Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
12/2019
fechar

Laboratório Exame: Especializado em análises clínicas em Brumado

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99941-0068 (WhatsApp).

Auditoria constata diversas irregularidades em hospitais da rede estadual na Bahia Foto: Divulgação/TCE-BA

Uma equipe de auditores da Segunda Coordenadoria de Controle Externo (2ª CCE), do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), encontrou diversas irregularidades durante auditoria realizada em cinco hospitais da rede estadual de saúde. Dentre as quais: macas com pacientes no corredor, falta de alvarás sanitários, problemas no manejo do lixo hospitalar, superlotação em leitos de enfermaria, UTI e pronto-socorro, além de precariedade na estrutura física. O trabalho de auditoria e inspeção nas unidades está em fase de conclusão e faz parte das ações rotineiras do órgão.

Auditoria constata diversas irregularidades em hospitais da rede estadual na Bahia Foto: Divulgação/TCE-BA

O relatório produzido pela equipe da 2ª CCE será autuado como processo para sorteio de conselheiro relator e julgamento pelo Plenário da Corte de Contas, que considerará os argumentos de defesa dos gestores, inclusive a apresentação de planos de ação para solucionar as irregularidades. As unidades que receberam as visitas dos auditores entre 9 de setembro e 8 de novembro de 2019 foram: Hospital Geral Ernesto Simões Filho (HGESF), em Salvador; Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC); Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié; Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana.

Transforme o seu sorriso no Neo Odonto: Núcleo de Estética Oral em Brumado

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

Brumado: Beneficiários do Bolsa Família reclamam de falta de água e internet nas novas instalações do CadÚnico Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Beneficiária do Bolsa Família, Márcia Maria da Silva entrou em contato com o site Achei Sudoeste para reclamar sobre a falta de água e internet na Casa do Bolsa Família em Brumado. O local mudou de endereço e passou a funcionar nas instalações do extinto Derba. Segundo Márcia, os funcionários não conseguem atender aos beneficiários devido à falta de sinal de internet, o que impossibilita os mesmos de acessarem o sistema. Além disso, ela chamou a atenção para a falta de água no local. "Tinha gente que estava lá desde cedo e não tinha água nem para beber. Gente com criança pequena num calor desse. Isso é uma vergonha!", criticou. Ela cobrou que a administração resolva o problema o quanto antes a fim de evitar que os beneficiários tenham os seus benefícios bloqueados.

Prefeito de Brumado concede alvará para o início das obras da Faculdade de Medicina Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), autorizou, no final da tarde da última quarta-feira (11), a construção da sede própria da Universidade de Guanambi (UniFG), que ministrará o curso de medicina na cidade. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, após a equipe de engenharia da universidade protocolar o projeto de construção, a gestão municipal, concedeu o alvará para o início das obras. A universidade será construída à margem da BA-262, nas proximidades do Condomínio Londres/Euroviile. Em uma área de 30 mil m², o campi terá uma megaestrutura para receber o curso de medicina. A UniFG fará o lançamento da pedra fundamental na próxima semana. O prazo para a conclusão da obra será de seis meses, com isso, em junho de 2020, será realizado o primeiro vestibular de medicina em Brumado.

Porco-espinho é flagrado circulando no município de Livramento de Nossa Senhora Foto: Reprodução/L12

Em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, um porco-espinho atacou pelo menos três cães de rua que tentaram se aproximar. O animal pode ter mais de 30 mil espinhos e ataca quando se sente acuado. Vários cachorros foram encontrados com diversos espinhos presos na boca e a situação tem mobilizado ativistas da causa animal na cidade. De acordo com o L12, eles estão resgatando os cães machucados e tratando as feridas, que podem infeccionar e causar alergias devido aos espinhos.

Eletroencefalograma Digital com mapeamento cerebral é no Centro Médico São Gabriel em Brumado

O Eletroencefalograma ou EEG é um exame de monitoramento que tem o objetivo de registrar a atividade cerebral para detectar possíveis anormalidades neurológicas. É um exame simples e muito útil na detecção de várias alterações, como epilepsia, arritmias cerebrais, auxiliar no diagnóstico de alguns tipos de cefaleias e pacientes com alterações da consciência. Sem contraindicações e pode ser feito em qualquer idade, inclusive por mulheres grávidas ou lactantes. O exame é indolor, rápido e seguro. Centro Médico São Gabriel, sua saúde é nossa prioridade. Agende seu exame: (77) 3441-1502 / (770 99925-8807 (WhatsApp).

Condeúba: Ex-secretário acusado de mandar matar funcionário público segue foragido

O ex-secretário de obras e advogado no município de Condeúba, Diolino Telles Filho, segue foragido depois de ter sido acusado de mandar matar o funcionário público Roberto Alves Moreira em fevereiro de 2017. Diolino atuou na gestão do então prefeito José Augusto, o Guto (PT), quando ocorreram acusações de desvios de recursos. Segundo as investigações, o ex-secretário teria encomendado o crime depois de a vítima descobrir que ele desviou dinheiro da prefeitura e que participava de um esquema de venda ilegal de imóveis públicos municipais. Roberto Moreira presidia uma auditoria contábil na prefeitura. Ele foi morto em um bar, no centro de Condeúba. O servidor público estava acompanhado de um amigo, quando um homem chegou em uma motocicleta e atirou, fugindo em seguida. As investigações apontam que Diolino Filho encomendou a morte de Roberto Moreira porque a vítima revelou os crimes para algumas pessoas próximas. As investigações continuam em busca de mais envolvidos com o crime e também para garantir o cumprimento do mandado de prisão, que segue em aberto.

TSE aprova a criação do 33º partido político do Brasil Foto: Nelson Junior/Veja

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou, nesta terça-feira 10, a criação do partido Unidade Popular (UP). A legenda será a trigésima terceira com registro na Justiça Eleitoral. De acordo com o TSE, o novo partido cumpriu os requisitos exigidos pela lei, como apresentação de 497 mil assinaturas de apoiadores que não são filiados a nenhum partido. De acordo com a página da UP na internet, o partido é ligado a movimentos que atuam em defesa da moradia popular e propõe a nacionalização do sistema bancário, o controle social dos meios de produção e o fim do monopólio privado da terra. No campo da educação, os integrantes da UP defendem a educação pública gratuita em todos os níveis e o fim do vestibular e de qualquer processo seletivo. Com a aprovação, a Unidade Popular poderá participar das eleições municipais de 2020.

SSP-BA: Municípios do sudoeste baiano não registraram crimes contra a vida em 2019 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com levantamento feito pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), até o mês de novembro deste ano, 58 municípios baianos não registraram crimes violentos letais intencionais. Com 4.769 habitantes, a cidade de Maetinga não possui registro de crimes contra a vida há mais de seis anos. Lá, o último caso foi em julho de 2013. Em Rio Antônio, os crimes dessa natureza estão zerados há mais de cinco anos. Há três anos sem delitos, Ibiassucê, Rio de Contas e Érico Cardoso também celebram a paz. Policiais que atuam nas 58 localidades estão entre os beneficiados com o Prêmio por Desempenho Policial (PDP), pago na primeira quinzena de novembro após a queda de 6% no índice estadual de crimes contra a vida. Mais de 25,3 mil profissionais de segurança receberam a gratificação de cerca de R$ 40 milhões.

Salvador é o destino mais procurado para o Carnaval 2020 Foto: Marina Silva/Correio

A capital baiana é o destino doméstico mais procurado pelos brasileiros para o Carnaval 2020, segundo pesquisa realizada recentemente pela Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo). De acordo com o levantamento, a preferência dos brasileiros está em destinos ensolarados, musicais e com grande tradição.  De acordo com o Correio, logo após Salvador, aparece Recife e Rio de Janeiro. Já nos destinos internacionais, os mais buscados são Cancun, Orlando e Argentina.  “A Braztoa e suas associadas estão sempre atentas às movimentações do mercado e trabalham ouvindo e traduzindo as preferências e desejos dos seus clientes em viagens inesquecíveis”, nos disse o presidente da Braztoa, Roberto Hato Nedelciu.

TCM multa prefeita de Malhada de Pedras e determina ressarcimento de mais de R$ 16 mil Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), na última terça-feira (10), multou em R$ 2,5 mil e determinou um ressarcimento de R$ 16788,49, a prefeita Terezinha Baleeiro Alves Santos (PP), do município de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado. Segundo informou o TCM ao site Achei Sudoeste, o relator do parecer, conselheiro Raimundo Moreira, multou a gestora, em razão das irregularidades apontadas no relatório técnico do exercício financeiro de 2018. Ainda de acordo com a corte, o ressarcimento foi em decorrência da apresentação de processos de pagamentos desacompanhados de notas fiscais - não comprovando assim as despesas efetivadas. Além disso, foi determinado um ressarcimento de R$16.788,49, devido a apresentação de processos de pagamentos desacompanhados de notas fiscais - não comprovando assim as despesas efetivadas. A despesa com pessoal, ao final do exercício de 2018, alcançou o montante de R$ 10.777.270,81, correspondendo a 54,87% da receita corrente líquida, desrespeitando, assim, o percentual máximo de 54%. Todavia, a gestora ainda se encontra dentro do prazo de recondução. Em seu parecer, o conselheiro Raimundo Moreira apontou, como ressalvas, registros de impropriedades constantes no sistema SIGA, do TCM. Entre as falhas, a não inserção, inserções incompletas e/ou incorretas no sistema, inclusive envolvendo licitações e contratos. Apesar das irregularidades encontradas, as contas foram aprovadas com ressalvas. Cabe recurso da decisão.

De passagem por Brumado, ciclista do Rio Grande do Sul pedala em gratidão a Deus após obter cura Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Há sete anos na estrada, o ciclista Gilmar Edson de Azevedo saiu do Rio Grande do Sul evangelizando em gratidão a Deus por ter obtido uma cura. De passagem pela cidade de Brumado, ele conversou com o site Achei Sudoeste sobre sua trajetória de vida. Segundo ele, aos 53 anos, ele ficou fisicamente inutilizado depois de problemas no nervo ciático, obstrução arterial com iminência de amputação e um infarto. “É uma viagem protagonizada e proporcionada por Deus, que me deu a cura. Estou glorificando a cura que Ele me deu”, definiu. Apesar das dificuldades, o ciclista disse que está espiritualmente feliz seguindo os planos e os caminhos que Deus aponta para sua vida. “Obedeci a voz de Deus e peguei a bicicleta. Fiquei sadio das obstruções e segui adiante levando o testemunho, a palavra e a verdade de Deus. Para um homem que estava inutilizado só tenho a agradecer”, acrescentou. O atleta, que já percorreu mais de 100 mil km em todo país, fez questão de agradecer especialmente ao povo baiano, que, segundo ele, foi quem mais o acolheu e deu suporte, humano e financeiro, nesse período. Hoje, aos 59 anos, Gilmar dá o seu testemunho e convida a todos os “preguiçosos” para se juntar a ele na prática do pedal.

 Novo estudo revela benefício do jejum intermitente Foto: iStockphoto/Getty Images

Muitas pessoas começam a fazer dieta, como o jejum intermitente, para perder peso. Mas novo estudo mostra que manter uma alimentação restrita pode fazer bem à saúde de quem sofre com síndrome metabólica – condição que inclui uma série de problemas de saúde, como pressão alta, níveis elevados de açúcar no sangue, excesso de gordura corporal na região da cintura e níveis altos de colesterol. O estudo, publicado na revista Cell Metabolism, mostrou que evitar comer durante 14 horas reduz a pressão arterial e os níveis de colesterol, além de promover perda de peso e de gordura abdominal – desde que acompanhado pelas medicações indicadas para tratar essas doenças. Os pesquisadores explicam que o jejum intermitente ajuda a regular o ritmo circadiano – também conhecido como relógio biológico –, responsável por controlar os processos biológicos diários. Segundo a equipe, padrões alimentares irregulares podem interferir no ritmo circadiano e aumentar o risco de síndrome metabólica. Portanto, manter horários regulares para se alimentar pode evitar esse risco. Esses resultados são importantes já que a síndrome metabólica aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. “O metabolismo está intimamente ligado aos ritmos circadianos e, sabendo disso, fomos capazes de desenvolver uma intervenção para ajudar os pacientes com síndrome metabólica sem diminuir as calorias ou aumentar o exercício físico”, comentou Pam Taub, da Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos, ao Medical Daily.

Delegado fala sobre ataques de hackers a contas de WhatsApp em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última semana, vários usuários tiveram suas contas de WhatsApp clonadas na cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o delegado coordenador da 20ª Coorpin, Arilano Botelho, disse que o crime virtual tem acontecido com frequência e que os usuários devem ter muita cautela ao repassar, através do aplicativo, códigos recebidos via SMS. Segundo o delegado, possíveis atualizações só devem ser feitas em contato direto com a operadora e não propostas, aleatoriamente, por meio de códigos recebidos de terceiros. “Precisamos ficar atentos. Os bandidos estão se atualizando cada dia mais na modalidade dos golpes. Vamos ter mais cautela com as ligações que recebemos. Não entregar de mãos beijados os códigos que recebemos”, destacou. Botelho ainda explicou que, em caso de contato com a operadora, o código costuma ser enviado durante a própria ligação. No caso de ter a sua conta de WhatsApp clonada, o delegado coordenador afirmou que é preciso agir rapidamente desinstalando o aplicativo e reinstalando novamente no celular. “Com isso, o código do aplicativo vai chegar no seu número. A partir disso, você retoma o seu WhatsApp para você. Porém, em dez ou quinze minutos, o criminoso pode causar estrago”, afirmou.

Celular antes de dormir altera níveis de açúcar no sangue, mostra pesquisa Foto: Reprodução

A luz azul emitida pelos dispositivos já foi associada a prejuízo da visão e do sono. Agora, novo estudo indica que usar esses aparelhos durante a noite também pode aumentar os níveis de açúcar no sangue. Isso porque a luz azul interfere no funcionamento do ritmo circadiano (ou relógio biológico), responsável por controlar os níveis hormonais nos tecidos endócrinos. Ou seja, a iluminação durante a noite pode prejudicar a produção de insulina, hormônio que atua no controle do açúcar no sangue. “A luz azul à noite é um desregulador endócrino ambiental, mesmo em níveis que você pode considerar inofensivos, essa exposição pode desencadear uma série de problemas de saúde”, comentou Kathryn Russart, da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, ao Daily Express. Especialistas ressaltam que as pessoas devem manter a exposição à luz azul abaixo de cinco lux para garantir o bom funcionamento do ritmo circadiano. Usar celular, tablet ou assistir TV antes de dormir pode expor uma pessoa a 40 lux de luz. Isso significa que não podemos utilizar nenhum aparelho pelo menos uma hora antes de deitar. Mas ficar sem usar qualquer dispositivo eletrônico durante a noite pode ser muito difícil, não é mesmo? Talvez isso não seja necessário. Segundo especialistas é possível tomar algumas medidas para reduzir o contato com a luz azul no período noturno. Uma das sugestões é utilizar óculos de bloqueio de luz azul, que podem ser facilmente comprados pela internet.

34ª CIPM arrecada doações para Natal Solidário em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) está lançando em Brumado a campanha Natal Solidário. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Tenente Diego Muritiba explicou que a ação social visa ajudar famílias necessitadas em diversos bairros do município. No momento, a 34ª CIPM está arrecadando alimentos, brinquedos e roupas para que, no dia 24 deste mês, as doações sejam feitas à comunidade. Segundo o Tenente, as doações podem ser entregues diretamente na sede do comando, na Avenida Centenário, aos policiais das guarnições durante o patrulhamento nos bairros ou através do número (77) 9.9974-3882 para que as doações sejam coletadas no domicílio. “No dia 24, por determinação do comando, faremos as entregas em diversos bairros e várias comunidades serão beneficiadas. Por essa razão, conclamamos o apoio da sociedade, dos empresários, para que abracem essa causa. Uma causa solidária e que nos traz uma aproximação maior com toda comunidade brumadense”, destacou.

Operação Faroeste: PGR denuncia 3 juízes, 4 desembargadores e mais 8 por venda de sentença no TJ-BA Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Procuradoria Geral da República denunciou nesta terça-feira (10) quatro desembargadores, três juízes de primeira instância e mais oito pessoas suspeitas de envolvimento em suposto esquema de vendas de sentenças relacionadas à grilagem de terras no oeste da Bahia. Eles foram acusados dos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro. O caso é apurado na Operação Faroeste. Por decisão do relator do caso no Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Og Fernandes, seis magistrados já estão afastados de seus cargos. Agora, caberá a Og Fernandes notificar os acusados para apresentarem defesa e depois levar à denúncia à Corte Especial do STJ, que decidirá se eles viram ou não réus em uma ação penal. Não há prazo para isso. Veja os denunciados: Desembargadores: Maria da Graça Osório Pimentel; José Olegário Monção Caldas; Maria do Socorro Barreto Santiago e Gesivaldo Nascimento Britto. Juízes de Primeira Instância: Sérgio Humberto de Quadros Sampaio; Marivalda Almeida Moutinho e Márcio Reinaldo Miranda Braga. Supostos operadores e beneficiados: Antônio Roque do Nascimento Neves; Júlio César Cavalcanti Ferreira; Karla Janayna Leal Vieira; Adailton Maturino dos Santos; Márcio Duarte Miranda; Geciane Souza Maturino dos Santos; José Valter Dias e Joílson Gonçalves Dias.

3º Futebol Solidário é realizado com êxito na cidade de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A quarta edição do Futebol Solidário foi realizada na AABB, na cidade de Brumado, na última semana. O jogador Norberto Marinho, que atua pelo Esporte Clube, participou da iniciativa, que arrecada alimentos para doação a famílias carentes. Segundo ele, é gratificante poder ajudar as pessoas mais necessitadas. “Que a gente possa continuar evoluindo a cada ano nesse projeto”, destacou. No evento pela primeira vez, o jogador Alan Pinheiro, que joga no futebol japonês, disse que o principal é a causa social. Também atleta do Esporte Clube, William Farias declarou que foi muito bem recebido pelo público presente. “Com certeza, vou voltar outras vezes, sempre que for convidado”, contou. Veterano e astro do futebol baiano, Eudes Brilhante comemorou a sua participação no evento, que, segundo ele, rendeu muitas doações. "Foi um excelente evento", endossou. O goleiro Raí se mostrou grato por poder ajudar. “Foi uma grande festa. Esperamos poder voltar”, finalizou. O organizador da iniciativa, André Luiz, fez questão de agradecer aos jogadores presentes e ao público que prestigiou a iniciativa. Foram arrecadados cerca de 800 kg de alimentos que serão distribuídos posteriormente a famílias carentes da cidade.

STJ manda soltar Pezão, ex-governador do Rio de Janeiro Foto: Divulgação

Por três votos a zero, a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) mandou soltar nesta terça-feira (10) o ex-governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão. Dois dos cinco ministros da turma não votaram porque se declararam impedidos. Segundo o G1, Pezão está preso no Batalhão Especial Prisional (BEP), em Niterói, desde novembro do ano passado, quando ainda era governador. Ele é réu na Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, acusado de integrar esquema de corrupção chefiado pelo também ex-governador Sérgio Cabral, de quem foi vice. O advogado José Eduardo Cardozo, que falou em nome de Pezão na tribuna do STJ, também enviou a seguinte manifestação. “O STJ tomou uma decisão prudente e adequada à lei, uma vez que inexistiam razões para se manter a prisão preventiva. Tenho certeza que, ao final, ficará provado que o ex-governador é inocente, por não ser autor ou mesmo beneficiário de quaisquer atos ilícitos ocorridos no Rio de Janeiro”. Votaram pela soltura os ministros Rogério Schietti, (relator), Nefi Cordeiro e Laurita Vaz. Os ministros Antonio Saldanha e Sebastião Reis Júnior se declararam impedidos – os motivos não foram tornados públicos.

Brumado: Manelão comenta pesquisa, atual gestão e baixaria nas campanhas nas redes sociais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o pré-candidato à prefeitura municipal de Brumado, Emanoel Araújo Lima (Patri), o Manelão, considerou positiva a sua colocação em terceiro lugar na pesquisa de intenção de voto divulgada pela Séculus Análise e Pesquisa em parceria com o Bahia Notícias. Araújo aparece com quase 18% das intenções de voto, atrás do ex-prefeito Geraldo Azevedo (PP) e do atual gestor da cidade, Eduardo Vasconcelos (PSB). Manelão disse apenas que, se seu nome tivesse sido colocado à disposição dos entrevistados no cenário simulado, ele estaria concorrendo bem próximo aos demais candidatos. “Avalio a pesquisa como muito positiva porque nem mesmo comecei uma pré-campanha. Os demais pré-candidatos já vêm usando a mídia e as redes sociais para buscar um espaço”, completou.

Brumado: Manelão comenta pesquisa, atual gestão e baixaria nas campanhas nas redes sociais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Sobre o uso das mídias sociais nas campanhas, o empresário disse que muitos se beneficiam destas para promover picuinhas e baixarias na internet. Para se precaver de ataques virtuais e das famosas fakes news, Araújo informou que está respaldado por um corpo jurídico. “Acredito que, por nosso nome estar bem avaliado, já começaram alguns ataques. Vamos buscar fazer uma campanha justa, honesta e sem denegrir a imagem de ninguém. Com projetos para que Brumado tenha sucesso na escolha de uma pessoa que tenha realmente compromisso com o município”, frisou. Com relação à atual gestão, Manelão afirmou que, apesar de muitos avanços, o esporte, o lazer e a cultura foram deixados de lado. “Não é porque se fizer um carnaval em Brumado vai tirar o dinheiro da saúde. Pelo contrário, vai tirar dinheiro do carnaval para investir na saúde porque a festa tem retorno e renda”, criticou.

Mais uma vítima tem conta de WhatsApp hackeada em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A brumadense Marina Vieira da Silva, residente no Bairro Malhada Branca, também teve a sua conta de WhatsApp hackeada no último final de semana. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela contou que, no início, achou que se tratava de um problema no aparelho. “Eu começava a enviar uma mensagem para o meu contato e essa mensagem estava sendo reenviada pra mim. Alguns números com prefixo estranho também passaram a me chamar no privado e pedir foto. Comecei a cair em grupos que não tinha ninguém conhecido”, relatou. Apesar dos transtornos, Marina afirmou que só depois que viu as matérias do site denunciando o crime virtual é que se deu conta de que o seu WhatsApp havia sido clonado. “Foram enviadas mensagens para outras pessoas como se fosse eu. Passei por uma situação complicadíssima. Assim que eu fiquei a par da situação, mandei mensagem para os meus contatos informando que havia criado outra conta”, afirmou. A brumadense ainda irá registrar uma queixa sobre o ocorrido.

Dom Basílio: Homem tem cabeça e braços decepados após caminhão colidir com motocicleta na BA-148 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem identificado como Gonçalo Ramos Silva, 51 anos, morreu na noite da última terça-feira (10), em um acidente na BA-148, na cidade de Dom Basílio, a 54 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, o acidente aconteceu por volta das 22h. De acordo com testemunhas, Gonçalo pilotava sua motocicleta na rodovia, quando um caminhão com placas de Rio do Antônio, acabou colidindo frontalmente com seu veículo, nas proximidades da Barragem do Rio Paulo. Devido ao impacto, Silva teve a cabeça e os braços decepados. O motorista do caminhão evadiu-se do local. A Polícia Militar registrou a ocorrência. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia. O Corpo de Ramos foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para ser necropsiado. Gonçalo era morador da comunidade Alto do Rosário, em Dom Basílio.

Brumado: RHI Magnesita informa investimentos de R$ 40 milhões em 2019 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após o presidente da RHI Magnesita na América do Sul, Francisco Carrara, afirmar que a “mina de Brumado tem um viés extremamente estratégico para indústria nacional”, a empresa, questionada pelo site Achei Sudoeste, divulgou os investimentos realizados na cidade em 2019. A RHI Magnesita informou que tem um forte compromisso com o desenvolvimento econômico, social e sustentável de Brumado. “Ao longo dos últimos anos, apoiamos diversas iniciativas no município, por meio de investimentos sociais, que somaram mais de R$ 2 milhões somente em 2019. Além disso, geramos empregos e potencializamos o crescimento da região ao investir cerca de R$ 40 milhões na modernização das nossas instalações na cidade”. A empresa ainda destacou a conservação da biodiversidade diante da recuperação de áreas. “A RHI Magnesita desempenha também um papel importante na conservação da biodiversidade local, com uma área total de 3.761 hectares preservadas. Contamos ainda com um Programa de Recuperação de Áreas que, nos últimos quatro anos, recuperou 190 mil m² - o equivalente a aproximadamente 19 campos de futebol”. Por fim, salientou que suas ações são alicerçadas na inovação, na transparência e na maior proximidade com as comunidades do entorno.

Arquivo