Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Caturama registra primeiro caso da Covid-19 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última quarta-feira (08), a Secretaria de Saúde de Caturama, a 143 km de Brumado, informou que o primeiro caso de coronavírus foi confirmado, por meio de teste rápido, no município. Em nota, a pasta disse que se trata de um morador da zona rural, que trabalha em um hospital em cidade vizinha. O paciente encontra-se em isolamento domiciliar, sem sintomas. Todos os familiares que tiveram contato direto com o mesmo estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica Municipal. O nome do município vizinho não foi informado.

Safra baiana de grãos poderá ter esse ano um recorde histórico Foto: Romildo de Jesus/Tribuna da Bahia

Com uma produção estimada em exatas 9.359.331 toneladas de grãos, neste ano, ou seja, 13,0% acima do colhido no ano passado em 2019, a Bahia poderá ter a maior safra da série histórica do acompanhamento mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), iniciado em 1972. “Houve uma revisão para cima de 3,2% em relação à estimativa de maio, puxada pela soja, que deve ter uma produção de 6,027 milhões de toneladas em 2020, ou seja 13,5% maior do que em 2019”, antecipou a supervisora estadual, Mariana Viveiros. De acordo com o Tribuna da Bahia, as outras produções com previsão de maior crescimento, em termos absolutos, no estado são as de cana-de-açúcar (+944.000 toneladas ou +22,4%), soja (+718.100 toneladas ou +13,5%) e milho 1ª safra (+259.600 toneladas ou +19,0%) Por outro lado, banana (-190 mil toneladas ou -18,3%), algodão herbáceo (-64 mil toneladas ou -4,3%) e feijão 1ª safra (-35,5 mil toneladas ou -20,6%) lideram as quedas absolutas de produção. No Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgada, nesta quarta-feira 8, “de maio para junho, a previsão para a safra baiana de soja subiu 3,8% (mais 220,5 mil toneladas), muito por conta de uma expectativa de aumento de 1,2% na área plantada”. Já, no contraponto do recorde, de maio para junho, a produção baiana de tomate teve uma estimativa para baixo (-15,3%), o que representa 34.600 toneladas a menos que em 2019 (-12,5%). “Assim, 11 das 25 safras de produtos, no estado, investigadas pelo LSPA, devem ser maiores em 2020, frente a 2019” acrescenta Mariana Viveiros.

Contendas do Sincorá: Pré-candidato a vereador é flagrado com veículo com restrição de roubo Foto: Divulgação/PM

Nesta quarta-feira (08), uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) deslocou-se até o Povoado Palmeira, no município Contendas do Sincorá, a 104 km de Brumado, para averiguar a denúncia de um possível veículo clonado que estaria na região. Após localização e verificação dos dados no sistema, constatou-se que o automóvel estava com restrição de furto/roubo. O veículo foi apreendido e o proprietário, suposto pré-candidato a vereador, foi conduzido para a Delegacia Territorial de Polícia para adoção das medidas cabíveis.

Filha de prefeito de Maiquinique tem benefício aprovado e faz 2 saques Foto: Reprodução/Redes Sociais

Sem preencher aos requisitos para receber o auxílio emergencial do governo federal, a filha do prefeito de Maiquinique, cidade do sudoeste da Bahia, fez o cadastro e o saque de duas parcelas do benefício. O caso repercutiu negativamente na cidade e nas redes sociais, e o gestor, Jesuíno Porto (DEM), alegou que o dinheiro foi doado para famílias carentes do município. Hellen Lira Porto, filha de Jesuíno, é estudante de Medicina em uma faculdade particular de São Paulo. Assim como o caso dela, o Tribunal de Contas da União (TCU) já identificou outros 904 semelhantes: pessoas com renda superior ao limite exigido pelos critérios do governo federal, que foram contempladas pelo benefício. O prefeito se manifestou sobre o caso por meio de um áudio divulgado na internet. Na mensagem, Jesuíno Porto diz que a família não precisa do dinheiro e garante que a quantia sacada pela filha era entregue a ele e usada para fazer doações. “Isso aí não é montagem, realmente é verdade. Hellen fez o cadastro emergencial, recebeu duas parcelas aí. Só que o que ninguém sabe é que, cada vez que ela recebe a parcela, ela me dá o dinheiro e eu doo para uma família carente”, disse o gestor. De acordo com o G1, no mesmo áudio, Jesuíno Porto conta como foram feitas as doações e afirma que, quando a terceira parcela do benefício fosse paga, faria uma publicação nas redes sociais para comprovar que estava doando o dinheiro.

SMTT e infraestrutura apresentam projeto de segurança viária na entrada da BA-148 em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Vários acidentes já foram registrados na Avenida Lindolpho Azevedo de Brito, na entrada da BA-148, em Brumado. A população cobra melhorias no local a fim de garantir a segurança viária no trecho. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Jansen Ricardo, disse que o Município irá desenvolver na região uma série de mudanças, como: a duplicação da pista, a construção de uma faixa de servidão de desaceleração dos veículos que trafegam na via, um pórtico de entrada, bem como um projeto de sinalização da área. Segundo o coordenador, as ações fazem parte de um amplo programa de mobilidade urbana colocado em prática pela atual gestão. “Estamos apenas aguardando as autorizações devidas, tanto da secretaria de infraestrutura do Governo do Estado, quanto do Município, para que possamos intensificar essas ações o quanto antes. Segurança viária, estacionamento e fluidez no trânsito são os pilares da SMTT”, garantiu.

PM registra aumento da criminalidade e agressões contra a mulher durante a pandemia em Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) registrou o aumento da criminalidade durante o período da pandemia na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Comandante da 46ª CIPM, a Major Cleice Costa salientou ao site Achei Sudoeste que a situação é bastante preocupante, principalmente no que tange à violência doméstica. “Ontem, lançamos uma campanha em combate à violência doméstica em todas as nove cidades que compõem a 46ª CIPM. Estamos nas redes sociais promovendo essa campanha e convocando a população para nos ajudar a denunciar, tanto as vítimas, mulheres, quanto as pessoas que estão próximas a elas”, apelou, acrescentando que o isolamento social aumenta o medo e o silêncio. Antes, segundo a Major, as vítimas de violência doméstica tinham entre 25 e 40 anos. Hoje, as mulheres acima de 60 anos também passaram a fazer parte dessa triste estatística. “O perfil do agressor também mudou. Hoje, não só o companheiro, o namorado ou esposo são os algozes, mas também os filhos e os irmãos dessas mulheres”, alertou.

Presidente do STJ concede prisão domiciliar a Fabrício Queiroz Foto: Reprodução

O presidente do STJ, ministro João Octávio Noronha, concedeu prisão domiciliar ao ex-assessor de Flávio Bolsonaro, Fabrício Queiroz, e também para a esposa dele, Márcia de Aguiar, nesta quinta-feira (9).  A informação foi divulgada pela CNN. Márcia era considerada foragida, e Queiroz está preso em Bangu, no Rio de Janeiro, desde 18 de junho (veja aqui). O ex-assessor de Flávio Bolsonaro, foi preso no dia 18 de junho em Atibaia, interior de São Paulo, na casa de Frederick Wassef, então advogado de Flávio no caso das rachadinhas na Assembleia Legislativa do Rio. Márcia era considerada foragida desde então. O nome do ex-assessor parlamentar veio à tona em dezembro de 2018, quando o Estadão revelou movimentações financeiras atípicas no gabinete de Flávio na Alerj. Os pedidos de liberdade chegaram ao STJ no dia 7 deste mês, depois que o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decidiu enviar os habeas corpus ao tribunal superior. A decisão foi da desembargadora Suimei Cavalieri. De acordo com o G1, no pedido de liberdade, a defesa de Queiroz usou como argumento, por exemplo, o “atual estágio da pandemia do coronavírus”, e afirma que Queiroz “é portador de câncer no cólon e recentemente se submeteu à cirurgia de próstata”.

Brumado chega a 188 curados do novo coronavírus e 56 em tratamento

Nesta quinta-feira (09), o município de Brumado registra 247 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 11,47% do total de 2.155 notificações. Entre os diagnósticos: 0 internação, 3 óbitos, 56 pacientes em tratamento e 188 recuperados. No momento, 44 ainda aguardam resultado laboratorial e 738 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Meia tonelada de maconha é apreendida no norte da Bahia Foto: Divulgação/SSP-BA

Cerca de meia tonelada de maconha foi apreendida em operações da polícia nos municípios de Curaçá e Campo Formoso, no interior da Bahia. Nas ações, um homem foi preso e um suspeito de estelionato foi morto a tiros em confronto. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o caso aconteceu na quarta-feira (8). Na primeira ação, em Curaçá, foi localizada uma plantação com 500 pés de maconha em uma propriedade rural na localidade de Fazenda Altos. No local, também foram encontrados 171 kg da droga pronta para consumo, sete quilos de semente e um motor. Conforme a SSP-BA, o dono da propriedade foi encaminhado para a Delegacia de Curaçá. Em depoimento, ele disse que havia alugado a terra por R$ 7 mil para outra pessoa plantar e sabia que o cultivo era de maconha. Ele foi preso e segue à disposição da Justiça. No outro flagrante, policiais apreenderam 375 kg de maconha em um assentamento na localidade de Tuiutiba, zona rural de Campo Formoso. Um homem, com passagem por estelionato, percebeu a presença policial e houve troca de tiros. Ele foi atingido e não resistiu aos ferimentos. Com o suspeito, foram apreendidos um revólver e munições. O caso foi registrado na 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Senhor do Bonfim. As ações contaram com o apoio da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga, da 54ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Campo Formoso), e o Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da 54ª CIPM.

Brumado: Caminhão carregado com gesso perde o freio e bate em muro de residência Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Por volta de 8h30 desta quinta-feira (09), um caminhão carregado com placas de gesso bateu no muro de uma residência no bairro Olhos D'água. O veículo descia a Rua Angélica Costa, quando, por motivos ainda desconhecidos, perdeu o freio. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, para não provocar uma tragédia, o condutor jogou o caminhão para a lateral da via e acabou atingindo o muro. Ninguém se feriu no acidente e houve apenas danos materiais. O caminhão pertence a uma empresa de gesso da cidade – a mesma vai arcar com as despesas e reconstruir o muro.

Enem será aplicado em janeiro e fevereiro de 2021 Foto: Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram nesta quarta, 8, que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro, para os 5,7 milhões de estudantes que optaram pela versão impressa. A prova digital, novidade de 2020, será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, para 96 000 inscritos. O anúncio das novas datas e das medidas preventivas a serem adotadas por conta da pandemia do novo coronavírus foi feito pelo secretário-executivo do MEC Antônio Vogel e pelo presidente do Inep, Alexandre Lopes. Desde a saída de Abraham Weintraub, a pasta permanece sem ministro. Desde o começo da pandemia, foram necessários mais de dois meses para que o Inep, pressionado pelas secretarias de educação, por ativistas e especialistas em educação e pelas próprias universidades, anunciasse o adiamento do Enem, com data a ser definida mediante um “plebiscito” entre os inscritos. A votação, encerrada no último dia 30, levou à escolha do mês de maio de 2021 para a realização da prova. Os mesmos órgãos que pediram o atraso na prova entraram em campo para costurar uma nova alternativa, dado que o adiantado da data traria impactos problemáticos no calendário das escolas e universidades. “Se a gente deixasse para maio do ano que vem, os ingressos (nas faculdades) seriam somente no segundo semestre”, justificou Vogel, que garantiu que os alunos aprovados para o primeiro semestre de 2021 não sofrerão prejuízo. Diante dos novos prazos, o secretário afirmou que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) também deve ficar para o próximo ano. O MEC anunciou também que solicitou ao governo federal um acréscimo de 70 milhões de reais ao orçamento do Enem 2020 para atender às medidas de segurança exigidas pelo Ministério da Saúde diante da pandemia. De acordo com o secretário, o montante será usado para alugar mais salas (garantindo um maior espaçamento entre os alunos), comprar máscaras de materiais de segurança para aplicadores, instalar recipientes de álcool gel nas escolas e investir em protocolos mais rígidos de segurança e identificação dos alunos.

Livramento de Nossa Senhora: Estudantes dialogam sobre experiências científicas na rede estadual Foto: Divulgação/SEC

A Secretaria de Educação do Estado (SEC) promoveu, nesta quarta-feira (8), a live “Deu match na Ciência: experiências científicas da rede pública”. O encontro virtual foi realizado dentro do projeto EducAção ComVIDA: arte, cultura, esporte, saúde, ciência e educação ambiental e saúde na escola, que visa estabelecer um diálogo semanal com a rede estadual envolvendo professores, estudantes, família e demais profissionais da área. No diálogo entre as participantes – as professoras orientadoras Rafaela Lima e Ana Paula Rocha e as estudantes pesquisadoras Luciele Santos, Tainá Pires e Julya Pires, sob a mediação da professora Tereza Fidelis –, agradeceram pelo incentivo à pesquisa que o Ciência na Escola, projeto de fomentação à Educação Científica na Educação Básica, desenvolvido pela SEC, promove na rede estadual de ensino. Representando o Colégio Estadual João Vilas Boas, no município de Livramento de Nossa Senhora, as estudantes Tainá Pires e Julya Pires, ambas de 16 anos, 3º ano, falaram sobre a sua experiência com o projeto “Lima da pérsia como solução alternativa e natural para desinfecção da água”, com o qual ganharam três prêmios na 18ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). “Quando a gente desenvolve uma pesquisa, nosso objetivo é buscar uma solução para um problema de uma comunidade. Descobrimos a lima da pérsia como uma solução alternativa que pode ser usada em comunidades carentes e sem acesso à água tratada, por conta de seu potencial antibacteriano”, explicou Pires.

Preso em Salvador, Geddel Vieira Lima é diagnosticado com Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O ex-ministro Geddel Vieira Lima, 61 anos, foi diagnosticado com a Covid-19, segundo informações divulgadas pelo advogado dele, Gamil Föppel, nesta quarta-feira (8). Geddel está preso no Complexo Penitenciário de Salvador, no bairro da Mata Escura, desde dezembro do ano passado, quando foi transferido do Presídio da Papuda, em Brasília. Irmão de Geddel, Lúcio Vieira Lima disse à TV Bahia que o irmão está bem. A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap) informou que o ex-ministro apresentou sintomas leves, positivou no teste rápido e fez uma contraprova. O resultado do segundo exame deve sair em até 72 horas. Segundo a Seap, Geddel em uma cela do Centro de Observação Penal (Cop), isolado dos demais presos, e sendo acompanhando por uma equipe médica.

Livramento de Nossa Senhora: Homem ateia fogo em residência e depois tira a própria vida Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional

Na tarde da última quarta-feira (08), um homem identificado como Sérgio Aguiar Cruz colocou fogo em sua residência, localizada na Rua Alfredo de Souza Machado, no centro de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, e tirou a própria vida. De acordo com o Blog Regional, Sérgio chegou à residência com um “galão” de gasolina, com o qual ateou fogo em um dos cômodos. Em seguida, tirou a própria vida se enforcando. Uma guarnição da 46ª CIPM e voluntários ajudaram a conter as chamas. A área foi isolada até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. A Polícia Civil irá investigar o caso.

Homem de 71 anos é a primeira vítima da Covid-19 em Caetité Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite da última quarta-feira (08), a prefeitura de Caetité, a 100 km de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou a primeira morte provocada pela Covid-19 na cidade. Trata-se de um homem de 71 anos, que fazia tratamento oncológico na capital, Salvador, onde foi constatado o óbito. De acordo com o boletim epidemiológico mais recente, Caetité possui 38 casos confirmados da doença, sendo 32 já curados.

Pesquisa aponta que sete em cada dez brasileiros tiveram a vida afetada pela pandemia

Sete em cada dez. Esse foi o número de brasileiros que fazem parte da chamada população economicamente ativa e tiveram a vida afetada pela pandemia de Covid-19. Foi que apontou uma pesquisa realizada pelo Serasa após as medidas de restrição econômica e isolamento social provocadas pelo novo coronavírus. Ao todo, foram ouvidas 358 pessoas entre 18 e 74 anos (55% homens e 45% mulheres), de todas as regiões do Brasil, pela internet. Conforme os dados, o desemprego aumentou 5 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado e 41% dos entrevistados no levantamento apontaram a pandemia de Covid-19 como causa. Além disso, a maior parte dos que perdeu o emprego (54%), ganhava menos que dois salários mínimos e trabalhava em pequenas e médias empresas. A pesquisa do Serasa também revelou que o aumento do desemprego ou a redução dos postos de trabalho empurrou um grande contingente de trabalhadores para a informalidade ou para trabalhos autônomos: pouco mais de 30% da população está inserida neste cenário. E a situação não afeta somente as pessoas de forma isolada. Na questão familiar, 89% dos entrevistados dizem já haver queda dentro de casa e 53% afirmaram que todos da família perderam renda por causa da crise. Desta forma, o panorama retratado pelo levantamento apontou para, conforme o órgão, um cenário de dificuldades em curso e que tende a causar problemas de curto, médio e longo prazos para uma parcela significativa da população, justamente a de menor poder aquisitivo. Para tentar se equilibrar neste período conturbado, uma parte já está à procura de uma renda extra ou outro emprego, mas há outras pessoas que pensam em pegar dinheiro para pagar as despesas - 91% afirmaram que farão empréstimo pessoal. Contudo, especialistas da área econômica alertam que a decisão pode complicar ainda mais a vida financeira. Segundo eles, sem um vínculo ou comprovação de renda, a única opção para conseguir dinheiro é realizando empréstimos em modalidades que cobram juros maiores. Neste caso, se não houver a recuperação da capacidade de gerar renda no curto prazo, o cidadão também terá problemas para pagar os empréstimos.

Conquista: Criança que buscava alimento para família ganha festa de aniversário da PM Foto: Divulgação/PM

Em uma noite fria, a Patrulha Solidária PM encontrou dois meninos em busca de alimento na porta de um mercado em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Em conversa, os garotos disseram aos policiais que precisavam ajudar no sustento da casa. Vinícius, de apenas 09 anos, relatou que havia perdido o avô há pouco tempo e que este era quem sustentava a família. A Patrulha Solidária procurou a família das crianças e passou a apoiá-la com cestas básicas, roupas e sapatos.

Conquista: Criança que buscava alimento para família ganha festa de aniversário da PM Foto: Divulgação/PM

No último domingo (05), Vinícius completou 10 anos e ganhou uma festa surpresa da PM, além de uma bicicleta. Os policiais ficaram bastante comovidos com a emoção da família. “É nítido o resgate da dignidade na vida dessa criança. Vê-lo sentado em um chão de mercado, pedindo alimento, e vê-lo agora em segurança, fortalece em nós o desejo de continuar a nobre missão de servir e proteger”, declarou o Coronel Ivanildo.

Feira de Santana: Jovem de 19 anos é presa com 100 quilos de maconha em casa Foto: Reprodução/TV Subaé

Uma jovem de 19 anos foi presa, na terça-feira (7), por suspeita de tráfico de drogas, no bairro Ipê, em Feira de Santana, no interior da Bahia. Na casa em que ela mora, a polícia encontrou 100 quilos de maconha. A erva estava distribuída em 92 tabletes. Pequenas porções e pinos de cocaína também foram apreendidos. Adriana Açucena Porto Silva foi detida em flagrante e levada para o Complexo Policial. A polícia detalhou que chegou à casa dela depois de receber uma denúncia anônima. O material apreendido também foi levado para a delegacia.

Homem é preso após polícia achar mais de 40 kg de maconha em mala de carro em Jequié Foto: Divulgação/SSP-BA

Um homem foi preso, em Jequié, no sudoeste da Bahia, após a polícia achar 46 kg de maconha prensada na mala do carro que ele dirigia. A ação aconteceu na segunda-feira (6), durante uma ação integrada entre o 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Jequié) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Loteamento Água Branca. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP), policiais rodoviários suspeitaram do veículo após o carro passar por uma base da PRF. O 19º BPM foi acionado, acompanhou o veículo e fez a interceptação. A droga e o homem preso foram levados para Delegacia de Jequié, onde o homem continua à disposição da Justiça.

Conect Sol é a solução para economia nas suas contas de energia

A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).

Brumado: Moradores cobram esgotamento em ruas que estão sendo pavimentadas no Bairro Baraúnas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A reportagem do Achei Sudoeste esteve na Avenida Salvador, que liga o Bairro Baraúnas ao Parque da Cidade, em Brumado, ouviu as queixas dos moradores quanto à falta de drenagem do esgotamento nas residências. Segundo os moradores, o esgoto corre a céu aberto na via, mesmo após a realização das obras de pavimentação. Os próprios populares estão cavando as valas e providenciando a tubulação como uma alternativa para o problema. Ao site, Rondinei dos Santos disse que a prefeitura não deu nenhuma satisfação e os moradores resolveram agir por conta própria. “Deveriam primeiro ter feito o esgoto pra depois fazer o calçamento. Futuramente, vai ser um problema maior para os moradores da parte de baixo. O esgoto vai correr por cima do passeio pra parte baixa da via. Vai ser feio, estamos muito tristes com essa situação”, lamentou. O morador Antônio informou que os residentes chegaram a fazer um levantamento para comprar, com dinheiro do próprio bolso, as manilhas a fim de instalar a rede de esgoto, porém o orçamento ficou muito caro, mais de R$ 6 mil. “Sem a prefeitura não podemos fazer nada. Está faltando a presença das autoridades”, cobrou. 

Brumado: Laboratório Exame realiza teste de sorologia para Covid-19

Com unidade em Brumado, o Laboratório Exame está realizando teste de sorologia para Covid-19. Vale salientar que a coleta é feita apenas por meio de agendamento através dos telefones (77) 3441-9286 e (77) 99991-5757. O exame detecta a presença de Anticorpos IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao vírus SARS-CoV-2. A pesquisa deve ser realizada após o décimo dia de sintomas, quando o teste passa a ter uma sensibilidade maior. O exame é realizado pela metodologia de Quimioluminescência (CLIA), que são testes imunológicos capazes de detectar os níveis dos anticorpos IgM e IgG em amostras de sangue venoso do paciente e apresenta maior sensibilidade quando comparado a um teste rápido.

Brumado tem redução de 22% nos casos de homicídios no primeiro semestre de 2020 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Neste primeiro semestre de 2020, Brumado apresentou uma redução no número de homicídios. Os crimes contra a vida foram diminuídos em 22% na cidade, no período. Devido ao trabalho desempenhando na 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o Governo do Estado premiou os servidores da segurança pública do município. “O combate à criminalidade permanece como um problema complexo e multidimensional que demanda integralidade não apenas das forças de Segurança Pública como de toda sociedade. Neste cenário, a credibilidade da instituição e a dedicação ininterrupta dos profissionais somam forças para valorizar o que há de mais importante: a vida!”, destacou o Governo, em nota.

Transforme o seu sorriso no Neo Odonto: Núcleo de Estética Oral em Brumado

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

Coronavírus: Anagé adota o lockdown devido ao aumento de 70% dos casos, esclarece secretário de saúde Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Devido ao aumento dos casos confirmados da Covid-19, a cidade de Anagé adotou o lockdown, considerado o primeiro da região sudoeste (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Paulo Marinho, explicou que, em uma semana, houve um aumento de mais de 70% nos casos da doença. “Em uma semana, saímos de 3 casos para 22 e, diante desse aumento expressivo, a Secretaria de Saúde, juntamente com a gestão municipal, decidiu por uma medida mais drástica para tentar conter a disseminação do vírus”, salientou. O secretário informou que o lockdown vigorará na cidade até o dia 13 de julho, até quando todos os estabelecimentos estarão fechados. Apesar da medida, Anagé ainda não registra contaminação comunitária – todos os casos foram importados de outras localidades.

Arquivo