Achei Sudoeste

22 Set 2021 - 00:00h

Na segunda-feira (20), durante sessão na Câmara de Vereadores, Danilo Dias utilizou a Tribuna Livre representando os cuidadores de creche do Município para denunciar o processo de precarização da categoria. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que faltam profissionais qualificados nas creches, com a devida formação, material didático e jogos educativos para atendimento da primeira infância, além de melhor estrutura física. “A gente fica com a criança o dia inteiro. Damos banho, auxiliamos na alimentação, nas atividades pedagógicas, nas brincadeiras. É muita coisa pra fazermos e pouca estrutura no sentido amplo pra realizarmos de modo saudável e eficiente esse trabalho”, salientou. Dias também relatou que há desvio de função entre os cuidadores, na medida em que muitos estão atuando como pedagogos sem a devida regulamentação. “Deveríamos ser regulamentados como trabalhadores da educação, visto que trabalhamos dentro de um espaço educacional diretamente com as crianças. O Município não nos vê nesse aspecto, talvez por querer mão de obra barata. Não sei o que acontece, mas somos muito desvalorizados”, cobrou. As reivindicações já foram levadas ao conhecimento da Secretaria Municipal de Educação, porém, segundo Dias, a categoria tem sido ignorada e tratada com indiferença nesse sentido.

21 Set 2021 - 18:35h

Uma batida entre ônibus e um carro deixou quatro mortos e 16 feridos na MG-122, zona rural de Francisco Sá (MG), nesta terça-feira (21). A suspeita da Polícia Militar Rodoviária é de que o condutor do carro perdeu o controle da direção e invadiu a contramão. O impacto foi tão forte que peças do veículo foram arremessadas a mais de 100 metros de distância. O ônibus seguia de Osasco (SP) para Abaíra (BA) e levava 41 passageiros. Segundo o Corpo de Bombeiros, as quatro pessoas que morreram estavam no automóvel e eram de Macaúbas, a 199 km de Brumado. Os nomes delas não foram divulgados. Com a batida, as mulheres foram ejetadas do veículo e o motorista ficou preso às ferragens. A ocorrência mobilizou várias equipes de resgate da região. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 16 pessoas foram levadas para hospitais do Norte de Minas Gerais. Para retirar parte dos passageiros do ônibus, os militares tiveram que criar um acesso pela janela com o uso de uma escada prolongável.

 De acordo com o Samu, o motorista do ônibus e um passageiro, que estavam mais graves, foram socorridos para a Santa Casa de Montes Claros. O primeiro apresentava fraturas, um corte na cabeça e trauma abdominal. O segundo teve traumatismo cranioencefálico. A assessoria de comunicação da Santa Casa informou que recebeu 10 pacientes, sendo um grave e os demais estáveis. A assessoria do Hospital Universitário, em Montes Claros, disse que recebeu três, todos estáveis. O Hospital Regional de Janaúba afirmou que recebeu três pessoas, duas já tiveram alta e uma aguarda para realizar tomografia computadorizada. O chefe de fiscalização do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) esteve no local do acidente e informou que a empresa de ônibus tem autorização para fazer o transporte de passageiros de SP para BA. A empresa providenciou um outro veículo e as pessoas que não se feriram seguiram viagem. O trânsito precisou ser interrompido, mas já foi liberado no local. As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.

21 Set 2021 - 18:30h

Familiares e amigos prestam o último adeus ao comunicador e jornalista Daniel Machado Simurro, de 58 anos, durante o velório, que acontece na Câmara de Vereadores, na tarde desta terça-feira (21). Simurro faleceu na madrugada, vítima de um aneurisma da aorta (veja aqui). Presente na cerimônia, o ex-vereador José Ribeiro Neves (PT) lembrou ao site Achei Sudoeste que, há mais de 20 anos, Machado contribuía com o progresso da cidade através da comunicação. “Tivemos uma relação de muito respeito. Falava sempre com ele. Nesse final de semana, inclusive, nós conversamos. Fomos pegos de surpresa com a sua morte, mas a vida é assim”, lamentou. Como político, Neves agradeceu por Simurro ter feito parte de sua trajetória. 

Companheiro de vários momentos do jornalista, o comunicador Carlos Alberto Silva, o Kaká, teceu inúmeros elogios ao amigo. “Daniel foi um cara espetacular. Ele deixa um legado incrível. Quando ele veio pra Brumado, fortalecemos os nossos laços”, afirmou. Para Kaká, o jornalismo nunca mais será o mesmo no município após a passagem de Simurro. “Ele era um cara diferenciado, com uma visão anos luz na escrita. Ele era incomparável, com uma alma sensacional. Vai deixar muita saudade”, acrescentou. Já o empresário e sócio de Daniel, Laércio Moraes contou que irá sempre se recordar do profissionalismo, dedicação e da amizade de Daniel. “Ele que fez surgir o Brumado Urgente. Ele abraçou essa causa comigo. Tinha amor pela escrita, com um jeito característico e peculiar”.

21 Set 2021 - 16:30h

Um jovem motociclista de 19 anos morreu atropelado, ao dar carona para uma mulher na cidade de Sento Sé, no norte da Bahia, no domingo (19). Essa mulher estava saindo de um bar e fugia da esposa do suposto amante, no povoado de Andorinhas. De acordo com a delegacia da cidade, o crime foi cometido pela esposa do homem, que não teve nome divulgado. Ela está sendo procurada pela polícia, nesta terça-feira (21). Segundo o G1, a polícia detalhou que a suspeita chegou em um bar e encontrou o marido com outra mulher. Houve uma discussão entre os três e a suposta amante tentou fugir. Ao sair do estabelecimento, ela abordou o jovem Lucas Freitas da Paixão e pediu para que ele a tirasse do local. Os dois não se conheciam, e Lucas resolveu prestar o favor a ela. A esposa do homem seguiu os dois em um carro e arremessou o veículo contra a moto de Lucas, atropelando a dupla. A suspeita fugiu em seguida. O jovem se feriu gravemente e morreu ainda no local, já a mulher teve ferimentos leves. Não há detalhes sobre o estado de saúde dela. Segundo o delegado que investiga o caso, um inquérito vai ser instaurado para investigar o caso. O marido da suspeita será ouvido, bem como a suposta amante. O corpo de Lucas será enterrado na manhã desta terça, na localidade de Itapera, onde a família dele mora.

21 Set 2021 - 16:00h

Nesta segunda-feira (20), a empresa Azul Linhas Aéreas realizou um voo inaugural do aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, para o Aeroporto Isaac Moura Rocha, em Guanambi, a 141 km de Brumado. O avião modelo ATR-72-600 chegou ao município por volta de 15h, com diversos passageiros e autoridades de Guanambi, além de representantes da Azul. Os voos de Guanambi têm bilhetes a partir de R$ 259,80. Inicialmente, a companhia irá operar às segundas, quartas, sextas e domingos. Todas as ligações serão cumpridas com as aeronaves ATR 72-600, com capacidade para até 70 passageiros.

21 Set 2021 - 15:30h

As máscaras na pandemia se tornaram um equipamento indispensável para nossa proteção diária. Mas com o avanço da vacinação logo voltaremos a nos cumprimentar com um abraço, a rever nossas expressões, e principalmente expor os nossos sorrisos. E o seu sorriso? Estará preparado para este momento?  Venha fazer sua avaliação na Dom Odontologia Premium. A clínica funciona na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 570 - 1º andar. Os telefones são (77) 3441-0728 e (77) 98108-8430 (WhatsApp).

21 Set 2021 - 15:00h

Através de indicação, o vereador Amarildo Bomfim (PSB) solicitou do Executivo a adequação da enfermaria de observação pediátrica no pronto socorro do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Em sua justificativa, o parlamentar destacou que a observação pediátrica funciona de forma inadequada em um box, sendo separado da ala de pacientes graves apenas por uma cortina, o que descumpre os protocolos estabelecidos pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). “Além da adequação na estrutura, a sala de observação pediátrica necessita ser equipada devidamente com o objetivo de proporcionar um ambiente mais amplo, seguro e adequado”, enfatizou. Bomfim ainda citou que o local necessita de leitos individuais, poltronas para acompanhantes, banheiro privativo com fraldário, guarda volume e maca fixa para que os pediatras possam realizar anamnese com melhor acolhimento. “Realizadas essas e outras adequações, o acompanhante poderá ficar com a criança em tempo integral, tendo um atendimento completo e humanizado”, defendeu.

21 Set 2021 - 14:30h

Mais dez casos, incluindo uma morte, causada pela variante Delta da Covid-19 foram identificados na Bahia. As amostras foram analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA). De acordo com a Secretaria da Saúde do estado (Sesab), os novos casos foram identificados em pacientes de Senhor do Bonfim (2), Sapeaçu (1), Conceição do Almeida (1), Salvador (2), Vereda (1), Medeiros Neto (2) e Vitória da Conquista (1). A idade dos pacientes varia de 1 a 45 anos. São três homens e sete mulheres. Com estes novos registros, o estado chega a 14 casos da variante, com dois óbitos. Os quatro primeiros foram identificados em residentes dos municípios de Feira de Santana, Vereda e Prado, além de um tripulante de um navio ancorado em Salvador. O Lacen apontou que apesar da detecção desses novos casos da Delta, a variante Gamma (antiga P.1, identificada pela primeira vez em Manaus) ainda é responsável por quase 80% das infecções no estado.

21 Set 2021 - 14:00h

Quem não votou, justificou a ausência em três eleições consecutivas ou deixou de comparecer à revisão eleitoral teve o título de eleitor cancelado. Em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, 4173 eleitores estão nessa situação por não terem feito o cadastramento biométrico. Na região, outras cidades também se destacam pelo alto número de títulos cancelados. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a regularização do documento é imprescindível para garantir o voto em 2022, bem como para que o cidadão possa ser empossado em concurso público, entre outras consequências. O prazo para resolução da pendência é até 4 de maio de 2022, data em que o cadastro eleitoral será fechado.

21 Set 2021 - 12:00h

Uma criança de 4 anos está internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Vitória da Conquista após ser picada por um escorpião. A menina foi ferida em sua residência na comunidade de Baraúna, na zona rural de Érico Cardoso, a 144 km de Brumado, na última quinta-feira (16). Ela foi socorrida pelos pais e encaminhada até a UPA 24 Horas de Livramento de Nossa Senhora, de onde foi transferida para a unidade de cuidados intensivos. No local, permanece sedada devido à gravidade do seu caso.

21 Set 2021 - 11:30h

Um homem foi preso por agredir e golpear a ex-companheira usando uma garrafa de vidro. O suspeito foi detido na segunda-feira (20), em Salvador, no bairro de Plataforma. Segundo a Polícia Civil, a vítima ficou cega. O crime aconteceu em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, no mês de agosto. Por causa das agressões, a mulher ficou com diversas marcas de cortes. A polícia detalhou que ela teve lesões no olho esquerdo, cabeça, seios, pescoço, colo e rosto. Na época do crime, a vítima foi levada para um matagal e mantida em cárcere privado, enquanto ainda estava ferida. Ela só foi encontrada dois dias após a agressão. Os pais do agressor também foram presos, porque colaboraram com o cárcere da mulher. Ainda de acordo com a polícia, os dois medicaram a vítima por conta própria, o que fez com que ela perdesse a visão. O agressor está à disposição da Justiça em Salvador e os pais dele estão detidos em Santo Amaro.

21 Set 2021 - 11:00h

No próximo dia 23, o contrato da UTI Covid de Brumado será encerrado com o Governo do Estado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde da cidade, Cláudio Feres, informou que o estado já sinalizou que não tem mais interesse em renovar o contrato, tendo em vista o atual cenário da pandemia na região. Hoje, de acordo com o último boletim epidemiológico, não há pacientes internados na unidade. Feres adiantou que o Município está negociando com o Governo Estadual a possibilidade de manter a UTI para atendimento ao público geral. “Seriam mais 10 leitos de UTI adulto para Brumado. O hospital ficaria com 20 leitos de UTI adulto e 10 leitos de UTI neonatal. Isso é uma vontade da administração, do nosso prefeito. Estamos trabalhando, mas ainda em fase de negociação”, declarou.

21 Set 2021 - 10:30h

Vinte governadores divulgaram nota na qual afirmam que o aumento do preço da gasolina é um “problema nacional” e não das unidades da federação. A carta é uma resposta às acusações do presidente Jair Bolsonaro, que culpa os estados pelo aumento do preço do combustível. Na carta, os governadores afirmam que, embora o preço do combustível tenha registrado aumento superior a 40% nos últimos 12 meses, nenhum estado aumentou nesse período o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), um dos tributos que incidem sobre a gasolina. “Falar a verdade é o primeiro passo para resolver um problema”, escreveram os governadores, entre os quais aliados de Bolsonaro como Claudio Castro (Rio de Janeiro), Romeu Zema (Minas Gerais) e Ronaldo Caiado (Goiás). “Os Governadores dos Entes Federados brasileiros signatários vêm a público esclarecer que, nos últimos 12 meses, o preço da gasolina registrou um aumento superior a 40%, embora nenhum Estado tenha aumentado o ICMS incidente sobre os combustíveis ao longo desse período. Essa é a maior prova de que se trata de um problema nacional, e, não somente, de uma unidade federativa. Falar a verdade é o primeiro passo para resolver um problema”, diz a íntegra da nota. Sete governadores não assinaram a carta: Carlos Moisés (Santa Catarina); Ratinho Júnior (Paraná); Mauro Carlesse (Tocantins); Marcos Rocha (Rondônia); Antonio Denarium (Roraima); Wilson Lima (Amazonas); e Gladson Cameli (Acre).

21 Set 2021 - 10:00h

Embora esteja sendo construído com recursos do Governo do Estado, o campo da Escola Municipal Idalina foi murado pela prefeitura e pode ficar restrito à unidade de ensino. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de educação, João Nolasco, relatou que a Administração está tendo dificuldades com a pega do gramado do campo, bem como com o abastecimento de água no local. Por conta da situação, o secretário sinalizou que o campo poderá deixar de atender aos babas comunitários. “O pessoal tem que entender que um campo gramado não tem condições de ser liberado para bater baba todo dia. Não tem grama que aguente, mas é muito cedo ainda para tomarmos qualquer atitude e dar qualquer resposta à comunidade. Na hora certa, vamos informar a comunidade como será conduzido o uso do campo”, declarou. Vale lembrar que o campeonato do Bairro São Félix, realizado há 50 anos, acontece tradicionalmente no campo. 

21 Set 2021 - 09:30h

Pai e madrasta foram presos suspeitos de espancar uma menina de 4 anos, em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital. A criança precisou ser hospitalizada porque estava com ferimentos em várias partes do corpo e até com um braço quebrado. Conforme o Conselho Tutelar, ela perdeu a mãe para a Covid-19 há quatro meses. De acordo com o G1, a denúncia de agressão foi feita pelo próprio pai da criança à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), na quinta-feira (16), após a irmã dele o alertar sobre os machucados. No entanto, enquanto o homem acusava a companheira de agredir a menina, a madrasta o acusou do mesmo. Assim, ambos acabaram presos. “A DPCA vai apurar as circunstancias desse delito, seja através de diligências, ouvindo testemunhas, [...] qualquer um que possa contribuir para a elucidação. As investigações vão individualizar a conduta de cada um: pai e madrasta”, explicou a delegada Bruna Coelho. Como os nomes dos suspeitos não foram divulgados, o G1 não conseguiu localizar a defesa deles para que se posicionasse sobre o caso. Após a denúncia, a Polícia Civil localizou a criança e a submeteu a um exame médico. O profissional de saúde indicou que a paciente precisava de atendimento hospitalar. A menina foi encaminhada para o Hospital de Urgências Governador Otávio Lages de Siqueira (Hugol), em Goiânia. Segundo relatos do Conselho Tutelar e da Polícia Civil, a menina tinha hematomas novos e antigos. Como o braço direito dela estava fraturado, precisou passar por uma cirurgia.

21 Set 2021 - 08:35h

A imprensa brumadense e regional está em luto, pois morreu, na madrugada desta terça-feira (21), no dia do radialista, o comunicador e jornalista Daniel Machado Simurro, de 58 anos. De descendência ítalo-brasileiro (pai italiano e mãe brasileira), paulistano de nascimento e brumadense por opção, Simurro chegou em Brumado em meados da década de 1990, onde se estabeleceu, ganhando notoriedade no comando de um programa gospel transmitido pela Rádio Alternativa FM. Depois migrou para o jornalismo, área em que teve papel fundamental no início da mídia online local, dando os primeiros dedilhados no pinga-fogo da política, na época, na Brumado Net. Isso no período em que a internet ainda buscava a sua popularidade, antes mesmo do surgimento dos notebooks e outras mídias e aplicativos da atualidade. O jornalista também já atuou no site Achei Brumado, que hoje é Achei Sudoeste. Também foi um dos primeiros a encabeçar o projeto de lançamento de uma TV web na cidade, tendo atuado na produção de vários vídeos com reportagens diversas enquanto atuou na rede de comunicação da emissora Alternativa FM. Daniel teve passagem por vários outros veículos de comunicação em Brumado, e também fez assessoria de comunicação para os governos de Edmundo Pereira Santos e Eduardo Lima Vasconcelos, bem como, em algumas ocasiões, para a Câmara de Vereadores. Muito centrado, Machado tinha facilidade na redação das matérias que polemizavam os bastidores da política local, que também trazia um pouco de irreverência e sarcasmo, o que lhe atraia, além de admiração, alguns desafetos momentâneos. Daniel também foi escritor correspondente de vários outros veículos de comunicação da região. Em 2019, sob indicação do então presidente da casa legislativa, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (DEM), ele recebeu o título de Cidadão Brumadense, principal condecoração concedida pela Câmara de Vereadores a imigrantes que escolhem e contribuem com o progresso da nossa cidade (veja aqui). No início da tarde da última segunda-feira (20), ele sofreu um mal súbito, tendo sido socorrido por vizinhos após ter gritado por socorro. Na ocasião, ele estava com sua mãe, uma idosa de 90 anos, portadora de Alzheimer. Deu entrada no Hospital Professor Magalhães Neto ainda consciente, porém seu quadro clínico se agravou e precisou ser intubado. Os médicos descobriram que Simurro sofreu um aneurisma da aorta (dilatação da principal artéria do corpo, responsável pela condução do sangue bombardeado pelo coração), não resistiu e veio a óbito às 4h desta terça-feira (21). Simurro deixa 4 filhos. A equipe do site Achei Sudoeste lamenta e presta condolências à família diante de tamanha fatalidade. O velório acontece na Câmara de Vereadores, e o sepultamento está marcado para às 16h no Cemitério Jardim Santa Inês. 

21 Set 2021 - 08:30h

45% dos brasileiros têm atualmente alguma dívida ou conta atrasada, mostra pesquisa Datafolha realizada de 13 a 15 de setembro. Os outros 55% estão com essas obrigações em dia. De acordo com o levantamento, dívidas atrasadas com cartão de crédito foram citadas por 25% dos entrevistados. Conta de luz em atraso, por 22%. De água, por 16%. O cartão é historicamente a modalidade de crédito bancário com maior nível de inadimplência. Já a conta de energia elétrica subiu 21% nos 12 meses encerrados em agosto, mais que o dobro do índice de inflação ao consumidor (IPCA), em quase 10%. Em grande parte, por conta do acionamento de usinas termelétricas, que são mais caras, para compensar a falta de geração hidrelétrica provocada pelo baixo nível dos reservatórios do país. Outras despesas incluídas no questionário aparecem com os seguintes percentuais: aluguel ou prestação de imóvel, 11%; gás, 8%; mensalidade de escola ou faculdade, 6%; prestação de automóvel ou motocicleta, também 6%; plano de saúde, 5%. Segundo a pesquisa, as mulheres (49%) estão mais endividadas que os homens (40%), e os pretos (53%) mais que os brancos (35%). Também se destaca o percentual de inadimplentes entre desempregados à procura de emprego (62%), assalariados sem registro (50%), pessoas de 25 a 44 anos (53%) e aquelas com renda de até dois salários mínimos (54%). Por região, a taxa mais alta está no Norte/Centro-Oeste (53%), seguido por Nordeste (48%), Sudeste (42%) e Sul (36%).

21 Set 2021 - 08:00h

Em Brumado, muitos munícipes se queixam que não estão encontrando uma série de medicamentos na Farmácia Básica. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, justificou que a empresa vencedora da licitação não entregou um dos lotes de medicamentos adquiridos para a Farmácia Básica. “Tivemos que notificar e multar a empresa. Infelizmente, nesses últimos três meses, ficamos desabastecidos. Não foi por uma irresponsabilidade nossa, muito pelo contrário, foi uma irresponsabilidade da empresa, que ganhou e não entregou o lote”, afirmou. Nesta segunda-feira (20), uma nova licitação foi realizada para garantir a aquisição do referido lote de medicamentos. Após a realização de todos os trâmites necessários, o secretário acredita que, até o dia 10 de outubro, os medicamentos sejam entregues na Farmácia Básica, normalizando assim a distribuição gratuita dos mesmos aos pacientes cadastrados na unidade. “Pedimos desculpas à população. O prefeito sempre nos deu total condição para garantir o fornecimento de medicamentos na Farmácia Básica, mas, por conta de uma irresponsabilidade de uma empresa, ficamos sem condições. Peço compreensão às pessoas”, completou.

21 Set 2021 - 07:00h

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou nesta segunda-feira (20), durante uma live com a impressa regional, a elevação da Barragem de Cristalândia, em Brumado. De acordo com o chefe do executivo baiano, o governo estadual publicará a licitação para a obra ainda neste semestre. Para Costa, Brumado é importante e seu governo dará toda a atenção para o município e a região. Atualmente, a capacidade de armazenamento do manancial é de 17 milhões de m³ de água e abastece, além de Brumado, a cidade de Malhada de Pedras. Projetos em andamento visam também os abastecimentos de Tanhaçu e Ituaçu.