.

Iuiu
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem agride companheira com chutes e foge com filho de 3 anos em Iuiu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma mulher de 41 anos foi vítima de uma violenta agressão cometida pelo próprio companheiro, de 47 anos, na tarde da última sexta-feira (8), no município de Iuiu. Segundo informou o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao site Achei Sudoeste, o crime ocorreu na Rua Inocêncio Nascimento, situada no bairro Jardim Castália, e mobilizou uma guarnição após o acionamento via central de rádio.

De acordo com o relato da vítima aos policiais, o episódio de violência teve início após uma discussão entre o casal. Durante o desentendimento, o agressor desferiu diversos chutes contra a mulher, chegando a derrubá-la ao solo. A situação tomou contornos ainda mais graves quando, após o ataque físico, o homem fugiu do local levando o filho do casal, uma criança de apenas 3 anos de idade.

Aos militares, a vítima revelou que esta não foi a primeira vez que sofreu agressões por parte do companheiro, indicando um histórico recorrente de violência doméstica. Diante da gravidade do relato e do desaparecimento da criança, a guarnição realizou rondas intensivas por toda a vizinhança e diligenciou em endereços onde o suspeito poderia estar escondido. Apesar do esforço das equipes, o autor não foi localizado até o fechamento desta ocorrência.

A mulher recebeu suporte inicial da Polícia Militar e foi devidamente orientada sobre os procedimentos legais previstos na Lei Maria da Penha. Os policiais reforçaram a urgência do registro formal da queixa na Delegacia de Polícia para que medidas protetivas sejam aplicadas e as investigações para localizar o paradeiro do pai e do filho sejam conduzidas pela Polícia Civil.

Barra do Choça
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Obra de esgotamento sanitário beneficiará 45 mil pessoas em Barra do Choça Foto: Mauri Azevedo/Embasa

A obra de construção do sistema de esgotamento sanitário de Barra do Choça, no sudoeste da Bahia, avança para a reta final. O empreendimento, executado pelo Governo da Bahia, por meio da Embasa, beneficiará cerca de 45 mil pessoas com mais saúde e qualidade de vida. A previsão é que a sede municipal passe a contar, ainda no segundo semestre deste ano, com rede coletora na porta, uma infraestrutura que transportará os esgotos domésticos para o devido tratamento. Além de possibilitar bem-estar à população, o novo sistema impactará na proteção dos recursos hídricos e do meio ambiente local.

Com 85% do cronograma concluído, está sendo investido um montante de R$ 62 milhões com recursos oriundos do FGTS/Caixa Econômica Federal, no âmbito do programa Saneamento para Todos, e próprios da Embasa. Segundo o gerente de obras da Embasa, Jackson Rangel, o empreendimento está à altura da importância do município. “Reconhecemos a relevância de Barra do Choça, considerada a caixa d’água do sudoeste baiano, que agora também poderá celebrar a marca de uma cidade que será 100% atendida com o serviço de coleta e tratamento do esgoto”, afirma.

Em andamento - As frentes de trabalho atuam na finalização das estruturas das lagoas da estação de tratamento, que terá capacidade para tratar 51 litros por segundo, totalizando 4,4 mil metros cúbicos em um único dia. Além de uma moderna estação, o sistema de esgotamento de Barra do Choça compreenderá 78 quilômetros de rede coletora, 1,7 quilômetros de interceptor, três quilômetros de linha de recalque, aproximadamente um quilômetro de tubulação emissária, uma estação elevatória e 56,6 quilômetros de ramais prediais (tubulação onde é feita a ligação da rede interna do imóvel à rede pública).

Sudoeste Baiano
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Cicom registra mais de 700 trotes mensais no sudoeste da Bahia em 2026 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Centro Integrado de Comunicação (Cicom) registrou mais de 700 trotes mensais na unidade do sudoeste da Bahia neste ano de 2026.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o Major Valmari Júnior, coordenador do Cicom Sudoeste em Vitória da Conquista, disse que a situação é preocupante, visto que o trote prejudica o atendimento de ocorrências reais. “O pessoal ocupa a linha que poderia ser utilizada para um acidente real. Além de gastar o tempo e dinheiro públicos, isso termina prejudicando o serviço”, afirmou.

Segundo o Major Valmari, os trotes são praticados, em sua maioria, por jovens e crianças. No Cicom em Vitória da Conquista, as ligações falsas acontecem com maior frequência na sexta-feira, nos períodos da tarde e noite.

Ele alertou que os pais devem monitorar o celular dos filhos para impedir que esse tipo de situação aconteça, explicando sobre os prejuízos para a sociedade. Vale salientar que o Cicom faz o registro dessas chamadas e, em casos mais graves, os pais poderão ser responsabilizados.

Hoje, 4% das chamadas realizadas ao Cicom configuram trotes. “Pode parecer pouco, mas significa 700 chamadas em um mês e 25 ao dia em média. Cada linha permanece ocupada até o trote ser identificado”, pontuou.

Diante da situação crítica, o Cicom vem realizando diversas campanhas para orientar sobre a importância do serviço e o prejuízo do trote para o atendimento das ocorrências policiais.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013