Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/2013
Rio do Antônio: PM apreende veículos irregulares e apresenta na 18ª Ciretran Cerca de 30 motos e cinco carros apreendidos pela Polícia Militar foram apresentados na sede da 18ª Ciretran. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Cerca de 30 motos e cinco carros apreendidos pela Polícia Militar no Município do Rio de Antônio, no sudoeste baiano, já foram apresentados na sede da 18ª Ciretran, em Brumado. Na tarde desta segunda-feira (14), a guarnição da 34ª CIPM apresentou na 18ª Ciretran mais oitos motos e um carro. Segundo disseram os policiais ao site Brumado Notícias, alguns desses veículos estão com numeração raspada e foram vendidos sob o argumento de serem produtos de leilão provindos de outros estados, outros foram abandonados por condutores quando perceberam uma possível abordagem da polícia. “Mas muitos dos veículos apreendidos e recuperados são na verdade produtos de roubo. Há mais de 120 motocicletas ocupando toda a rua em frente à delegacia em Rio do Antônio”, contaram os policiais. Essa situação já tem virado motivo de reclamações da vizinhança, tendo em vista que está ficando cada vez mais difícil a passagem pela rua por conta da ocupação das motocicletas apreendidas. “Algumas pessoas compram esses veículos porque acham facilidade na transação e são mais baratos, mas eles podem ser indiciados por receptação de produtos roubados, por isso fazemos esse alerta aos populares tanto de Rio do Antônio quanto da região circunvizinha, para não caírem nessa situação e evitarem dor de cabeça, pois o barato e fácil, pode complicar e ficar caro”, alertou um soldado participou da operação.

Brumado: Placa de aviso da Prefeitura é ignorada e lixo ainda é despejado em área proibida O órgão de fiscalização do município deve montar uma operação para coibir a ação e aplicar multas nos infratores. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Mesmo com uma placa de proibição da Prefeitura bem visível para quem passa pelo entroncamento entre os Bairros Santa Tereza, Monsenhor Fagundes, Tanque e Olhos D’Água, caçambeiros e carroceiros continuam depositando lixo e entulho no local. Tal atitude tem feito com que a passagem do Riacho do Bufão fique obstruída. E são os moradores da localidade que sofrem com o problema, uma antiga dor de cabeça principalmente para as donas de casa. “Todos os dias eu assisto essa placa ser ignorada tanto por caçambeiros como por carroceiros, às vezes eu penso que eles não sabem ler, ou então já estão de mente calejada e não se importam mais com o aviso de multa caso sejam flagrados pela fiscalização, se é que existe uma fiscalização ambiental da Prefeitura”, desabafou uma dona de casa ao site Brumado Notícias. De acordo com ela, a sujeira é constante em seus lares por conta do despejo descontrolado de entulho no local.

14/Out/2013 - 16h59

Brumado: Plantão Policial

Brumado: Plantão Policial A polícia afirmou que os envolvidos já brigaram diversas vezes por conta de um desentendimento antigo. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Homem foi esfaqueado na Urbis II
 

Segundo informações da polícia militar, dois homens se desentenderam na noite do último domingo (13), no Bairro Urbis II, em Brumado e um deles acabou perfurando o outro com uma faca. A polícia afirmou que os envolvidos já brigaram diversas vezes por conta de um desentendimento antigo. A vítima recebeu os primeiros socorros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) no local e foi encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto. O acusado fugiu entes da chegada da polícia.


Homem sofre corte após levar garrafada na cabeça na Lagoa do Leite

Brumado: Plantão Policial Os agressores fizeram ameaças e prometeram retornar para quebrar o veículo de ambos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Dois homens residentes no povoado Lagoa do Leite, próximo ao Distrito de Ubiraçaba, em Brumado, compareceram na manhã desta segunda-feira (14) à delegacia local para registrar queixa de agressão. Segundo a ocorrência, eles foram abordados na porta de casa por quatro homens e dois deles os agrediram. Uma das vítimas disse durante depoimento que foi atingido na cabeça com uma garrafa de vidro, o que causou um corte. Ainda segundo as vítimas, os agressores fizeram ameaças e prometeram retornar para quebrar o veículo de ambos. 

Brumado: Posto de Combustíveis é assaltado na Exupério Canguçu O posto já foi assaltado diversas vezes somente neste ano. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Um posto de combustíveis localizado na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, em Brumado, voltou a ser alvo de assaltantes na noite do último domingo (13). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias junto a frentistas do posto, os bandidos chegaram ao local em uma motocicleta vermelha e, armados, anunciaram o assalto. Os assaltantes levaram todo o dinheiro que havia no caixa, quantia não revelada pelos funcionários. O posto já foi assaltado diversas vezes somente neste ano. Na última ocorrência, registrada no final do mês de junho, o bandido chegou a efetuar um disparo que passou entre as pernas de um frentista.

Brumado: Noite de Arrocha será realizada no dia 18 de outubro Com Léo Magalhães e Renato Rocha, as vozes que conquistaram o Brasil, o evento promete movimentar a cidade.

No próximo dia 18 de outubro, a partir das 22h, será realizada no Espaço Planet Show 2, em Brumado, a Noite do Arrocha. Com Léo Magalhães e Renato Rocha, as vozes que conquistaram o Brasil, o evento promete movimentar a cidade. Além dos shows no palco principal, tem uma mega boate no camarote. Faltam só quatro dias! O que você está esperando para comprar o seu ingresso? Adquira já o seu e se divirta na maior noite de arrocha do ano na cidade. 

Carro do cantor brumadense Ed Rossi é danificado por vândalos O veículo do artista foi riscado e teve o retrovisor quebrado por vândalos que ainda não foram identificados. (Foto: Reprodução/Facebook).

Enquanto o cantor Ed Rossi fazia um show na região sudoeste, o seu carro foi riscado e teve o retrovisor quebrado por vândalos que ainda não foram identificados. O nome do artista na lataria do veículo foi completamente riscado e o retrovisor ficou totalmente destruído como se pode ver pelas fotos. O cantor lamentou o fato em sua página no Facebook. “Fico muito triste com esse tipo de coisa. O que se passa na cabeça de um ser humano para riscar o carro de alguém que trabalhou tanto para comprar? Não se contentando só com os riscos, ainda quebrou o espelho retrovisor. Que Deus tenha piedade de uma alma dessa”, disse Rossi.

Carro do cantor brumadense Ed Rossi é danificado por vândalos O nome do artista na lataria do veículo foi completamente riscado. (Foto: Reprodução/Facebook).
Brumado: Santinho diz que documentos que comprovam pavimentações fantasma estão desaparecidos Vereador assegurou que ainda não encontrou a documentação que pretendia e por isso alegou o desaparecimento. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Quem acompanhou a sessão da Câmara de Vereadores do dia 30 de setembro, em Brumado, ainda deve se lembrar das denúncias feitas pelo vereador José Santos (PTC), o Santinho, sobre a existência de ruas com pavimentação fantasma no município. Santinho disse na ocasião que a atual gestão não pode atuar nessas ruas porque as mesmas constam como já pavimentadas em gestões anteriores. O parlamentar afirmou que apresentaria provas na sessão do dia 07 de outubro, mas isso não aconteceu. O site Brumado Notícias conversou com o parlamentar na noite da última sexta-feira (11) e o mesmo relatou que uma equipe de secretários da prefeitura tem procurado os documentos que comprovam suas denúncias, mas parece que eles desapareceram. “Eu não consegui juntar o que queria, pois pedi uma coisa e me deram outra. Me apresentaram 60 ruas em Brumado que têm emenda parlamentar, mas que não foram correspondidas porque a verba não veio. O que eu queria ainda não consegui encontrar, estamos até supondo que esses documentos desapareceram, mas não é uma certeza. Ainda quero os documentos em que constam todas as ruas pavimentadas do município, pois aí sim vou poder encontrar as ruas que estão apresentando o problema. Assim que os mesmos forem encontrados pode ter certeza que irei declarar quem foi o gestor e o secretário da época”, reforçou o parlamentar.

Riacho de Santana: Loja Maçônica Estrela Flamejante realiza festa beneficente evento solidário teve a renda totalmente revertida em benefício da instituição Casa Vida. (Foto: Divulgação).

No último sábado (12), a Loja Maçônica Estrela Flamejante promoveu o 1º Festival de Música Beneficente, em Riacho de Santana, no sudoeste baiano. O evento solidário teve a renda totalmente revertida em benefício da instituição Casa Vida. Os artistas que participaram do festival também doaram seus cachês para essa causa. A iniciativa partiu da nova diretoria da Loja Maçônica, cujo Venerável é o irmão Orlando Carlos Gondim Júnior. Segundo ele, outras festas beneficentes serão realizadas pela Loja, pois existem algumas entidades não governamentais necessitando de apoio no município. “Nosso objetivo é dar continuidade aos trabalhos sociais que a Loja sempre faz”, afirmou Orlando Carlos.

Lagoa Real recebe um caminhão pipa do Ministério do Desenvolvimento Agrário O veículo já está no município e segundo o prefeito Zezinho ajudará na continuidade nas ações de combate à seca. (Foto: Divulgação).

Parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) no que se refere à ações de combate à seca, o município de Lagoa Real, no sudoeste baiano, recebeu um caminhão pipa do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Durante a cerimônia de entrega do equipamento, realizada na União dos Municípios da Bahia (UPB), o prefeito Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho, esteve presente e falou sobre o os benefícios advindos por conta do veículo. “Com a aquisição desse novo equipamento, o município poderá dar continuidade ao desenvolvimento de ações de combate à seca”, reforçou o gestor.

Brumado vence Macaúbas e pega Itamaraju na próxima fase do Intermunicipal 2013 O jogo foi realizado no Estádio Municipal de Ituaçu no último domingo (13). (Foto: Edmílson Leite).

Após sofrer duas derrotas durante a fase de grupos para a equipe de Macaúbas, a seleção brumadense de futebol resolveu dar o troco no adversário e desclassificou a seleção macaubense em partida válida pelo Campeonato Intermunicipal de Futebol. O jogo de volta foi realizado no último domingo (13), na cidade de Ituaçu, quando a seleção de Brumado venceu pelo placar de 4 x 2. Com o resultado, o município avança para a quarta fase da competição e terá pela frente a equipe de Itamaraju, que venceu a seleção de Itabela nos pênaltis por 5 x 3.

Manutenção elétrica afeta abastecimento em bairros de Brumado e em Malhada de Pedras A Embasa recomenda que a população economize água até que os trabalhos sejam concluídos e o abastecimento seja completamente normalizado. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na próxima terça-feira (15), a fim de possibilitar a realização de serviços elétricos na Estação de Tratamento (ETA II) de Brumado, o fornecimento de água será temporariamente suspenso nos bairros Dr.Juracy, São Jorge, Novo Brumado, Esconso, São Felix, Esmeralda, Malhada Branca, Jardim de Alá, Urbis II, Urbis III, Loteamento Malhada Branca e na cidade de Malhada de Pedras. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) recomenda que a população economize água até que os trabalhos sejam concluídos no final do dia e o abastecimento seja completamente normalizado.

São Paulo: Vítima filma roubo e flagra PM atirando em ladrão na Zona Leste As imagens foram gravadas pela câmara acoplada ao capacete do motociclista. (Foto: Reprodução).

Um vídeo que se tornou bastante acessado nas redes sociais mostra o momento em que um bandido é baleado por um policial militar ao tentar assaltar um motociclista. As imagens foram gravadas pela câmara acoplada ao capacete do motociclista. A vítima foi abordada por uma dupla de assaltantes na zona leste de São Paulo, na tarde do último sábado (12). Leonardo Escarante Santos, garupa da moto, apontou uma arma para o vigilante de 35 anos e pediu para que ele entregasse o veículo. A vítima obedece, o assaltante sobe na moto e guarda a arma na cintura. Neste momento, um policial militar fardado que voltava do trabalho desce armado do seu carro, que estava no sentido oposto da via, e dá voz de prisão a dupla de assaltantes. Leonardo então puxa o revólver calibre 38 da cintura e aponta na direção do PM, que atira duas vezes contra ele. Santos foi encaminhado ao pronto-socorro do Tatuapé com um tiro no abdômen e outro na perna. Ele passou por cirurgia, mas não há informações sobre o seu estado de saúde. O outro suspeito conseguiu fugir. Em nota, a polícia militar garantiu que pela análise das imagens a atuação do policial foi correta e em legítima defesa. As informações são do Jornal Folha de São Paulo.

Eleições 2014: Aguiberto garante total apoio a Eduardo O ex-prefeito da cidade está entusiasmado para disputar uma das vagas na Câmara dos Deputados. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Focado em disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2014, o ex-prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), tem aparecido mais em público e participado ativamente das solenidades de inauguração de obras do município; ocasiões em que está sempre ao lado do prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL). Em entrevista ao site Brumado Notícias, Vasconcelos comentou sobre o ingresso de Marina Silva no Partido Socialista Brasileiro (PSB). Para ele, a adesão fortalece a sigla. “Eduardo Campos foi muito feliz em garimpar para cá essa preciosidade chamada Marina Silva. Ela é um grande trunfo em qualquer palanque”, reforçou o ex-prefeito. Em seguida, Eduardo reafirmou seu interesse em disputar as próximas eleições como deputado federal.  “Eu me sinto cansado e até brinco com minha esposa que intelectualmente me sinto aos 30, mas aos 67 anos o corpo já está cansado. No entanto, construí uma história no município e não posso me furtar em buscar mais melhorias e alçar voos maiores. Não é um intuito pessoal de vaidade, pois a vida pública para quem é sério neste país só traz desvantagens”, garantiu Vasconcelos, que já tem o apoio do atual prefeito. 

Eleições 2014: Aguiberto garante total apoio a Eduardo Guiba como é conhecido o prefeito municipal, enalteceu as qualidades de Eduardo Vasconcelos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Aguiberto enalteceu as qualidades de Eduardo e disse que, enquanto prefeito do município de Brumado, ele foi um desbravador. “Eduardo foi uma pessoa que transformou a nossa cidade, pois do jeito como ele pegou o nosso município e o modo com que o deixou dá a ele a posição de desbravador sem sombra de dúvidas. Não tenho dúvida que Eduardo será um grande deputado, o que será muito bom para Brumado, para a Bahia e para o Brasil. Ele é um amigo, um amigo nosso, um amigo do povo de Brumado e terá sim o nosso apoio para deputado federal se sair candidato”, concluiu Dias.

Salvador: Brumadense é assaltado por homens armados Chico Lessa relatou os minutos de tensão e medo em seu perfil em uma rede social. (Foto: Reprodução/Facebook).

O brumadense Chico Lessa foi assaltado na noite do último domingo (13), no bairro Bonocô, em Salvador. De acordo com relato do próprio Lessa publicado em seu perfil no Facebook, os bandidos estavam armados em uma motocicleta no momento da abordagem. “Pessoal, eu e Dani fomos vítimas de um assalto no trânsito por dois homens numa motocicleta e arma em punho, levaram os relógios e celular”, postou Chico em sua rede social. “Estamos bem e nada de grave aconteceu. Graças a Deus”, encerrou o brumadense.

Eleições 2014: Luciano Ribeiro afirma que em hipótese alguma ACM Neto será candidato O ex-prefeito de Caculé põe fim as especulações acerca do nome do prefeito de Salvador ao governo baiano nas próximas eleições. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Embora o nome de ACM Neto venha sendo bastante cotado para disputar as eleições para governador na Bahia em 2014, o ex-prefeito de Caculé, Luciano Ribeiro (DEM), garantiu que em hipótese nenhuma ACM Neto sairá candidato pela oposição. “ACM Neto assumiu o compromisso de administrar e tentar minorar os problemas de Salvador e é isso que ele está fazendo. Essa é a tarefa que ele tem pelos próximos quatros anos”, assegurou o democrata em entrevista ao site Brumado Notícias. Quanto a outros nomes que estariam sendo cotados, Ribeiro citou Geddel Vieira Lima (PMDB), Paulo Souto (DEM), José Ronaldo (DEM), João Gualberto (PSDB), e José Carlos Aleluia (DEM). O candidato da oposição, segundo ele, deve ser um desses nomes. Para Ribeiro, por uma questão natural, ACM Neto tem assumido a liderança das oposições na Bahia e ele sem dúvidas conduzirá o processo como líder da oposição. “Mas ele não será o nome indicado para governador”, reforçou o democrata.

Brumado: O apoio aos carentes no governo Juracy Pires Gomes Na época a esposa do então prefeito, a primeira dama Maria Sônia Meira Gomes esteve à frente da Divisão do Bem Estar Social. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em Brumado, durante o governo do prefeito Juracy Pires Gomes, a primeira dama Maria Sônia Meira Gomes esteve à frente da Divisão do Bem Estar Social - atualmente Secretaria do Desenvolvimento Social. Na época, foi destaque na revista Panorama da Bahia as ações da secretaria em prol das crianças dos bairros carentes do município. Em 1983, a instalação da creche Jardim Encantado, no Bairro Juracy Pires Gomes, onde na época habitava uma população estimada em 10 mil pessoas, teve por objetivo ampliar o rendimento das famílias carentes, vez que as mães passaram a dispor de tempo para trabalhar fora. Enquanto isso, os filhos eram bem alimentados e assistidos, inclusive quanto à saúde, pois trimestralmente eram submetidas a exames médicos. 

Brumado: O apoio aos carentes no governo Juracy Pires Gomes Creches foram implantadas durante a gestão de Juracy Pires Gomes na capital do minério. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em 1985, instalou-se a creche Casulo Pequeno Popular, no Bairro São Félix, tendo em vista o êxito alcançado pelo primeiro projeto. No período, Maria Sônia destacou que, além do trabalho feito com as crianças, a socialização das mães também foi de fundamental importância para garantir a educação dos jovens no ambiente doméstico. Além das creches, durante o período também foi construído um centro comunitário no Bairro das Flores, que na verdade era um complexo de assistência social à população carente, com direito a posto de saúde, área para associação de moradores e creche.

Jaques Wagner garante orçamento de R$ 41 milhões para a cultura em 2014 A classe artística já havia se manifestado contra o governo, alegando que a verba destinada à cultura foi reduzida para R$ 32 milhões. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Durante o primeiro dia da V Conferência Estadual de Cultura da Bahia, realizada em Camaçari, o governador Jaques Wagner (PT) anunciou que R$ 41 milhões estão previstos para o Fundo Estadual de Cultura da Bahia em 2014. Wagner também garantiu que irá se reunir com representantes da classe artística para discutir o pagamento de projetos em aberto financiados pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). A classe artística já havia se manifestado contra o governo, alegando que a verba destinada à cultura foi reduzida para R$ 32 milhões. “Concordo que cultura é alimento, é saúde, é identidade de um povo e, portanto, a gente tem que promover e patrocinar mais a cultura. E, por isso, estou assumindo o compromisso de honrar a previsão inicial dos recursos para o Fundo de Cultura”, disse.

Riacho de Santana: Detentos favorecidos pelo indulto do dia das crianças cometem crimes e são presos Nilton Fábio da Silva, 23 anos, e Janailson Santos Pereira, 28 anos, estavam em um bar comemorando os lucros do roubo. (Foto: Divulgação/PM).

Três homens foram presos por volta das 11h40 do último sábado (12), no município de Riacho de Santana, no sudoeste baiano, por envolvimento em um assalto a um posto de combustíveis na cidade vizinha de Igaporã. O serviço de inteligência da Polícia Militar chegou aos autores do crime através das imagens do circuito de segurança do local. No momento da prisão, Nilton Fábio da Silva, 23 anos, e Janailson Santos Pereira, 28 anos, estavam em um bar comemorando os lucros do roubo. Segundo informou a polícia da cidade ao site Brumado Notícias, ambos são detentos da Penitenciária Lemos de Brito, em Salvador, onde cumprem pena por assalto, mas gozavam do indulto do Dia das Crianças quando cometeram o crime. Na operação ainda foi preso Jailso Nonato Pereira, 24 anos, primo de Nilton Fábio, que tentou esconder duas armas usadas no crime - revólveres calibre 38 e 32, além de outras provas.

Riacho de Santana: Detentos favorecidos pelo indulto do dia das crianças cometem crimes e são presos A polícia ainda apreendeu duas armas usadas no crime - revólveres calibre 38 e 32,e dinheiro. (Foto: Divulgação/PM).
Encontro regional do Clube do Fusca movimentou o dia das crianças em Livramento O fundador e o atual presidente do Clube do Fusca de Conquista comemoram as adesões em todo o sudoeste baiano. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

No último sábado (12), foi realizado no município de Livramento de Nossa Senhora o II Encontro Regional do Clube do Fusca. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o seu fundador, Danúbio Luan, falou sobre o crescimento do número de adeptos do Clube. Segundo ele, além do aumento do número de participantes em Brumado, o Clube do Fusca agora tem sede no município de Livramento de Nossa Senhora e ainda há a possibilidade de abrir novas filiais nas cidades de Paramirim e Caetité. Para ele, a paixão pelo fusca é o combustível para a realização desses eventos. “O que nos move é a paixão pelo fusca. É isso que faz a gente correr atrás formando associações, promovendo eventos, no intuito de chamar a atenção das pessoas para importância do fusca, não só nas nossas vidas, mas também para a história do país e do mundo”, destacou Luan. 

Encontro regional do Clube do Fusca movimentou o dia das crianças em Livramento Os municípios de Paramirim e Caetité poderão ter o Clube do Fusca. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Sete fuscas do Conquista Fusca Clube também marcaram presença durante o evento incentivando a expansão do clube amigo. Ricardo Rebouças, presidente do Conquista Fusca Clube, falou com a nossa reportagem sobre o resgate na região da paixão pelo fusca. Segundo ele, em Conquista, o Clube começou com apenas 8 veículos e hoje possui 55 carros cadastrados. Para ele, a tendência é de crescimento. “Em cada novo encontro, novas pessoas aparecem para se associar ao Clube. Já fechamos diversas parcerias e as coisas têm tomado uma proporção grande”, disse, ressaltando que o fusca é o carro mais charmoso do mercado.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Brumado: Comunidade do Dr. Juracy doa presentes e faz alegria da criançada Além de brincadeiras, foram doados presentes durante a ação. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

No último sábado (12), o grupo comunitário do Bairro Dr. Juracy, em Brumado, realizou em parceria com o legislativo e executivo um projeto em prol do dia das crianças na localidade. Além de brincadeiras, foram doados presentes durante a ação. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o vereador Castilho Viana (PSB), que esteve presente no evento, falou sobre a iniciativa. “Entendemos que a nossa parte é essa, sempre apoiar a população buscando meios para viabilizar esses projetos. A intenção desse grupo não é somente realizar festejos, mas realmente buscar outros meios para atender a população, como Feiras de Saúde e eventos esportivos. Tenho certeza que esse grupo comunitário irá perpetuar”, assegurou Viana.

Brumado: Comunidade do Dr. Juracy doa presentes e faz alegria da criançada O evento contou com o apoio do vereador Castilho Viana (PSB). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A vice-prefeita Cristina Gondim (PSDB) também marcou presença no evento solidário. Gondim fez questão de parabenizar o vereador Castilho por apoiar a realização da iniciativa e disse que seria bom se todas as crianças de todos os bairros carentes da cidade pudessem participar da ação. “Queremos que Brumado se torne uma cidade cada vez melhor, principalmente com iniciativas como essa em prol do lazer das crianças”, ressaltou.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ivana Bastos busca a implantação de um Centro de Iniciação ao Esporte em Guanambi O projeto integra, em um só espaço físico, atividades e a prática de esportes voltados ao esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes. (Foto: Divulgação

Em audiência realizada na última semana, o ministro dos Esportes Aldo Rebelo recebeu uma comitiva da cidade de Guanambi formada pela deputada estadual Ivana Bastos (PSD), pelo prefeito Charles Fernandes (PP), o vereador Hugo Costa (PCdoB) e pelo secretário Jairo Magalhães e Paulo Costa. A visita, intermediada pelo deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), teve por finalidade pedir a implantação de um Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) no município. Os centros dessa natureza visam ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva em territórios de alta vulnerabilidade social das grandes cidades brasileiras. O projeto integra, em um só espaço físico, atividades e a prática de esportes voltados ao esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes. Em uma primeira etapa em todo país, está prevista a contratação de aproximadamente 250 CIEs, com um total de investimento de mais de R$ 800 milhões. A comitiva mostrou ao ministro a necessidade desses equipamentos em Guanambi, que é uma cidade polo que integra diariamente demandas regionais na área do esporte, com uma expressiva população jovem. Rebelo demonstrou interesse pelo projeto.

Políticos com mandato recebiam bolsa família Há dez anos desde a criação do Bolsa Família, está é a primeira vez que o procedimento foi realizado. (Foto: Reprodução).

Após o Ministério do Desenvolvimento Social constatar que 2.168 políticos em exercício de mandato recebiam o benefício do programa Bolsa Família de forma irregular, o pagamento foi cancelado pelo governo. A comprovação foi feita quando o Ministério cruzou as informações da lista de contemplados pelo programa e a base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Há dez anos desde a criação do Bolsa Família, está é a primeira vez que o procedimento foi realizado. Na primeira fase do levantamento realizada no início do ano, 2.272 pessoas foram consideradas irregulares e, por isso, todas elas tiveram o benefício suspenso em fevereiro. Após aplicação de questionários, ficou constatado que 104 políticos não haviam tomado posse e tinham o direito de receber o benefício. Isso porque, de acordo com o decreto presidencial 5.209, de 2004, as famílias atendidas pelo programa perdem o direito ao benefício, que varia entre R$ 32 e R$ 306, em caso de “posse do beneficiário do Programa Bolsa Família em cargo eletivo remunerado, de qualquer das três esferas de Governo”. Além disso, uma lei do mesmo ano define que a pessoa que se beneficia irregularmente do programa e tem consciência da ilegalidade é obrigada a ressarcir os valores recebidos.

Governo altera regra para concessão de seguro desemprego O trabalhador que solicitar o benefício a partir da segunda vez, dentro de um período de dez anos, terá que fazer curso de 160 horas para receber o pagamento. (Foto: Reprodução).

De acordo com o Decreto n° 8.118, publicado na edição do Diário Oficial da União da última sexta-feira (11), uma das regras para concessão de seguro desemprego foi alterada pelo governo. Agora, o trabalhador que solicitar o benefício a partir da segunda vez, dentro de um período de dez anos, terá que fazer curso com o mínimo de 160 horas para receber o pagamento. O curso deve ser de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional; anteriormente, o Decreto n° 7.721, de 16 de abril, havia instituído a condicionalidade do curso, sendo que o mesmo só deveria ser feito a partir do terceiro pedido de seguro-desemprego no prazo de dez anos. 

Fé: Católicos brumadenses celebraram a padroeira do Brasil Centenas de fieis católicos celebraram o dia das crianças e de Nossa Senhora Aparecida com uma procissão e uma missa no último sábado (12). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em Brumado, centenas de fieis católicos celebraram o dia das crianças e de Nossa Senhora Aparecida com uma procissão e uma missa realizadas na tarde do último sábado (12). Seguindo a imagem da padroeira do Brasil com cânticos de louvor, os fieis partiram da Igreja Matriz, passaram pelo corredor do centro comercial e se concentraram na Igreja São Cristóvão, onde foi celebrada uma missa campal. Famílias inteiras participaram da comemoração em homenagem à padroeira e aplaudiram as bênçãos dos padres estendidas a todas as crianças da cidade.

Fé: Católicos brumadenses celebraram a padroeira do Brasil Famílias inteiras participaram da comemoração em homenagem à padroeira e aplaudiram as bênçãos dos padres estendidas a todas as crianças da cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Vereadores de Tanhaçu e Botuporã buscam investimentos com o deputado Marquinho Viana Lideranças também acompanharam o andamento de pleitos já realizados. (Foto: Divulgação).

Lideranças do município de Tanhaçu estiveram com o deputado estadual Marquinho Viana (PV), em seu gabinete na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), para reforçar o andamento de obras já solicitadas, a exemplo da implantação dos sistemas de abastecimento de água de Várzea Dantas e Bandeiras, e do sistema de abastecimento de água da comunidade de Tambori, requerida pelo vereador Miguel de Deca. Viana afirmou que irá trabalhar para que as obras sejam implantadas o mais rapidamente possível. Juscemir Cota, liderança política e ex-secretário de obras do município de Caculé, além de amigo do deputado, também participou do encontro. De Botuporã, o deputado ainda recebeu em seu gabinete o vereador Glauber Magalhães (PR), filho do ex-prefeito da cidade. A visita também teve o objetivo de solicitar investimentos para as comunidades que o mesmo representa em Botuporã.

Arquivo