Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Jovem de 20 anos é preso suspeito de tráfico de drogas em Guanambi
Guanambi
Cobra aparece em banheiro de casa em Bom Jesus da Lapa
Bom Jesus da Lapa
Dona de bar é detida após PM encontrar 38 papelotes de cocaína em Macaúbas
Macaúbas
Jequié: Morada dos Nobres passam a ter acesso a abastecimento de água tratada
Jequié
PM prende homem com mandado em aberto por estupro de vulnerável em Macaúbas
Macaúbas
Eleições 2024: PCdoB declara apoio à pré-candidatura de Rodrigo Boa Sorte em Guanambi
Guanambi
Jovem de 20 anos é preso suspeito de tráfico de drogas em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um jovem de 20 anos, que não teve a sua identidade revelada, foi preso nesta sexta-feira (03), por suspeita de tráfico de drogas, no bairro Monte Pascoal, no município de Guanambi. Uma guarnição da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto), do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), realizava um patrulhamento ostensivo, quando avistaram o indivíduo em atitude suspeita. Ao perceber a chegada da viatura policial, ele ficou inquieto e foi abordado. Com ele, a PM encontrou 15 buchas de uma substância análoga à maconha, 17 pedras de substância análoga ao crack, R$ 640 em espécie e um celular. O jovem e todo o material foram apresentados para Delegacia Territorial de Guanambi.

Brumado: Fabrício Abrantes participa de encontro nacional do Avante Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O pré-candidato a prefeito de Brumado, empresário Fabrício Abrantes, participou neste sábado (04) de um encontro nacional do Avante em Salvador. O evento contou com as presenças do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), do ministro da casa civil Rui Costa (PT), do senador Jaques Wagner (PT), dos presidentes estadual e nacional do partido Ronaldo Carletto e Luís Tibé, além de diversas lideranças do Estado e de todo Brasil. Abrantes foi convidado para fazer parte da mesa especial na condição de pré-candidatos a prefeito e presidente do partido na capital do minério. 

Brumado: Fabrício Abrantes participa de encontro nacional do Avante Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

“Participar deste evento com as presenças das nossas maiores lideranças de Brumado, da Bahia e do Brasil só comprova nossa parceria e do nosso partido com o governador Jerônimo Rodrigues e com o governo Lula. Estamos com esse compromisso de lutar para resgatar o desenvolvendo de Brumado com parcerias firmes e comprometedoras com o futuro melhor para todos nós. Brumado está no caminho certo representado também pelos vereadores e lideranças locais”, afirmou Fabrício.

Cobra aparece em banheiro de casa em Bom Jesus da Lapa Foto: Divulgação/20ºBBM

Um morador do bairro São Conrado, em Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia, encontrou uma cobra dentro do banheiro de sua residência na última quinta-feira (02). Acionado, uma equipe do 20° Batalhão de Bombeiros Militar (20º BBM) foi retirar o animal do local, que provou susto à família e impediu a utilização do banheiro. Na foto divulgada pela corporação é possível que a cobra está próxima a um ralo. Para o resgate, os bombeiros utilizaram ferramentas específicas para capturar a cobra, sem lhe causar ferimentos e mais estresse. Em seguida, ela foi avaliada pelos militares e estava sem ferimentos aparentes. O réptil foi transportado até uma área apropriada e devolvida à natureza.  O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) orienta à população a não capturar os animais encontrados fora do habitat natural, caso não tenha treinamento específico. Em episódios semelhantes a esse, a dica é acionar os bombeiros por meio da central 193. Eles possuem treinamentos e equipamentos adequados para o resgate do animal.

Dona de bar é detida após PM encontrar 38 papelotes de cocaína em Macaúbas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma ação do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) deteve uma proprietária de um bar localizado no bairro Alto do Morumbi, na cidade de Macaúbas, na noite desta sexta-feira (03), por volta das 19h30. Segundo informou a 4ª CIPM ao site Achei Sudoeste, a guarnição realizava rondas no local, após denúncias anônimas de tráfico de drogas. Ao se aproximar, os policiais militares observaram um movimento estranho de evasão de pessoas. Diante disso, procederam com uma abordagem, onde encontraram 38 papelotes de substância análoga à cocaína nos pertences pessoais da proprietária do estabelecimento. Após a busca, a suspeita foi encaminhada para a Delegacia Territorial de Macaúbas para adoção de medidas cabíveis.

Sesab confirma óbitos de dengue em Vitória da Conquista, Encruzilhada e Jacaraci Foto: Raul Santana/Fiocruz/Divulgação

Com a confirmação de mais mortes, nesta sexta-feira (3), sobe para 59 o número de vítimas da dengue na Bahia. O estado tem 256 dos 417 municípios em epidemia da doença. Os últimos três óbitos foram registrados em Encruzilhada, Jacaraci e Vitória da Conquista. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) indicou um aumento de 702,9% nos casos da doença em 2024. Até o dia 20 de abril, 153.404 casos prováveis foram notificados no estado. No mesmo período de 2023, o registro foi de 19.106 casos. Vitória da Conquista segue liderando o número de casos, com 27.787, seguida por Salvador, com 7.208, e Feira de Santana, com 6.891 casos prováveis da doença. A Bahia possui taxa de letalidade de 2,9%, menor do que a média nacional. Ao todo, foram confirmados 59 óbitos por dengue nos municípios de Vitória da Conquista (13), Jacaraci (5), Feira de Santana (4), Juazeiro (4), Piripá (3), Caetité (2), Santo Antônio de Jesus (2), Barra do Choça (2), Coaraci (2), Palmas de Monte Alto (2), Caetanos (1), Campo Formoso (1), Carinhanha (1), Encruzilhada (3), Guanambi (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Macaúbas (1), Santo Estevão (1), Seabra (1), Várzea Nova (1), Bom Jesus da Lapa (1), Caculé (1), Ipiaú (1), Luís Eduardo Magalhães (1), Caraíbas (1), Maraú (1) e Tanque Novo (1).

Jequié: Morada dos Nobres passam a ter acesso a abastecimento de água tratada Foto: Divulgação/Embasa

Em abril deste ano, os cerca de 150 moradores de Morada dos Nobres, em Jequié, passaram a ter acesso à rede pública de fornecimento de água tratada pela Embasa no domicílio. As famílias participaram de uma ação de relacionamento promovida por representantes da área social e comercial da empresa, os quais orientaram sobre o que é preciso para a implantação e cadastro das ligações domiciliares, categorias tarifárias, serviços prestados pela Embasa, entre outras dúvidas. No último dia 27 de abril, 15 famílias que solicitaram nova ligação de água foram atendidas e já estavam com água tratada sendo fornecida no ponto de entrega do domicílio, que é o hidrômetro. Assistente social da Embasa, Fernanda Karina Boeno Oliveira disse que é muito gratificante estar envolvida e poder contribuir na melhoria da qualidade de vida da comunidade. “O direito a água tratada é essencial para a saúde, desse modo a Embasa reafirma a sua importância no estado da Bahia”, destacou.

Brasil se declara livre de febre aftosa sem vacinação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governo federal informou nesta quinta-feira (2) que o Brasil se tornou um país livre de febre aftosa sem vacinação animal. O anúncio foi feito pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin. A autodeclaração ocorre após o fim da última campanha nacional de imunização contra a febre aftosa em 12 unidades da Federação e em parte do Amazonas. “O Brasil sobe para o degrau de cima da sanidade animal, tão almejada. Os mercados mais exigentes e mais remuneradores vão estar abertos para o Brasil”, celebrou Fávaro. Segundo ele, a medida abre caminho para que o Brasil possa exportar carne bovina para países como Japão e Coreia do Sul, por exemplo, que só compram de mercados livres da doença sem vacinação. “Hoje é um dia histórico, porque sempre o Brasil sonhou em ser um país livre de febre aftosa sem vacinação, ou seja, um estágio bem avançado de sanidade animal e boa defesa agropecuária”, afirmou o vice-presidente Geraldo Alckmin. A próxima etapa consiste na apresentação de documentação para Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que é quem tem poder para reconhecer o novo status sanitário do país. Para conceder a declaração de país livre da febre aftosa sem vacinação, a OMSA exige a suspensão da vacinação contra a febre aftosa e a proibição de ingresso de animais vacinados nos estados por, pelo menos, 12 meses. O Brasil deve apresentar o pleito em agosto deste ano. Já o resultado, se aprovado, será apresentado em maio de 2025, durante assembleia geral da entidade.

Brasil recebe primeiro lote de vacinas atualizadas contra variante da Covid-19 Foto: Divulgação

O primeiro lote das 12,5 milhões de doses contra variantes da covid-19 desembarcou nesta quinta-feira (2) no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. A remessa chegou às 7h20 e outro lote será entregue até o fim do dia, reforçando o compromisso do Governo Federal com a proteção e o cuidado com a saúde da população. Os imunizantes serão distribuídos para todo o país nos próximos dias. “Graças à vacinação, conseguimos superar os momentos graves da pandemia e agora precisamos cuidar da proteção frente a um problema de saúde pública que continuará a merecer atenção”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Tão logo a vacina atualizada contra a variante da Covid-19 foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em dezembro de 2023, o Ministério da Saúde iniciou o processo de aquisição com vistas ao abastecimento de toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS). As vacinas ofertadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) são eficazes, efetivas, seguras e passam por um rigoroso processo de controle de qualidade antes de chegarem aos braços da população. Entre o público-alvo para vacinação, estão pessoas com 60 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores; pessoas imunocomprometidas; indígenas vivendo em terra indígena e ribeirinhos.

População quilombola na Bahia tem mais jovens e homens, aponta Censo do IBGE Foto: Divulgação/Incra

Dados do IBGE, divulgados nesta sexta-feira (3), apontam que a população quilombola tanto brasileira como baiana tem menos idade que a média geral, assim como é mais masculina. O material é oriundo do Censo 2022. Esta é a primeira vez que o IBGE divulga informações específicas de quilombolas e indígenas. Na Bahia, metade da população quilombola tem até 32 anos, enquanto a baiana e brasileira são de 35 anos. Na questão de gênero, as localidades quilombolas mais femininas são Lagoa Santa - Ituberá (60%); Fazenda Porteiras - Entre Rios (58%); e Mota - Itanhém (55,2%). Já as com maior presença masculina são Vicentes - Xique-Xique (60%); Mata do Sapê - Macaúbas (59,3%); e Salamina Putumuju - Maragogipe (56,3%), informou o G1. As mulheres quilombolas representam 50,5% do contingente geral no quesito, percentual menor que a participação geral das mulheres na população baiana, 51,7%. Nos territórios delimitados, elas são minoria, 49,6%. Outros dados também foram disponibilizados pelo IBGE, como idade escolar. Pela pesquisa, 3 em cada 10 quilombolas da Bahia estão em idade escolar (27,1% têm de 0 a 17 anos). No estado a proporção é de 2 em cada 10 habitantes da população do estado (24,8%). Em relação ao envelhecimento entre quilombolas, o percentual é de 60,8 idosos por 100 pessoas até 14 anos de idade. O dado é 20% menor do que na população baiana em geral (75,4/100).

Governo da Bahia propõe reajuste salarial de 4% e aumento de 66% no auxílio refeição Foto: Divulgação/Saeb

O Governo da Bahia encaminhou, na quinta-feira (2), à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), projetos de lei que propõe reajuste salarial de 4% e aumento de 66% no auxílio refeição do funcionalismo público estadual. Além de reajuste geral de 4% para todos os trabalhadores da administração direta e indireta, as mudanças no regramento visam: contemplar o funcionalismo com iniciativas como a regulamentação e reajuste do auxílio refeição; concessão de reajuste complementar de 2,85% para carreiras com vencimento básico abaixo do salário mínimo; aplicação do piso nacional da educação – que será reajustado em 3,62%. Segundo o governo, a estimativa é que todas as mudanças gerem um impacto para os cofres públicos de R$ 697 milhões, em 2024, e de R$ 1,282 bilhão, em 2025. De acordo com o governo, apenas o reajuste linear custará, este ano, cerca de R$ 464 milhões aos cofres estaduais, sendo R$ 891 milhões no próximo ano. O governo informou ainda que caso os projetos de lei sejam aprovados, as medidas vão repercutir já no pagamento do funcionalismo do mês de maio, sendo que o percentual de reajuste linear será concedido da seguinte forma: 2%, em maio; e 2%, em setembro.

Ciclista morre após se desequilibrar, cair em pista e ser atropelado por carreta em Barreiras Foto: Ivonaldo Paiva/Blog Braga

Um ciclista de 39 anos morreu depois de se desequilibrar e ser atropelado pelo motorista de uma carreta em Barreiras, no oeste da Bahia. As informações são do G1. O caso aconteceu na noite de quinta-feira (2) e o suspeito fugiu do local. De acordo com testemunhas, Ivan da Conceição Alves trafegava na Avenida São Desiderio, quando perdeu o equilíbrio e caiu na pista. Nesse momento, o motorista da carreta passou na avenida e atropelou a vítima. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e tentou reanimar a vítima, mas ela não resistiu aos ferimentos. O corpo de Ivan da Conceição foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade. A polícia não informou se o motorista da carreta já foi identificado.

Achei Sudoeste no Ar passará a ser transmitido pela Rádio Cultura FM em Guanambi

A partir da próxima segunda-feira (06), o programa Achei Sudoeste no Ar será transmitido pela Rádio Cultura FM 94,7 para a cidade de Guanambi e toda a sua região. Uma parceria firmada entre o site Achei Sudoeste e a emissora garante a exibição do programa de segunda a sexta-feira, de 17h às 18h. Atualmente, o programa jornalístico é transmitido pelas rádios Nova Vida FM e Portal Sudoeste. Com a parceria firmada com a rádio guanambiense, o Achei Sudoeste no Ar expandirá seu alcance para mais de 100 municípios do sudoeste baiano, Sertão Produtivo, Chapada Diamantina e Bacia do Paramirim, além de algumas localidades no Norte de Minas Gerais. Com uma história na região de Guanambi, a Rádio Cultura FM está no ar há mais de 44 anos. A emissora também tem alcance em municípios de outras regiões, a exemplo de Bom Jesus da Lapa e Ibotirama, na região oeste da Bahia e Irecê. No Norte de Minas Gerais, a Cultura FM alcança Espinosa, Mato Verde, Monte Azul e outros. A rádio lidera as pesquisas de opinião pública e é a mais ouvida na região. “Ficamos sem a nossa programação pelo rádio na região de Guanambi por dois meses, mas agora estamos retornando pela emissora mais ouvida da região. Agradeço a direção da Cultura FM pela parceria”, disse Kauê Souza, editor-chefe do site. Para Souza, a marca Achei Sudoeste segue com seu projeto de expansão no interior baiano. “Queremos continuar contribuindo para o fortalecimento de nossa imprensa regional”, finalizou.

Associativismo potencializa produção de galinha caipira em Tremedal Foto: Geraldo Carvalho/CAR

Na comunidade de Pau Ferro e região, localizada em Tremedal, o associativismo se revela como uma poderosa ferramenta para o fortalecimento da agricultura familiar. A Associação de Agricultores Familiares de Pau Ferro e Região é um exemplo concreto dessa força, onde mais de 123 associados viram suas vidas transformadas com o apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Agricultores e agricultoras familiares foram capacitados e incentivados pela CAR a investir na criação de galinhas caipiras. Com investimentos em equipamentos como galinheiros, forrageiras, chocadeiras, bebedouros e comedouros, além de assistência técnica e extensão rural (Ater), a associação viu sua produção de ovos e aves ganhar um novo horizonte. Fruto dos investimentos, a associação implantou uma loja, o Empório dos Agricultores Familiares de Pau de Ferro, localizado às margens da BA 262. Lá, são comercializados não só os ovos, mas diversos produtos cultivados pelos agricultores, como feijão, melancia, coco, abóbora e milho. Uma conquista graças ao associativismo. O agricultor Jesuíno José, um dos beneficiados, compartilha sua experiência: “Antes, eu mantinha cerca de 20 galinhas sem muita orientação. Com a chegada desses investimentos, expandi meu negócio e hoje tenho cerca de 350 galinhas e comercializo mais de 550 dúzias de ovos por mês em estabelecimentos da região. Minha renda melhorou e agora consigo investir em outras atividades. Já comprei até uns gadinhos”. O exemplo de Pau Ferro e Região evidencia como o associativismo pode ser uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento rural, promovendo a união, a capacitação e o crescimento econômico dos agricultores familiares. O apoio da CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), tem sido fundamental nesse processo, reforçando o compromisso do Governo do Estado da Bahia com o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais.

PM prende homem com mandado em aberto por estupro de vulnerável em Macaúbas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) localizou e prendeu, nesta quinta-feira (02), um homem com mandado de prisão em aberto pelo crime de estupro de vulnerável na cidade de Macaúbas. Segundo informou a 4ª CIPM ao site Achei Sudoeste, a prisão aconteceu no bairro Alto do Mastruz, por volta das 12h. A corporação recebeu uma denúncia anônima e após rondas na localidade encontrou o indivíduo. Ele foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Ibipitanga para adoção de medidas cabíveis.

Duelos intensos e show imperdível na 3ª rodada da Copa Brahma de Futsal em Brumado

Na noite desta sexta-feira (03), o Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro será palco de intensos embates na 1ª Copa Brahma de Futsal de Brumado. A terceira rodada promete agitar os fãs do esporte, com confrontos eletrizantes e decisivos para as últimas vagas das semi-finais. No primeiro jogo, às 19h, o Laricas enfrenta o São Félix, ambos de Brumado, em um duelo de muita rivalidade e técnica. Em seguida, é a vez do Vitória, também de Brumado, encarar Barra de Cimento, representante de Rio de Contas, em uma disputa que definirá o destino das equipes na competição. Para encerrar a noite com chave de ouro, o talentoso Lennon Fernandes sobe ao palco para um show especial, prometendo animar ainda mais o público presente. Com organização do empresário Alecarlos Pires e realização da Associação de Esportes da Bahia (Aesb), a 1ª Copa Brahma de Futsal de Brumado está se firmando como um evento esportivo e cultural imperdível na região.

Eleições 2024: PCdoB declara apoio à pré-candidatura de Rodrigo Boa Sorte em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em nota, o vice-presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Guanambi, João Pimentel, comunicou que o diretório do partido na cidade decidiu, por ampla maioria, declarar apoio à pré-candidatura do empresário Rodrigo Boa Sorte, do Partido Social Democrático (PSD), à prefeitura do município. O vice-presidente ressaltou que o PSD local tem sido um aliado fiel e leal ao projeto vitorioso de reconstrução social do Brasil e da Bahia, capitaneados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). “A força política do PSD no município é inconteste e Rodrigo Boa Sorte comeu sol e poeira ao nosso lado para eleger tais governos populares”, destacou Pimentel. O PCdoB de Guanambi entende que a unidade das forças identificadas com os governos Lula/Jerônimo é tarefa imediata e, nesse sentido, foi aprovada uma destacada agenda de mobilização e articulação para construir esse caminho, de modo a definir, desde já, uma só candidatura, que irá recolocar Guanambi no lugar de destaque que merece.

Três pessoas são detidas pela PRF em rodovias baianas em estado de embriaguez ao volante Foto: Divulgação/PRF

Nesta quarta-feira (01), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deteve três condutores que foram flagrados dirigindo sob estado de embriaguez. Os motoristas foram abordados em diferentes rodovias que cortam o estado da Bahia: na BR-116 em Jequié, BR-410 em Tucano e BR-110 em Paulo Afonso. Em Tucano, o condutor dirigia uma combinação de veículos de carga de forma perigosa, realizando movimentos de “zig zag” e invadindo a pista contrária por diversas vezes. Em todas as ocorrências, foi oferecida aos condutores a realização do teste de alcoolemia com etilômetro (bafômetro). Em uma das situações, em Jequié, o condutor recusou-se a realizar o teste de alcoolemia, sendo registrado um Termo de Constatação de Embriaguez. Nas três fiscalizações, os condutores foram presos em flagrante pelo crime de embriaguez ao volante, sendo encaminhados às Delegacias de Polícia Civil locais para aplicação das medidas legais cabíveis.

Paulo Esdras representou Brumado na Bienal do Livro com 'De versos sentidos' Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O escritor Paulo Esdras representou a cidade de Brumado na Bienal do Livro, que aconteceu em Salvador. Esdras lançou o livro de poemas “De versos sentidos” no evento. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele destacou que o evento foi bem-sucedido e a repercussão do lançamento do seu livro bastante positiva. “Ficamos muito felizes com essa oportunidade. O evento foi um sucesso. Graças a Deus, a gente teve uma repercussão muito boa. O livro de poemas vendeu bastante”, comemorou. Na Bienal, o escritor brumadense esteve ao lado de grandes autores do país, como Rafael Montes, Itamar Vieira Júnior e Ricardo Ismael. Só no Estúdio Palmas foram 59 autores que abrilhantaram os três dias de evento. Esdras adiantou que também fará o lançamento do livro na cidade de Brumado.

INSS pagou R$ 193 milhões a 17 mil mortos, aponta CGU Foto: Divulgação

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pagou R$ 193 milhões a beneficiários com indicativo de óbitos entre janeiro de 2019 e junho de 2023. As informações são do Metrópoles. De acordo com a Controladoria-Geral da União (CGU), os pagamentos foram feitos a 17,7 mil pessoas com óbito registrado em bases de dados governamentais. Apenas no mês de junho de 2023, foram identificados pagamentos a 2.950 beneficiários com registro de óbito, num total de R$ 5,5 milhões. A fiscalização da CGU apontou que 75% dos pagamentos continuaram sendo realizados até três meses depois do registro do óbito no Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc) e no Sistema de Controle de Óbitos (Sisob). Os dados são checados ainda junto às bases do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) da Receita Federal. A auditoria cruzou os dados da chamada Maciça do INSS, a atualização periódica na folha de pagamento do instituto, com os dados do Sisob e so Sirc. “A partir do cruzamento desses dados, identificaram-se 17.738 beneficiários na Maciça cujo CPF do titular consta nessas bases como falecido, envolvendo 18.747 benefícios que totalizam R$ 193.136.813,11 em pagamentos pós-óbito”, diz o relatório. No período analisado, a CGU aponta o crescimento no volume de pagamentos feitos pelo INSS a beneficiários mortos de 2019 a 2022, com queda em 2023. Foram pagos R$ 35,3 milhões em 2019, R$ 41,7 milhões em 2020, R$ 42 milhões em 2021 e R$ 46 milhões em 2022, com redução para R$ 27,6 milhões no ano passado. Como causas dos pagamentos indevidos, a CGU apontou a falha na rotina automatizada de tratamento de óbitos e falhas no sistema Dataprev. “Ressalta-se a importância da utilização de outras fontes de informação, por exemplo, a base do CadSUS, que possibilitam a identificação de óbito e funcionam como mecanismos complementares nos casos em que o tempo entre o registro do óbito no Cartório e no Sirc seja extenso”, sugeriu a CGU. Em sua manifestação, o INSS confirmou os achados da CGU e informou ter enviado os dados “à área técnica e operacional competente (manutenção de direitos), para apreciação e adoção das providências que reputar cabíveis”.

Brumado: Vereador diz que reestruturação da GCM não é de interesse da atual gestão Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O vereador e Guarda Civil Municipal licenciado, Rubens Araújo (PP), criticou a atual administração por não estruturar a GCM em Brumado. O assunto voltou à tona após o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto ter sido invadido por dois criminosos, que executaram um paciente, dentro da unidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Araújo destacou que a lei concedeu poder de polícia às GCMs, bastando para tanto que cada Município faça as devidas adequações para estruturação da instituição, incluindo a capacitação dos seus servidores. “Se nossa GCM tivesse estruturada como preconiza a lei, talvez o ocorrido no hospital não teria acontecido. Infelizmente, a reestruturação da GCM não é de interesse da administração”, frisou. Na contramão do que tem sido feito em todo país, o parlamentar relatou que o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos não só não reestruturou a GCM, concedendo para a mesmo poder de polícia, como também tentou extinguir a função de guarda municipal. "Infelizmente, o gestor, em 2017, ao invés de investir e capacitar a nossa GCM, que tem prestado serviços relevantes na comunidade, fez o contrário. Colocou um projeto de lei extinguindo a função de guarda municipal. Graças a Deus, revogamos o projeto”, detalhou. Para o vereador, o prefeito é “inimigo mortal da guarda” e não tem visão modernista ao se recursar a investir no aparelhamento da GCM.

Chuvas no Rio Grande do Sul deixam 31 mortos e 74 desaparecidos Foto: Defesa Civil/RS

O boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul atualizado na manhã desta sexta-feira (3) confirmou 31 pessoas mortas, 56 feridas e 74 desaparecidas em todo o estado, por causa das fortes chuvas que atingem a região desde a última terça-feira 30. Há ainda 7.165 pessoas em abrigos e outras 17.087 desalojadas, em 235 municípios atingidos. A Polícia Rodoviária Federal também informou que até o momento, há 53 trechos de rodovias federais no estado com bloqueios, sendo 39 totais e 14 parciais. Alguns foram interditados por quedas de barreiras, desmoronamentos, erosão e acúmulo de água e outros foram realizados de forma preventiva por apresentarem rachadura na pista ou ponte coberta pelas águas dos rios. O Ministério da Defesa determinou, nesta sexta-feira (3), o estabelecimento de um comando operacional das Forças Armadas para atuar em apoio logístico às ações de proteção e Defesa Civil dos municípios gaúchos afetados pelas chuvas intensas. Foram estabelecidas diretrizes semelhantes às estabelecidas na região em setembro de 2023. De acordo com portaria publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União, os militares deverão ativar Comando Operacional Conjunto Taquari 2 que deverá ser instruído pelo chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, o general Richard Nunes. Desde a última quarta-feira, 626 militares já haviam sido deslocados à região para atuarem no apoio às vítimas. Também foram mobilizadas 45 viaturas, 12 embarcações e oito aeronaves, além de equipamentos de engenharia para transporte de material e pessoal. Um hospital de campanha está sendo montado no município de Lajeado com estrutura de enfermaria, 40 leitos, dois consultórios de atendimento médico e um de triagem. As diretrizes para o comando operacional foram publicadas em edição extra do Diário Oficial da União dessa quinta-feira (2), após o reconhecimento do estado de calamidade pública em todo o estado Rio Grande do Sul pela Defesa Civil Nacional.

SMTran registra 48 acidentes durante o mês de abril com 7 vítimas fatais em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

De acordo com balanço da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran), durante o mês de abril, foram registrados 24 acidentes com vítimas não fatal, 17 acidentes sem vítima e 7 acidentes com vítima fatal na cidade de Guanambi, totalizando 48 registros. Ao todo, os acidentes envolveram 44 veículos de 4 rodas, 25 motocicletas, 1 ônibus, 5 caminhões e 1 bicicleta. Os acidentes com maior frequência foram: colisão lateral (14), colisão transversal (09), choque (07), colisão frontal (03), colisão traseira (07) e queda (01). Ainda de acordo com o levantamento, as ocorrências envolveram 60 condutores habilitados e 15 não habilitados. Os registros foram feitos nas BR-030 e na BA-938, em Ceraíma.

Menino de 6 anos morre após pai obrigá-lo a correr em esteira nos EUA Foto: Reprodução/G1

Imagens reveladas durante o julgamento de um homem pela morte de seu filho nos Estados Unidos esta semana mostraram o pai obrigando o menino a correr em uma esteira em uma academia. As informações são do G1. O garoto, à época com 6 anos, morreu dias depois ao passar mal e sofrer uma convulsão. A mãe do menino acusou o pai, Christopher Gregor, de agredir o filho e obrigá-lo a se exercitar. O caso ocorreu em 2021 em New Jersey, mas as imagens que mostram Gregor obrigando o menino a correr em uma esteira só foram reveladas nesta semana, durante o julgamento do caso, no qual o pai da criança está sendo julgado pela morte e pode pegar prisão perpétua. Nas imagens, Gregor obriga o filho, Corey, a correr em alta velocidade em uma esteira de academia. O menino chega a cair quando não consegue acompanhar o ritmo, e tomba outras três vezes ao tentar voltar ao equipamento. Em outro momento, Gregor puxa o filho pela camiseta e o obriga a voltar a correr, pressionando sua boca contra a cabeça do garoto. Segundo a acusação, Corey acordou dias depois com a fala prejudicada, enjoo e dificuldade para caminhar. Ao ser levado ao hospital, a criança relatou aos médicos ter sido obrigada a correr na esteira pelo pai, que disse ao filho que ele estava muito gordo. Ainda no hospital, durante um exame, Corey sofreu uma convulsão e morreu. A mãe do garoto, que também acusa o pai a bater no filho, chorou ao ver as imagens durante o julgamento.

Vítimas caem em golpe do intermediário de venda na cidade de Aracatu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira (1), um homem aplicou vários golpes na cidade de Aracatu fingindo ser o proprietário de uma moto. A negociação começou pela internet, por meio de um anúncio em um portal de compra e venda de mercadorias. O golpe é aplicado após um falsário se apresentar como intermediário da venda e pedir um sinal para garantir ao interessado a garantia da compra do produto. Tudo acontece sem que o real vendedor saiba da transação. No caso de Aracatu, os compradores interessados na oferta fizeram contato por meio do anúncio falso com o estelionatário, o qual, em seguida, agiu como intermediador da transação. Para o vendedor, o golpista disse estar fazendo o negócio para outra pessoa. Na quarta, o verdadeiro vendedor e um comprador que já havia realizado o depósito para compra da motocicleta se apresentaram na delegacia territorial de Brumado, onde registraram o fato. Há suspeitas que mais pessoas tenham caído no golpe.

Justiça manda soltar mulher que levou tio morto a banco no Rio de Janeiro Foto: Reprodução/G1

A Justiça do Rio de Janeiro mandou soltar Érika Souza, a sobrinha do Tio Paulo, o idoso levado já morto para pegar um empréstimo em um banco, mas a mulher continuará respondendo pelos crimes de tentativa de estelionato e vilipêndio de cadáver. As informações são do G1. A sobrinha estava presa desde o dia 16. Em decisão nesta quinta-feira (2), a juíza Luciana Mocco, titular da 2ª Vara Criminal de Bangu, recebeu a denúncia do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), o que tornou Érika ré. A magistrada, porém, atendeu a um pedido da defesa da sobrinha e revogou a prisão preventiva. Assim, Érika responderá ao processo em liberdade. A sobrinha também passou a ser investigada, em um outro inquérito, por homicídio culposo – quando não há a intenção de matar. Mas esse processo está em andamento na Polícia Civil, que ainda decidirá se indicia Érika por esse crime. Na justificativa para soltá-la, Luciana disse que Érika é “acusada primária, com residência fixa, não possuindo, a princípio, periculosidade a prejudicar a instrução criminal ou colocar a ordem pública em risco”. “Entendo que as especulações [da grande repercussão do caso em rede nacional e internacional] não encontram amparo na prova dos autos a justificar a medida excepcional do cárcere, ressaltando-se, por oportuno, que o clamor público não é requisito previsto em lei para decretação ou manutenção da prisão”, destacou.

Arquivo