Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
11/2019
fechar

Brasil registra queda de 22% nas mortes violentas em 9 meses Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Brasil teve uma queda de 22% no número de mortes violentas registradas nos nove primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2018. É o que mostra o índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Somente em setembro, houve 3,3 mil assassinatos, contra 4,1 mil no mesmo mês do ano passado. Já no período que engloba os nove meses, foram 30.864 mortes violentas — 8.663 a menos que o registrado de janeiro a setembro de 2018 (39.527). A tendência de queda nos homicídios do país tem sido mostrada pelo G1 desde o balanço de 2018 – a maior queda dos últimos 11 anos da série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com 13%. Já no 1º semestre deste ano, a queda foi de 22% – percentual que se mantém. O número de assassinatos, porém, segue alto. São quase 5 mortes a cada hora, em média. O levantamento faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Brumado:  Sem oxigênio nos cilindros em casa, pacientes são transferidos para o hospital Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Muitas famílias procuraram o site Achei Sudoeste reclamando que estariam desassistidas devido à falta de oxigênio para abastecer os cilindros dos pacientes com doenças respiratórias. Os pacientes tiveram de ser transferidos para o Hospital Professor Magalhães Neto, ao invés de continuar o tratamento em casa, em decorrência do problema. Em entrevista ao site, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, explicou que o estoque de oxigênio zerou por conta do aumento da demanda. “Já estamos em contato com a empresa, até amanhã o nosso estoque volta ao normal. Pedimos uma ampliação dos torpedos. A demanda aumentou, fugiu um pouco do controle, peço desculpas às famílias dos pacientes que necessitam de oxigênio”, declarou. Até que a situação seja normalizada, o secretário informou que os pacientes estão tendo toda assistência no Hospital Municipal. Hoje, em torno de 10 a 15 pessoas fazem uso dos cilindros de oxigênio em casa em Brumado.

“Morreu em meus braços”, diz mãe do bebê que esperou atendimento por 40 minutos em Itabuna Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

“Ninguém deixou eu entrar. Meu filho morreu em meus braços, isso dói demais. Quando foram me atender, meu filho já tava morrendo. Estou muito mal, dói demais isso”, disse a mãe do bebê de 9 meses que morreu após esperar 40 minutos para ser atendido no Hospital Manoel Novaes, na cidade de Itabuna, sul da Bahia. O caso aconteceu no início da manhã desta segunda-feira (25). O menino se chamava Levi. Segundo a mãe dele, Bisma Nonato Alves, de 21 anos, a criança começou a passar mal no domingo (24). O bebê foi atendido inicialmente no Hospital Arlete Magalhães, em Pau Brasil, cidade onde morava com a família na reserva indígena de Caramuru Paraguassu. A criança chegou na unidade de saúde com quadro de pneumonia. Segundo Bisma, o hospital tentou liberação para o atendimento em Itabuna, mas não conseguiu. Ele foi encaminhado para a Maternidade Ester Gomes, mas, por não conseguir atendimento, foi levado pela família para o Hospital Manoel Novaes.

No Dia da Baiana do Acarajé, Dona Dete parabeniza todas as baianas de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em 25 de novembro, é celebrado em toda Bahia o Dia da Baiana do Acarajé. Referência no município de Brumado, a Baiana Dete do Acarajé falou sobre a data ao site Achei Sudoeste. “É um dia muito importante para mim e minhas colegas. Já estou com 42 anos vendendo acarajé, vivo muito feliz, gosto demais da minha profissão”, destacou. Dona Dete disse que começou a vender as iguarias quando a cidade completou 100 anos e, mesmo passado tanto tempo, ainda se sente realizada fazendo o que ama. “Parabéns para minhas colegas, todas trabalham muito bem. Os bolinhos são abençoados, foi Deus que mandou pra gente, virou tradição”, declarou. Através da iniciativa da vereadora Ilka Abreu (PR), a Câmara de Vereadores de Brumado homenageou as baianas locais pela passagem da data.

Ex-prefeito Sílvio Maia lança pré-candidatura e critica atual administração em Aracatu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O ex-prefeito da cidade de Aracatu, Sílvio Maia (PR), o Silvinho, lançou a sua pré-candidatura para prefeitura de Aracatu em 2020. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Maia disse que está se reunindo com o seu grupo político em busca de união para disputa do pleito. “Estamos precisando de união para tentar tirar a prefeitura das mãos daquelas pessoas que só querem desgastar o nosso município. Precisamos nos unir para ganhar as eleições”, afirmou. Questionado sobre o atual momento administrativo da cidade, o ex-prefeito considera o pior possível. “Aracatu chegou a uma situação que não vejo como melhorar nessa administração. É por isso que precisamos mudar pra gente conseguir fazer o serviço que fizemos quando fomos prefeito”, reforçou.

Solidário ao Hospital do Amor e à Caase, Brumado leva multidão à Caminhada Passos Que Salvam Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Neste domingo (24), a 4ª Caminhada Passos que Salvam levou uma multidão às ruas de Brumado. A população abraçou, mais uma vez, a causa em apoio ao Hospital do Amor e à Casa de Apoio dos Amigos da Saúde (Caase), em Barretos. A caminhada saiu da Avenida Centenário com destino à Praça Coronel Zeca Leite, onde foram realizados shows com artistas locais. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Eduardo Silva, que faz parte da comissão da Caase, disse que o evento bateu recorde de público. “Brumado está de parabéns, estou emocionado. Quero agradecer a toda a comissão organizadora. Os brumadenses abraçaram o projeto da Caminhada Passos que Salvam rumo ao tratamento do câncer infanto-juvenil. Uma maravilha! Garanto a vocês que, de longe, esta é a maior caminhada que está sendo feita em prol do Hospital do Câncer de Barretos em todo Brasil”, declarou.

Solidário ao Hospital do Amor e à Caase, Brumado leva multidão à Caminhada Passos Que Salvam Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um dos grandes colaboradores da iniciativa, o empresário Carlos Sobrinho afirmou que está bastante satisfeito com os resultados obtidos com o projeto. “Não esperava tudo isso. Não esperava toda essa grandeza, mas, com o apoio da população de Brumado e toda região, ainda vamos crescer muito mais”, destacou. O evento contou com a segurança da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Guarda Civil Municipal (GCM) e Tiro de Guerra 06/024 durante o percurso do cortejo e na festa. Nesta edição, foram batidos recordes nas vendas dos kits e no público da caminhada.

Jorge Jesus recebe o título de cidadão do Rio de Janeiro Foto: Getty Images

O técnico português Jorge Jesus, do Flamengo, recebeu na manhã desta segunda-feira o título de cidadão honorário da cidade do Rio de Janeiro, pelas conquistas da Taça Libertadores da América e do Campeonato Brasileiro. Ele chegou à Câmara de Vereadores ao local ao lado de familiares. O evento contou com a presença do presidente Rodolfo Landim, Rodrigo Dunshee, vice-geral, Luiz Eduardo Baptista, vice de relações externas, e de Reinaldo Belotti, CEO. A inciativa foi do vereador e ex-jogador do Flamengo, Felipe Michel. Landim agradeceu ao treinador por ter aceitado a proposta de comandar o Flamengo. “Homenagem mais do que justa. Não só pelos resultados do Flamengo, mas por características pessoais que o torna uma pessoa diferenciada. Mais importante é a intensidade que ele tem no trabalho dele e ao nível de detalhe. São características de um líder. Uma felicidade contar com você aqui no Rio de Janeiro e ter aceitado esse desafio de sair do conforto de Portugal e chegar para conseguir resgatar o orgulho de uma verdadeira nação. O que estão fazendo aqui é muito pouco para pagar o carinho e admiração que temos por você”, disse o presidente Rodolfo Landim.

Brumado: Atendendo no Centro Médico São Gabriel, Ricardo Ferraz destaca a importância do exame de próstata Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, o Centro Médico São Gabriel está engajado na campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o médico urologista Ricardo Ferraz destacou a importância de os homens realizaram, anualmente, o exame de próstata. “O câncer de próstata é o segundo que mais mata homens no mundo inteiro. São em torno de 60 mil casos de câncer de próstata ao ano e cerca de 13 mil mortes em decorrência da doença. Uma doença que é previsível, que você tem a capacidade de tratar desde quando descoberta precocemente”, afirmou. O médico reforçou que os pacientes acima de 45 anos, com histórico familiar, ou acima de 50 anos, caso não tenham histórico, devem procurar um urologista para fazer os exames preventivos. Sobre as causas da patologia, o especialista chamou a atenção para a questão genética e para o cultivo de hábitos não saudáveis, como o tabagismo. “A gente preconiza uma vida saudável: sair do sedentarismo, evitar gordura, principalmente de carne vermelha, ter uma alimentação saudável e praticar atividade física. O principal fator de câncer, não só de próstata, é o cigarro”, acrescentou. Ferraz ainda declarou que, se descoberto precocemente, o câncer de próstata tem até 100% de chance de cura. “Portanto, procure um especialista e faça a sua prevenção”, reiterou.

Mercado financeiro eleva a previsão do PIB para 0,99% em 2019

Economistas consultados pelo Banco Central elevaram a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano. Segundo o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira, 25, a economia brasileira deve avançar 0,99%. A estimativa anterior era de avanço de 0,92%. De acordo com a Veja, apesar da melhora, a previsão do PIB para 2019 ainda é menor que o resultado dos últimos dois anos: em 2017 e 2018, a economia brasileira cresceu 1,3% e 1,1%. O PIB é a soma de todos os bens e serviços feitos no país. Para 2020, o mercado financeiro também aumentou a projeção de crescimento, de 2,17% na semana passada para 2,20%.  O relatório divulgado nesta segunda-feira também traz revisão na expectativa de inflação para esse ano. Segundo o Focus, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve encerrar o ano em 3,46%, na semana passada a estimativa era de 3,31%. A expectativa segue abaixo da meta central, de 4,25%. O intervalo de tolerância do sistema de metas varia de 2,75% a 5,75%. Para 2020, o mercado financeiro manteve em 3,60% sua previsão. No próximo ano, a meta central de inflação é de 4%, tendo tolerância entre 2,5% e 5,5%.

Hemoba de Brumado faz campanha regional no dia do doador de sangue Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira, 25 de novembro, é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue e, em Brumado, o Hemoba está promovendo uma ação especial. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a enfermeira Jozelma Souza, disse que, durante o dia de hoje, a instituição está oferecendo um lanche especial aos doadores a fim de fidelizá-los ao serviço. A intenção, segundo ela, é fazer com que o estoque esteja sempre com nível satisfatório de sangue. No momento, Márcia Passos, diretora da instituição, informou que o Hemoba funciona com estoque mínimo. “A gente precisa de doador voluntário e fidelizado. Temos mantido esse estoque mínimo, mas muito por conta das doações de reposição, que não é o melhor pra unidade. O melhor é que a população venha voluntariamente e é isso que estamos buscando”, ressaltou. Joselma destacou que o Hemoba atua atendendo a todos os 20 municípios que compõem a região, funcionando como um aparelho regional. “Além de Brumado, fornecemos sangue para mais 20 municípios, além de outros que não fazem parte da nossa microrregião. Conclamamos a toda população da região para doação. As pessoas precisam participar mais para que possamos ter um estoque satisfatório”, asseverou. Para doar, bastante ter entre 16 e 69 anos, estar bem de saúde e apresentar documento oficial com foto.

Ação de reintegração de posse é deflagrada em lotes da Codevasf ocupados pelo MST Foto: Divulgação/PF

Uma ação de reintegração de posse foi deflagrada na madrugada desta segunda-feira (25), nas cidades de Juazeiro e Casa Nova, no norte da Bahia. As terras, que eram ocupadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), pertencem à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Em nota, o MST afirma que cerca de 700 famílias moravam nas áreas, que houve confronto durante a ação, e que uma pessoa do acampamento chegou a ser baleada. De acordo com o G1, contudo, após a divulgação do comunicado, o movimento voltou atrás e disse que a pessoa foi levemente ferida e foi atendida no próprio local. Em nota, a Polícia Federal informou que a desocupação ocorreu de maneira pacífica em todas as áreas, e que a Codevasf disponibilizou um ônibus para conduzir as pessoas para fora dos lotes. Segundo a Polícia Federal, a área que estava ocupada tem aproximadamente 1.727 mil hectares (19 lotes) e era conhecida como Acampamentos Irani I, Irani II e Abril Vermelho. Conforme a Polícia Federal, o início da ocupação ocorreu em 2012, quando a área em questão já havia sido destinada ao projeto de irrigação Salitre. No mesmo ano, a Codevasf entrou com uma ação judicial pedindo a reintegração de posse, contudo a reintegração só foi determinada em 2019. A decisão foi expedida pela Justiça Federal de Juazeiro, que também determinou ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) o assentamento das pessoas que ocupavam irregularmente a área.

Brumado: Centro Médico São Gabriel promove café de conscientização do exame preventivo da próstata Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um café de conscientização com relação à importância do exame preventivo da próstata foi realizado no Centro Médico São Gabriel, em Brumado, em parceria com os médicos urologistas Ricardo Ferraz e Luan Queiroz. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Glauber Bacelar, diretor da instituição, ressaltou que o centro médico vem engatilhando vários projetos para promoção da saúde no intuito de colaborar com o bem-estar da população. “É o nosso papel na clínica. Fizemos o setembro amarelo, o outubro rosa e agora o novembro azul. Durante todo mês, estendemos os atendimentos em urologia. A ideia da proposta é promover informação e tornar mais acessível a procura pela prevenção”, afirmou.

Brumado: Centro Médico São Gabriel promove café de conscientização do exame preventivo da próstata Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Presente no evento, o paciente Sileno José de Moraes, 59 anos, relatou que sempre faz o acompanhamento e recomenda a todos os homens que façam o mesmo. “Sempre fiz o acompanhamento em Vitória da Conquista. Agora, estou fazendo aqui no São Gabriel, que é bem mais perto. Melhorou bastante, facilitou muito mais”, disse. O paciente Ruimar Lima Dias, 70 anos, também elogiou o atendimento no centro médico, onde faz os seus exames preventivos. “Todo homem depois dos 40 anos deve fazer o acompanhamento todo ano. Tem coisa muito pior que o toque. É um dos exames principais pra evitar tantas coisas. Não tem nada demais. É muito bom o centro médico na porta da nossa casa cuidando da gente”, declarou. Paciente da unidade, Jesus José, 64 anos, também destacou a importância de fazer o exame. “Procure o urologista e faça a sua prevenção. Só o PSA não basta. Se descobrir mais cedo, a chance de cura é maior”, reforçou.

Guanambi: Gráfica contratada por Charles Fernandes emite notas com endereço de lanchonete Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O deputado federal Charles Fernandes (PSD-BA) já pagou R$ 50 mil, só neste ano, pelos serviços de uma empresa para divulgação de atividade parlamentar. No endereço da nota fiscal, porém, não há nenhuma gráfica, mas uma lanchonete que vende cachorro-quente. O dono da Prática Brindes, empresa que aparece na nota, Daniel de Jesus Mandela, afirmou ao Jornal Estadão que possuía um comércio no local, mas precisou fechar no fim de abril. A maior parte dos repasses feitos pelo deputado, com recursos públicos da Câmara, foi posterior a esse mês. Fernandes fez dois pagamentos à empresa de Mandela, no valor de R$ 15 mil - um em março e outro em junho - e um terceiro, no valor de R$ 20 mil, em setembro. No intervalo de sete meses entre os pagamentos feitos pela Câmara, a empresa de Mandela emitiu apenas quatro notas fiscais, das quais três foram em nome do deputado baiano. Mesmo tendo fechado em abril, como alega, nos meses seguintes, inclusive em setembro, Daniel Mandela continuou a utilizar as notas com endereço onde já estava instalada a lanchonete de cachorro-quente. Ele afirma que, apesar de ter deixado o ponto comercial, não deixou o ramo gráfico e continuou atendendo o deputado mesmo sem ter uma loja física. A assessoria de comunicação do deputado disse que o parlamentar não tem culpa que a empresa não forneceu os dados atualizados. “O Deputado Charles Fernandes está tranquilo, pois não tem nenhuma irregularidade. O serviço foi prestado, o material já foi distribuído e a empresa é legalmente construída”, ressaltou.

INSS libera segunda parcela do 13º salário dos beneficiários da Previdência Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A segunda parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas da Previdência será liberado a partir desta segunda-feira (25). De acordo com a Agência Rádio, a primeira parcela foi liberada em agosto e correspondeu a 50% do valor do benefício do assegurado pelo INSS. A segunda parcela terá valor corresponde entre à diferença do total e da parcela paga em agosto. Vale lembrar, o governo vai descontar o valor do Imposto de Renda, na segunda parcela do 13º. O prazo para o pagamento vai até o dia 06 de dezembro. A estimativa é que o 13º injete mais de R$ 21 bilhões na economia do país. Os valores que serão pagos aos beneficiários estão disponíveis no portal do INSS, na internet. O endereço eletrônico é o meu.inss.gov.br.

Presidente Jânio Quadros: Dois indivíduos são apreendidos com drogas em comunidade rural Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Durante patrulhamento no município de Jânio Quadros, a 94 km de Brumado, a Cipe Sudoeste recebeu informações que em uma residência no distrito de Águas Claras havia forte movimentação de comercialização de drogas e armas. Diante das informações, a guarnição se dirigiu até a casa, onde, após buscas, foi localizada farta quantidade de drogas semelhantes à maconha e cocaína, além de R$ 332. Foi dada voz de prisão a dois indivíduos que estavam na residência, sendo os mesmos conduzidos até o plantão central em Brumado. Na unidade, foi lavrado flagrante.

Conheça os vasos e pedras decorativas da loja de decoração Brumas

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

Livramento de Nossa Senhora: PM encontra droga escondida em saco plástico às margens da BA-148 Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Na tarde da última sexta-feira (22), uma guarnição da Cipe Sudoeste, com a ajuda de uma cadela farejadora, localizou drogas escondidas na margem da BA-148, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, a apreensão aconteceu durante abordagens próximo ao Mirante, quando dois homens suspeitos, a bordo de uma motocicleta, fugiram ao perceberem a fiscalização. Segundo informações da Cipe, os policiais viram que os ocupantes da moto dispensaram algo às margens da rodovia e, após verificação no local, a cadela Akira detectou certa quantidade de maconha dentro de um saco plástico escondido embaixo da terra. Todo material apreendido foi apresentado na Delegacia de Livramento de Nossa Senhora. Os suspeitos não foram localizados.

Laboratório Exame: Especializado em análises clínicas em Brumado

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99941-0068 (WhatsApp).

Prefeito de Sítio do Mato renúncia ao cargo após diversas denúncias e vice assume o cargo

Na última sexta-feira (22), a cidade de Sítio do Mato, na região oeste da Bahia, ganhou um novo prefeito. O titular do cargo, Alfredo de Oliveira Magalhães Júnior (PDT), apresentou uma carta-renúncia aos vereadores e deixou o comando da prefeitura após longa batalha judicial. Em seu discurso de renúncia na Câmara de vereadores, o gestor fez uma retrospectiva da sua trajetória política no município, além de duras críticas à oposição. Ele afirmou que, do início do ano até agora, recebeu quase 50 denúncias. “[…] eles querem me condenar de qualquer forma, e eles não vão me condenar, porque eu não fiz nada de errado. E é por isso que eu estou no poder pela terceira vez […] se eles pensam que vão me derrubar na justiça, eles não vão me derrubar na justiça não”, disse. Na oportunidade, anunciou a sua ex-esposa, Sofia Márcia Nunes Gonçalves, atual vice, como prefeita e pré-candidata às eleições em 2020. Magalhães concluiu o seu discurso agradecendo aos eleitores e a Câmara de Vereadores pelo apoio.

Transforme o seu sorriso no Neo Odonto: Núcleo de Estética Oral em Brumado

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

Previsão meteorológica aponta pancadas de chuva durante a semana em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com a previsão do tempo do site da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), há a possibilidade de ocorrerem pancadas de chuvas na cidade de Brumado, na próxima semana. Na segunda (25), o tempo estará nublado, com temperatura mínima de 21°C e máxima de 29°C - deve chover 19 mm ao longo do dia. Já na terça-feira (26), o tempo permanecerá nublado, com poucas nuvens durante à tarde. A temperatura máxima é de 30° C e a mínima de 19°C - deve chover 30 mm ao longo do dia. Ao longo da semana, a previsão também aponta chuvas rápidas e tempo nublado, amenizando o forte calor que faz na cidade nos últimos dias.

Comarca de Tanhaçu é reativada no sistema de Processo Judicial Eletrônico Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou a reativação da comarca de Tanhaçu, a 74 km de Brumado, para a protocolização de novos processos. Segundo Harrison Leite, advogado de um dos processos junto ao CNJ, a determinação é uma grande vitória da sociedade tanhaçuense e um importante passo para a manutenção da comarca local. Agora, os moradores não precisarão se deslocar para outra cidade para defender seus direitos. A decisão ainda precisa ser confirmada pelos outros conselheiros do CNJ, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Rio de Contas: Nova queimada atinge matas que abrigam animais silvestres e nascentes Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No último domingo (25), uma nova queimada de grandes proporções atingiu a cidade de Rio de Contas, a 78 km de Brumado, na Chapada Diamantina. No total, 16 profissionais do Corpo de Bombeiros da Bahia, 08 brigadistas, dois aviões e um helicóptero vão atuar hoje (25) no combate ao fogo. O incêndio atinge uma área de mata fechada que abriga animais silvestres e nascentes. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, no momento, os trabalhos de combate estão focados nas áreas mais fechadas. A boa notícia é que a previsão meteorológica aponta chuvas para os próximos dias, o que auxiliará a debelar as chamas. Em um intervalo de apenas um mês, foram registradas três grandes queimadas na região. A última, foi controlada no último dia 12 de novembro. A situação preocupa moradores e autoridades.

Campeão Brasileiro: Flamengo ganha mais um título em menos de 24 horas Foto: Getty Images

Depois de ter sido campeão da Libertadores no último sábado, o Flamengo conquistou também o título do Campeonato Brasileiro neste domingo, com a derrota do Palmeiras para o Grêmio por 2 a 1. Com o feito, o Rubro-Negro se tornou o primeiro time desde 1963 a ganhar o Brasileiro e a Libertadores no mesmo ano. De acordo com o Globo Esporte.com, a única equipe que obtivera tal feito havia sido o Santos, ao conquistar as edições de 1962 e 1963 da Taça Brasil - que ganhou status de Brasileiro após resolução da CBF em 2010 - e da Libertadores. Comandado por Pelé, o Peixe dominou o futebol do país naquela década e conquistou o status de um dos melhores times de todos os tempos. Desde então, nenhum time do país conseguiu ganhar o maior título nacional e a Libertadores na mesma temporada. No momento do apito final na Arena Palmeiras, os jogadores do Flamengo estavam no ônibus do clube no bairro do Recreio dos Bandeirantes, a caminho do Ninho do Urubu. Em festa, os atletas gritaram “É campeão” e “Volta pro trio”.

Poluição do ar pode provocar tumores cerebrais Foto: Reprodução/Veja/Deposit Photos

De acordo com um novo estudo da canadense Universidade McGill, veiculado no periódico científico Epidemiology, pode haver uma relação entre a poluição do ar e o aparecimento de tumores cerebrais malignos. Publicada neste mês, a pesquisa levou em conta o impacto da aspiração de partículas ultrafinas de sujeira na saúde do homem. Esse tipo de substância, muito comum em grandes cidades, é invisível a olho nu. No entanto, pode ser facilmente sugada durante a respiração, fazendo com que frequentemente a aspiremos sem saber. Segundo a Veja, os cientistas analisaram dados de saúde de quase 2 milhões de canadenses, coletados entre 1991 e 2016, e os relacionaram aos níveis de poluição do ar encontrados nos locais onde essas pessoas viviam. Como conclusão, constataram que mais de 1400 participantes do estudo haviam desenvolvido tumores no cérebro. O levantamento fez com que os especialistas percebessem que, em grandes metrópoles, a aparição desse tipo de câncer pode ser mais comum do que se pensava. Na média, tumores cerebrais malignos são encontrados em 8 a cada 100 mil pessoas. No entanto, de acordo com os pesquisadores, esse número pode ser maior em cidades poluídas: 9 a cada 100 mil cidadãos sofreriam com a doença. Para isso, basta que o ar contenha acima de 10 mil nanopartículas ultrafinas de poluição por centímetro cúbico — na prática, concentração presente em qualquer via ocupada por veículos poluentes.

Arquivo