Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Clínica Mais Vida: Atendimento com o ortopedista e especialista em cirurgias do quadril

Sempre pensando em oferecer à população de Brumado e região uma gama cada vez maior de especialidades médicas a Clínica Mais Vida em parceria com o médico ortopedista, traumatologista e também especialista em cirurgias de fraturas e do quadril, Ítalo Espínola, amplia seu quadro de especialistas.  Espínola destaca que a parceria com a Clínica é muito importante, pois oportuniza a população a obtenção de um atendimento de responsabilidade e compromisso com uma saúde de qualidade, desde o quadro de funcionários até os especialistas que fazem parte do corpo clínico. Dentro de sua especialidade estará oferecendo atendimento aos traumas relacionados as estruturas músculos esqueléticas, assim como das demais afecções do aparelho locomotor. Tendo também subespecialidade em patologias do quadril, leva aos pacientes o que tem de mais avançado para o tratamento dos mesmos.  Destaca que, ao contrário de outras especialidades, a ortopedia realiza o atendimento de pacientes de todas as faixas etárias, desde os recém-nascidos aos idosos. Frisando também a importância da prevenção com cuidados realizados no dia-a-dia. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

Semec e 34ª CIPM debatem modelo de escola militar que será implantado em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última semana, uma reunião foi realizada entre o prefeito Eduardo Vasconcelos, a secretária municipal de educação, Edneia Ataíde, e representantes da polícia militar e do Ministério Público para discutir o projeto de implantação do método de ensino dos colégios da Polícia Militar da Bahia, na Escola Municipal Idalina Azevedo Lobo, situada no Bairro Malhada Branca, em Brumado. O processo de transição do método de ensino convencional para o método militar será iniciado ainda este mês. Também foi realizada uma reunião na própria escola a fim de esclarecer dúvidas e apresentar a proposta aos pais de alunos, professores e funcionários. A secretária municipal de educação informou que os alunos que já estão matriculados na unidade têm vaga garantida - para os novos alunos, será feito um sorteio eletrônico, assim como nas demais escolas. De acordo com Ataíde, os alunos não são obrigados a permanecer na escola depois da nova metodologia, podendo ser transferidos para outra unidade de ensino.

Brumado: TG recebe visita de inspeção do chefe da seção de TGs da 6ª Região Militar Foto: Divulgação/TG

Na última sexta-feira (09), o Chefe da Seção de Tiros de Guerra da 6ª Região Militar, Capitão José Alves Barreto, realizou visita de inspeção ao Tiro de Guerra 06/024, em Brumado, com o objetivo de verificar o nível da instrução, manutenção do material, documentação e as instalações da organização militar. Ele foi recebido na sede pelo Chefe de Instrução, Subtenente Edmundo de Souza Rocha. Seguindo o roteiro de visita, os atiradores apresentaram o padrão de instrução alcançado através das oficinas de ordem unida, hierarquia e disciplina, camuflagem, fortificação de campanha, primeiros socorros e treinamento físico militar. Na ocasião, o Capitão José Alves Barreto fez uma visita à prefeitura , onde foi recepcionado pelo Secretário de Administração João Nolasco.

Zona Azul em Brumado contará com aplicativo de celular ao público Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) recebeu nesta segunda-feira (12) a equipe de engenharia de sistemas da Zadar, construtora responsável pela implantação da Zona Azul na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador da SMTT, Jansen Ricardo, informou que a empresa está trazendo para Brumado uma maneira justa de cobrar pelas vagas de estacionamento. Segundo ele, o usuário poderá fazer o pagamento do uso da vaga através de um aplicativo de celular. A ferramenta vai facilitar para o cidadão motorizado, sendo mais uma possibilidade para amplo uso da área demarcada. "Você aloca o seu veículo por 1 hora. Se, por acaso, em um determinado momento, você vir a sair do estacionamento, você será ressarcido do restanto do valor pago", destacou. Conforme assegurou, a implantação da Zona Azul será iniciada nos próximos dias. A Zadar já está viabilizando as condições estruturais e administrativas para funcionamento da área no município. “Vai ter a avaliação de todas as vias novamente, agora no sentido de sinalizá-las e propor ao cidadão a condição de entender um pouco mais o que é a Zona Azul”, disse Ricardo.

Homem mata amigo de infância a facadas e bebe sangue da vítima misturado a cachaça Foto: Cedida/Polícia Civil

Um trabalhador rural de 33 anos foi assassinado na noite deste domingo (11) em uma fazenda no município de Rosana, no interior de São Paulo. De acordo com as informações repassadas pela Polícia Civil ao G1, a vítima foi atingida com pelo menos 11 facadas nas costas e na nuca. Um homem de 23 anos, também trabalhador rural, foi preso em flagrante na manhã desta segunda-feira (12) e confessou o crime. Um outro trabalhador rural, de 24 anos, levou uma facada nas costas, que lhe perfurou o pulmão direito, e foi internado no Hospital Regional (HR), em Rosana, para receber atendimento médico. As investigações apuraram que, depois do esfaqueamento, o autor dirigiu-se a um bar que fica próximo à fazenda, comprou uma garrafa de pinga e voltou ao local do crime. Segundo a Polícia Civil, ele jogou pinga no corpo da vítima e chegou a beber a mistura de cachaça com sangue que escorria.

Brumado: Sessão legislativa é antecipada para esta terça-feira (13) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Publicada no Diário Oficial do Legislativo, a Portaria nº 51/2018 dispõe sobre a redefinição da sessão legislativa que ocorreu na próxima quinta-feira (15), feriado da Proclamação da República. Em decorrência do feriado, a sessão que ocorreria na sexta-feira (16) será antecipada para esta terça-feira (13), às 8h.

SUS dá prazo de mais de 30 anos para fazer exame de paciente Foto: Reprodução/NSC TV

O recepcionista Renato Guber foi informado pelo Sistema Único de Saúde (Sus) que terá que esperar 33 anos para realizar um exame de ressonância magnética. O caso aconteceu em Palhoça, na Grande Florianópolis. De acordo com o sistema, 1.080 pessoas estão na frente dele e a espera pode durar 12.150 dias. Atualmente, Guber tem 38 anos e pelo prazo dado, só fará o exame quando estiver com 71 anos. Em março de 2017 ele descobriu que tem uma fístula perianal. A doença forma uma ferida no final do intestino e provoca dor e sangramento. Dependendo da gravidade, só uma cirurgia poderia resolver o problema. “Fiquei naquela de ir para posto de saúde, voltar para UPA para ver a situação, se tinha melhorado. Fui mandado até para a policlínica do Continente, solicitando uma cirurgia e depois de quatro meses nessa angústia, me mandaram de volta para o posto de saúde, com a autorização para encaminhar ao Hospital autorizado para fazer e a unidade me disse que não poderia fazer por falta de anestesista e me colocaram numa fila de espera”, disse ao G1. Em março, ele fez um empréstimo no banco para fazer a cirurgia particular. Em agosto, voltou ao SUS para tentar fazer uma ressonância magnética porque a doença parecia ter voltado. “É desanimador porque eu nunca precisei ter que me humilhar ao ponto de ter que expor uma situação dessas, quando a gente tem o mínimo de direito, que é o atendimento de serviço público. A gente paga os impostos”, lamenta.

Acusado de balear homem durante o São Pedro de Aracatu em 2008 é absolvido Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Acusado de tentativa de homicídio qualificado, Gianine Elideangelis Moura de Souza foi absolvido pelo Tribunal do Júri, realizado na Câmara de Vereadores de Aracatu, a 36 km de Brumado. O crime ocorreu no dia 29 de junho de 2008, na Praça do Mercado, durante os festejos do São Pedro de Aracatu. Segundo a denúncia, durante a festa, em razão de um desentendimento anterior, o acusado efetuou um disparo de revólver calibre 38 contra a vítima, Valtemir de Almeida Aquino, que foi atingida no braço. Esta foi prontamente atendida e conseguiu sobreviver. Ao primeiro quesito, os jurados responderam afirmativamente. Entretanto, negaram o segundo, absolvendo o acusado por negativa de autoria. “Em virtude da deliberação do Conselho de Sentença, que absolveu o acusado Gianine Elideangelis Moura de Souza, apelidado “Tianine”, nascido aos 20 de abril de 1990, filho de Bento Souza e Maria das Graças Moura de Souza, e estando ele em liberdade, determino que, após o trânsito em julgado, sejam feitas as anotações de estilo e arquivados os autos”, sentenciou o juiz Genivaldo Alves Guimarães.

Eduardo dispara contra ex-deputado: 'Quer desgastar minha administração para ser prefeito de Brumado' Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), disparou contra o ex-deputado estadual e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), João Bonfim. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gestor brumadense não citou o nome de Bonfim, mas deixou subtendidas as críticas ao seu antigo e fiel aliado, o qual já foi condecorado por Vasconcelos como medalhada de ouro em obras no município. Ainda defendendo a sua posição quanto à queda de parte das galerias pluviais do Riacho do Bufão, à margem da Rua Antônio Francisco, no Bairro Santa Tereza, Vasconcelos disse que não vai ficar respondendo a uma “tropa de besta”. “Eu não vou discutir com essa tropa de besta, falando besteira na rua aí, que não sabe o que está falando. Apenas querendo desgaste político a mando de um ex-deputado que pretende ser prefeito de Brumado e que fica criando esse tipo de desgaste com a administração. Não faz diferença nenhuma. Os cães ladram, a caravana vai em frente, a obra está inacabada e vai ser concluída. Só vai ser pago aquilo que evidentemente ficou pronto”. 

Eduardo dispara contra ex-deputado: 'Quer desgastar minha administração para ser prefeito de Brumado' Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O chefe do executivo ainda rebateu os questionamentos sobre a malversação do dinheiro público na referida obra. “Não existe essa idiotice de ficar onde está o dinheiro do povo? Tem que perguntar sobre o dinheiro do povo quando está gastando com ladroagem e roubalheira”.  Ele defendeu a sua administração e seu trabalho em prol do município de Brumado. “Quando o prefeito, em vez de ficar trabalhando como eu trabalho, vai para suas fazendas, seus gabinetes, seus locais de trabalho particular e só trabalham viajando para a Bahia”.

Justiça Eleitoral apura 25 mil suspeitas em contas de campanha

Técnicos do Núcleo de Inteligência da Justiça Eleitoral, que reúne diversos órgãos de fiscalização, identificaram até o fim de outubro 25.064 indícios de irregularidades nas prestações de contas dos candidatos nas eleições deste ano. As suspeitas envolvem doações e gastos de campanha de candidatos a deputado, senador, governador e presidente. O total de recursos sob suspeita soma R$ 53,7 milhões. A principal suspeita diz respeito a artifícios empregados por empresas para fazer doações a candidatos, o que é proibido por lei. São técnicos de órgãos fiscalizadores que vão avaliar se efetivamente houve fraude. Não foram divulgados nomes dos candidatos com indícios de irregularidades nas contas porque a questão ainda será investigada. Se confirmadas fraudes, doadores de campanhas, fornecedores e políticos beneficiados podem sofrer punições, entre as quais multa, suspensão de repasses de recursos públicos e até cassação do mandato no caso dos eleitos.

Adab apreende 620 kg de carne clandestina em açougue na cidade de Caetité

Com o apoio da Polícia Militar, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) apreendeu 620 kg de carne clandestina na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. Os produtos foram localizados em um açougue, no mercado de carnes, no domingo (11). Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, as carnes estavam armazenadas no açougue em local exposto a bichos, sem selo de fiscalização e sem atender as normas sanitárias. O dono da mercadoria foi autuado em flagrante pelos fiscais e pagará uma multa. Toda a carne foi incinerada. A Adab informou que essas ações de controle estão sendo realizadas constantemente na região.

97% dos empresários dizem que pretendem investir em 2019, diz pesquisa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os empresários estão otimistas em relação à economia e seus negócios em 2019 e, neste cenário, a grande maioria diz que pretende investir no ano que vem. É o que aponta pesquisa feita pela Deloitte divulgada ao G1 nesta segunda-feira (12). No entanto, enquanto os que pretendem investir são 97% dos empresários, a parcela dos que devem criar novos postos de trabalho é menor, de 47%. O levantamento foi feito com 826 empresas que, juntas, tiveram faturamento de R$ 2,8 trilhões em 2017 – o equivalente a 43% do PIB do ano. Entre 97% dos empresários que dizem que vão realizar algum investimento em 2019, a maioria diz que pretendem lançar novos produtos ou serviços e adotar novas tecnologias. Já sobre o quadro de funcionários, a expectativa de aumentar as contratações atinge 47% dos empresários. Outros 32% dizem que vão manter a quantidade de empregados em 2019, mas fazendo substituições. Os que devem manter o quadro de funcionários inalterados são 14%, enquanto 7% pretendem cortar postos.

Foragido é preso pela polícia militar na zona rural de Ibiassucê Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último sábado (10), uma equipe da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) prendeu um homem foragido da justiça na localidade conhecida como Língua de Vaca, na zona rural de Ibiassucê, a 94 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, Anderson Carlos da Hora Xavier possui em seu desfavor um mandado de prisão e uma condenação de 24 anos e 5 meses pela prática de latrocínio, roubo seguido de morto. Ele, juntamente com mais dois comparsas, matou uma idosa na comunidade de Cachoerinha, zona rural de Caetité, durante um assalto. Anderson está na Delegacia Territorial de Caetité à disposição da justiça.

Os economistas das instituições financeiras baixaram sua estimativa de inflação para este ano e para 2019. As previsões constam no boletim de mercado, também conhecido como relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira (12) pelo Banco Central. O relatório é resultado de levantamento feito na semana passada com mais de 100 instituições financeiras. De acordo com o G1, para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, o mercado financeiro reduziu a previsão de 4,40% para 4,23% para este ano. Foi a terceira queda seguida deste indicador. A expectativa do mercado ainda segue pouco abaixo da meta de inflação, que é de 4,5% neste ano, e dentro do intervalo de tolerância previsto pelo sistema. A meta terá sido cumprida se o IPCA ficar entre 3% e 6% em 2018. A meta de inflação é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para alcançá-la, o Banco Central eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia (Selic). Para 2019, os economistas das instituições financeiras reduziram sua expectativa de inflação de 4,22% para 4,21%. A meta central do próximo ano é de 4,25%, e o intervalo de tolerância do sistema de metas varia de 2,75% a 5,75%.

Caetité: Mulher é morta a facadas pelo ex-marido Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Sabrina Gonçalves Ribeiro, de 36 anos, foi morta com golpes de faca pelo ex-marido, identificado como Rômulo Renato Fagundes Novaes, na comunidade de Cachoeirinha, zona rural de Caetité, a 100 km de Brumado. O crime aconteceu na tarde deste domingo (11).  Segundo  informou a polícia ao site Achei Sudoeste, a vítima estava na casa de parentes quando foi atacada pelo ex-marido, que não aceitava o fim do relacionamento. Durante o ataque, a mãe de Sabrina, Julita Gonçalves Ribeiro, 56 anos, foi atingida com uma facada no braço, sendo socorrida pelo Samu 192 e encaminhada à UPA 24 Horas. Há cerca de 45 dias, a vítima havia registrado um boletim de ocorrência por ter sido agredida pelo ex-companheiro, que havia descoberto que ela estava namorando. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal de Guanambi. O criminoso ainda não foi preso.

86% dos analfabetos funcionais usam WhatsApp no Brasil, diz pesquisa

Três entre cada dez brasileiros têm limitação para ler, interpretar textos, identificar ironia e fazer operações matemáticas em situações da vida cotidiana – e, por isso, são considerados analfabetos funcionais. Neste ano eles, representam 29% da população entre 15 e 64 anos, mas o grupo já foi bem maior: em 2001, chegou a 39%, de acordo o Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf). O Inaf acompanha os níveis de analfabetismo no Brasil em uma série histórica desde 2001, mas, pela primeira vez neste ano, trouxe informações relacionadas ao contexto digital. Os dados relacionados ao uso de redes sociais foram divulgados nesta segunda-feira com exclusividade para a BBC News Brasil. O instituto classifica os níveis de alfabetismo em cinco faixas: analfabeto (8%) e rudimentar (22%) (são considerados analfabetos funcionais); e elementar (34%), intermediário (25%) e proficiente (12%) (ficam na classificação de alfabetizados). Para a pesquisa foram entrevistadas 2.002 pessoas entre 15 e 64 anos de idade, residentes em zonas urbanas e rurais de todas as regiões do país.

Anagé: TCM multa prefeita Elen Zite em mais de R$ 21 mil

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) aplicou uma multa no valor de R$ 21.600,00, que corresponde a 12% dos subsídios anuais da prefeita Elen Zite dos Santos (PDT), do município de Anagé, a 86 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, conselheiro Mário Negromonte, relator do parecer, aplicou a multa em razão da não redução da despesa com pessoal da prefeitura local. Apesar da multa, o TCM-BA aprovou, com ressalvas, as contas de Anagé na última quinta-feira (08). O município de Anagé apresentou uma receita arrecadada na ordem de R$43.930.871,20 e realizou despesas no montante de R$44.111.710,88, o que indica um déficit orçamentário de R$180.839,68. O saldo remanescente em caixa ao final do exercício não foi suficiente para cobrir as despesas com restos a pagar, contribuindo para o desequilíbrio fiscal da entidade. A despesa total com pessoal alcançou o montante de R$28.679.269,59, que representa 65,28% da receita corrente líquida do município, superando, portanto, o limite máximo de 54% estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal. A prefeita deve promover a recondução das despesas ao índice máximo permitido como forma de evitar a rejeição das próximas contas. O relatório técnico também registrou irregularidades na contratação de atrações artísticas para festejo municipal de emancipação política, no valor de R$19 mil, e na contratação de serviços complementares para realização de procedimentos com finalidade diagnóstica em laboratório clínico, no valor de R$250.150,96. Cabe recurso da decisão.

Fortaleza vence o Avaí e conquista o título da Série B do Brasileiro Foto: Robson Boamorte

Com a vitória por 1 a 0 sobre o Avaí neste sábado (10), o Fortaleza venceu o título da Série B com duas rodadas de antecedência, Foi a primeira conquista de expressão de Rogério Ceni como treinador. A partida aconteceu em Florianópolis e o gol da vitória foi marcado por Rodolfo, aos 49 minutos do 2º tempo. Foi o primeiro título nacional de um clube do Nordeste na era dos pontos corridos do Brasileiro, iniciada em 2003. Com o acesso, o time cearense volta à elite do futebol nacional depois de 12 anos. O troféu foi obtido no ano em que o Fortaleza comemora o centenário de sua fundação. Poderia ter acontecido na rodada anterior, mas a equipe sofreu um gol do CSA nos minutos finais e apenas empatou em casa. Não só o acesso, mas o título representa a volta por cima de Ceni, demitido do São Paulo no ano passado em seu primeiro trabalho como técnico. No clube do Morumbi ele havia vencido a Florida Cup, torneio de pré-temporada disputado nos Estados Unidos. Ainda há três vagas à Série A em disputa e seis times estão na briga. Avaí (59 pontos), Goiás (57) e Avaí (57) estão na zona de acesso. Mas Ponte Preta (56), Londrina (55) e Vila Nova (55) ainda têm chances.

Conselho Rural promove encontros de qualificação para agricultores de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável em Brumado, Frederico Neves, fez um resumo da reunião do órgão, que contou com representantes de diversas comunidades. Segundo o presidente, dois eventos acontecerão em Brumado, na próxima semana. No dia 13, no auditório do Semac, o renomado palestrante Paulo Suassuna estará na cidade para falar sobre o cultivo intensivo da palma. “É um evento que já ocorreu anteriormente em Brumado,  mas é uma nova oportunidade para aqueles que lidam com o nosso semiárido de conhecer essa tecnologia de plantio”, destacou. No dia 14, também no auditório do Semac, um segundo evento organizado pelo conselho contemplará a utilização econômica, social e ambiental das pastagens nativas. A palestra será ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Ernesto Ledo. Neves reafirmou a importâncias das ações para os agricultores da região. Todo o público interessado está convidado a comparecer aos eventos.

Usar celular no banheiro aumenta exposição a bactérias como 'E. coli' Foto: iStock/Getty Images

O celular está muito presente no dia a dia, fazendo parte da nossa rotina mesmo em situações íntimas, como durante o uso do banheiro. Muitas pessoas não conseguem se desconectar do aparelho ou preferem aproveitar esse momento solitário para realizar outras atividades, como ler e-mails, verificar as redes sociais ou responder a mensagens no WhatsApp. Apesar de ajudar na otimização do tempo, esse hábito não é nada saudável, indica uma pesquisa publicado na revista MetroUK. Segundo os pesquisadores, pessoas que usam dispositivos eletrônicos, especialmente smartphones, podem estar se expondo ao risco de contaminação por bactérias como salmonela, Escherichia coli e Clostridium difficile, que podem interferir no funcionamento gastrointestinal e causar diversos problemas de saúde. O risco existe porque a maioria das pessoas toca no aparelho antes de lavar as mãos após de usar o vaso sanitário. O mesmo vale para quem toca na maçaneta de banheiros públicos ao entrar e/ou sair e depois pega o celular.

Guanambi: PM prende suspeitos com maconha e cocaína no Bairro Santo Antônio Foto: Divulgação/PM

Na última sexta-feira (09), durante rondas ostensivas pelo Bairro Santo Antônio, em Guanambi, a 141 km de Brumado, o Pelotão de Motociclistas da 1ª Companhia avistou um menor de 16 anos, que estava em frente de sua residência. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, com o mesmo, foram encontradas 12 buchas de substância análoga à maconha, 01 uma trouxa de cocaína e a quantia de R$ 10. Juntamente com o abordado estava João Paulo Gabriel de Oliveira, 22 anos, Pambo Rambo Santos Trindade, 19 anos, e Leonardo Pessoa Dourado Fernandes, 26 anos. Todos os envolvidos foram conduzidos e apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Guanambi para as devidas medidas cabíveis.

Infecção causada por lente de contato pode levar à cegueira Foto: iStock/Getty Images

Para muitas pessoas, trocar os óculos de grau pelas lentes de contato traz mais facilidade ao dia a dia. No entanto, se não for utilizada adequadamente, seguindo as recomendações de tempo de uso e limpeza, essa alternativa pode trazer diversos problemas para a saúde da visão, incluindo cegueira e perda do globo ocular. Uma das doenças mais raras e graves envolvendo as lentes de contato é a ceratite ocular, que pode ser causada pelo protozoário Acanthamoeba spp. Apesar de estar em diversos ambientes, esse parasita é encontrado principalmente na água, onde gosta de viver; no entanto, os cientistas ainda não sabem explicar qual é a relação entre o microrganismo e as lentes de contato. Segundo especialistas, o número de casos no Brasil tem aumentado, preocupando oftalmologistas já que 25% das pessoas afetadas requerem transplante de córnea para tratar a doença ou restaurar a visão. Estudo publicado recentemente no British Journal of Ophthalmology (BJO) mostrou que os principais fatores de risco para o desenvolvimento da ceratite por Acanthamoeba é a exposição à água, como uso incorreto das lentes de contato (em especial as do tipo gelatinosas) durante o banho (chuveiro ou banheira) e a piscina – que apresenta o maior risco de contágio. A negligência com a higienização das mãos e das lentes também traz sérios riscos para a contaminação.

Comitê da Bacia do Rio das Contas fará consulta pública em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Comitê da Bacia do Rio das Contas fará uma rodada de consultas públicas para elaboração do plano de recursos hídricos da bacia hidrográfica do Rio das Contas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Frederico Neves, informou que a consulta pública em Brumado acontecerá no dia 7 de dezembro, de 8h às 14h, no auditório do Semac. Brumado perdeu a sua representação de poder público no comitê por falta de comparecimento às reuniões. Segundo Neves explicou, após o seu desligamento da prefeitura, o então secretário de agricultura foi nomeado para ocupar a cadeira, porém, depois de três faltas consecutivas às reuniões, cumprindo o regimento interno do comitê, a cadeira passou a ser ocupada pelo poder público de Caculé. “O município de Brumado não perde a sua representatividade porque continua tendo duas cadeiras no comitê: uma dos usuários que eu represento e a outra da sociedade civil, que é do coordenador geral do Modera. Logicamente que é importante que o poder público esteja envolvido nessa questão, que é quem tem todo poder de articulação para garantir os recursos hídricos para a comunidade”, esclareceu. Neves ainda ressaltou que muitas construções irregulares têm sido feitas ao longo do rio, com captações indevidas, e o governo não tem feito a fiscalização adequada. “O plano de bacias é um norte para que os recursos hídricos da nossa região possam ser utilizados de uma forma mais criteriosa. Pra isso, é preciso o envolvimento de toda comunidade. Essa consulta pública visa justamente levantar mais subsídios para que o plano contemple toda a região, dando prioridade de uso da água conforme reza a legislação ambiental”, finalizou.

'Sérgio Moro pescava com varinha, agora vai ter rede de arrastão', diz Jair Bolsonaro Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente da República eleito, Jair Bolsonaro (PSL), voltou a afirmar que o juiz federal Sérgio Moro, futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, pediu e terá “carta branca” à frente da pasta para combater, sobretudo, corrupção e crime organizado. Bolsonaro citou uma operação da Polícia Federal que mirou desvios em recursos da merenda escolar no Pará, deflagrada nesta sexta, e disse que até agora Moro “pescava com varinha”, mas passará a “pescar com rede de arrastão de 500 metros”. “O Sergio Moro vai pegar vocês, abra teu olho hein? Ele lá agora, ao contrário do que alguns estão falando aí, ele pescava com varinha, agora ele vai pescar com rede de arrastão de 500 metros. E nós queremos isso, o povo quer isso, combater a corrupção no Brasil, combater o que está dando errado para a gente sonhar com aquilo que nós merecemos”, declarou o presidente eleito, por meio de uma transmissão ao vivo em seu perfil no Facebook. Jair Bolsonaro ressaltou que só falou pela primeira vez com o futuro ministro após o segundo turno e disse que não teria como dizer “não” à condição de Sergio Moro de ter “carta branca” à frente da pasta, incluindo o controle da PF. “[Moro] vai ter toda a liberdade para combater a corrupção e o crime organizado”.

Brumado: Moradora da Praça Dr. Nelson Lula publica carta aberta lamentando posição do prefeito Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após as declarações do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), que, em entrevista ao site Achei Sudoeste, confirmando a manutenção da rotatória na Praça Dr. Nesol Lula, em Brumado, uma moradora da localidade publicou uma carta repudiando a posição do gestor. Nela, Sílvia Cardoso afirma ser uma das “opositoras” mencionadas pelo prefeito, “simplesmente por ser contrária às mudanças do projeto da praça”. A moradora desmente o gestor ao assegurar que a rotatória não fazia parte do local há anos atrás. “Hoje, os moradores da praça veem a destruição, não é a reforma e ampliação tão sonhada e esperada, não foi o progresso. Nós moradores estamos vendo a degradação. Estamos vendo uma praça ser reduzida quase 60% e transformada em um piso de concreto, como na maioria das reformas de praça que acontecem nesta cidade. Uma praça sem árvores, cinza e sem graça. A praça Dr. Nelson Lula transformou-se em “pracinha”. E, de agrado, para não dizer autoritarismo, ganhamos a “rotatória”, escreveu. Sílvia ainda alega que a rotatória gigantesca atual não fazia parte do projeto original, que contemplava uma outra, do lado esquerdo da praça, não tão gigantesca e que não dividia a praça. “Ela continuava contínua, única. Podendo as pessoas fazerem suas caminhadas, uma área arborizada, onde jovens e crianças poderiam brincar em segurança, e permitia sim o fluxo normal dos veículos”, completou. Por fim, a moradora diz que acredita ser de responsabilidade dos vereadores a fiscalização das ações e projetos da prefeitura, bem como suas mudanças repentinas, sem nenhuma satisfação aos moradores, que, em sua maioria, não querem a implantação da rotatória.

Arquivo