Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/2013
Guanambi: Ivana Bastos destaca a liberação das obras da Fiol Para a deputada, a cidade se tornará um grande canteiro de obras, o que, segundo ela, significa a retomada de empregos e de desenvolvimento econômico. (Foto: Divulgação).

A deputada estadual e presidente da Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) na Assembleia Legislativa, Ivana Bastos (PSD), comemorou a notícia de que a execução das obras do lote 5 da Ferrovia foi liberada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Esse trecho da obra vai do Riacho da Barroca ao início da Ponte do Rio São Francisco, passando pelos municípios de Caetité, Guanambi, Palmas do Monte Alto, Riacho de Santana e Bom Jesus da Lapa, totalizando 162 km de extensão. Para a deputada, com a liberação do lote, a cidade de Guanambi se tornará um grande canteiro de obras, o que, segundo ela, significa a retomada de empregos, de oportunidades e de desenvolvimento econômico. Segundo estudos preliminares, a chegada da Fiol tem potencial para reduzir custos logísticos no fluxo de cargas da região em pelo menos 15%, isto considerando as atuais condições de navegação e infraestrutura na área do Rio São Francisco.

Brumado: Castilho e Márcio buscam apoio para realização do Carnaval 2014 Os vereadores estiveram reunidos com o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli. (Foto: Divulgação).

Os vereadores Castilho Viana (PSB) e Márcio Moreira (PSB) estiveram reunidos com o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, em busca de apoio para realização do Carnaval 2014, em Brumado. Autor de uma indicação que solicita ao prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) a criação de uma comissão especial para a organização do carnaval brumadense, Viana relatou ao secretário o anseio que o povo tem quanto à realização da festa que era tão tradicional no município. Leonelli se mostrou solidário e disse que irá estudar uma forma de contribuir com a realização do evento. Os vereadores saíram da reunião animados e com a promessa de uma nova audiência com a presença do prefeito Aguiberto. O novo encontro prevê a discussão de uma melhor forma de parceria entre o município e o estado para a realização do Carnaval de Brumado.

Brumado: Marquinho Viana aproxima-se de importantes lideranças políticas Deputado esteve reunido o Casal Abreu. (Foto: Divulgação).

Durante visita a capital do minério no último final de semana, o deputado estadual Marquinho Viana (PV) se reuniu com lideranças políticas do município a fim de buscar novas parcerias e apoio para as eleições de 2014. O deputado esteve na residência do casal Marlúcio e Ilka Abreu, acompanhado de sua esposa, Maria Esther Viana, e de sua filha Isabela Viana para debater a política estadual e nacional. Viana aproveitou para ressaltar a liderança do Casal Abreu na cidade pelos relevantes serviços prestados aos munícipes. Marlúcio já foi vice-prefeito por duas vezes e secretário de saúde da cidade. Já Ilka Abreu é a ex-vice-prefeita e realiza importantes trabalhos sociais na cidade. O ex-presidente da Câmara de Brumado, Leonardo Vasconcelos, a vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB) e o oftalmologista Vinícius Gois também participaram do encontro.

Sudoeste Baiano: Prefeitos participam de encontro do Democratas em Salvador Beto Maradona e Celinho, prefeitos de Caculé e Rio do Antônio, respectivamente, participaram do evento ao lado de Luciano Ribeiro e Antônio Oliveira Novais. (Foto: Divulgação).

O prefeito de Caculé, José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, e o prefeito de Rio do Antônio, Humberto Célio Guimarães (DEM), o Celinho, participaram na noite da última quinta-feira (03) do encontro estadual do Democratas. O evento aconteceu na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), em Salvador, com a presença de diversas autoridades políticas, entre as quais o presidente nacional da sigla, senador José Agripino Maia (RN), o prefeito de Salvador, ACM Neto, o ex-governador Paulo Souto, parlamentares e lideranças do interior, dentre eles os ex-prefeitos Luciano Ribeiro (DEM) e Antônio Oliveira Novais (DEM), o Zico, de Caculé e Rio do Antônio, respectivamente. Durante o encontro, os deputados Elmar Nascimento, Sandro Régis e Targino Machado se filiaram ao partido e irão concorrer as eleições 2014 pelo Democratas. Para os prefeitos e ex-prefeitos do sudoeste baiano que participaram do encontro, o partido, liderado por ACM Neto, demonstrou força com as diversas filiações. “Formaremos boas chapas para deputados”, disseram.

TSE rejeita criação do partido de Marina A relatora do processo, ministra Laurita Vaz, afirmou que o partido não cumpriu um requisito para criação: a entrega do número mínimo de apoios validados pelos cartórios. (Foto: Reprodução).

O pedido de registro do partido Rede Sustentabilidade, da ex-senadora Marina Silva, foi rejeitado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em sessão realizada na última quinta-feira (03). A relatora do processo, ministra Laurita Vaz, afirmou que o partido não cumpriu um requisito para criação: a entrega do número mínimo de apoios validados pelos cartórios. De acordo com o TSE, a Rede comprovou ter o apoio de cerca de 442.524, o que resultou em aproximadamente 50 mil a menos que o exigido. Torquato Jardim, advogado do partido, alegou em sua sustentação que 95 mil assinaturas foram desconsideradas sem justificativa pelos cartórios eleitorais. Apesar disso, a ministra indeferiu o registro acolhendo a recomendação do vice-procurador geral eleitoral, Eugênio Aragão, de que não seria razoável pedir que os cartórios fizessem uma discriminação individualizada da negativa de cada uma dessas assinaturas. A maioria dos ministros negou o pedido de registro.

Sobrecarga tem dificultado juiz de julgar processos de cassação do prefeito de Brumado Já cassado pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães, Aguiberto Lima Dias responde quatro processos na justiça eleitoral. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Desde o dia 30 de agosto a população brumadense e as bases de situação e oposição da política local vivem a expectativa do julgamento da justiça eleitoral quanto ao parecer do Ministério Público Eleitoral sobre a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), que prevê a cassação imediata do prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) e da vice-prefeita Cristina Gondim (PSDB). À frente do caso, o juiz Genivaldo Alves Guimarães concedeu entrevista ao site Brumado Notícias falando sobre o caso. Guimarães apontou a sobrecarga de atividades como a razão pela qual ele ainda não publicou a sua decisão. Apesar da demora, o juiz garantiu que o julgamento deve ser realizado em breve. “Já era para ter sido julgado há muito tempo, o problema é que estou atuando em outras comarcas. Inclusive perante a justiça eleitoral de Condeúba, na justiça eleitoral de Caetité, no juizado especial, na justiça comum de Presidente Jânio Quadros, então isso faz realmente com que nós tenhamos que priorizar alguns casos que também são muito urgentes, como réus presos, mandados de segurança. Não sei ainda qual será a decisão e se soubesse não poderia revelar, mas espero decidir o mais rápido possível para que acabem as expectativas”, adiantou o magistrado. A AIME é uma ação eleitoral, prevista na Constituição Federal, que tem por objetivo impugnar o mandato obtido com abuso de poder econômico, corrupção ou fraude. Apenas os candidatos diplomados - neste caso Aguiberto e Cristina - podem ser acionados na justiça através desse tipo de ação. O prefeito de Brumado ainda responde mais três ações na Justiça Eleitoral, sendo que uma delas já está em fase final de tramitação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia.

Irecê: Prefeito e vice têm diplomas eleitorais cassados pela Justiça Se a decisão por cassar o mandato for mantida pelo TRE-BA, a prefeitura de Irecê será assumida pelo presidente da Câmara até que uma nova eleição seja feita.

Nesta quinta-feira (03) a Justiça Eleitoral cassou os diplomas do prefeito de Irecê e da sua vice, respectivamente Luiz Pimentel Sobral (PTN) e Hisidora Alves (PMDB). A condenação à perda do mandato se deu pela prática de abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral, denúncia feita pela coligação oposicionista “Para seguir em frente”, encabeçada pelo ex-prefeito Zé das Virgens (PT). De acordo com o petista, Sobral usou indevidamente durante o pleito eleitoral uma rádio e site da cidade. O juiz Alexandre Lopes, da comarca local, analisou a denúncia e determinou que o prefeito e a vice perdessem imediatamente os cargos. Luizinho, como é conhecido o gestor, tem três dias para apresentar recurso em segunda instância. Se a decisão por cassar o mandato for mantida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), a prefeitura de Irecê será assumida pelo presidente da Câmara até que uma nova eleição seja feita. Isso acontecerá porque o prefeito cassado foi eleito com mais da metade dos votos válidos. Mesmo com essa decisão da comarca local, o advogado do caso, André Requião Moura, disse ele, o prefeito e a vice estão tranquilos. “Estamos tranquilos. Caso confirme a decisão, iremos recorrer. Temos a informação extraoficial, mas se o juiz entender 'eficácia imediata' iremos buscar uma decisão junto ao TRE-BA, até para que não ocorra uma alternância de poder antes do julgamento final, inclusive para tranquilizar a população”, declarou o advogado. As informações são do Bahia Notícias.

A as contas da Prefeitura de Nova Itarana referentes ao exercício de 2012 foram reprovadas nesta quinta-feira (03) pelo Tribunal de Contas dos Municípios – TCM. O motivo para a rejeição do órgão foi, de acordo com o parecer do relator do processo, Conselheiro José Alfredo, foram as graves irregularidades cometidas pelo prefeito, que foi multado em 4 mil reais. O relator solicitou ainda que o TCM faça uma representação contra o gestor no Ministério Público (MP). O TCM determinou ainda que o chefe do Poder Executivo de Itarana devolva, utilizando seus recursos pessoais, aos cofres do município, o valor de R$ 1.941.959,09. O prefeito ainda pode recorrer da decisão.

Caculé: Município implanta Programa de Triagem Pré-Natal Durante todas as fases do pré-natal, as grávidas de Caculé serão beneficiadas com a tecnologia de coleta de sangue seco em papel de filtro. (Foto: Divulgação).

O governo de Caculé, através da secretaria municipal de Saúde, está implantando no município o Programa Estadual de Triagem Pré-Natal em Papel Filtro. O programa consiste na realização de atendimento especial à gestante nos exames laboratoriais de sangue. Durante todas as fases do pré-natal, as grávidas de Caculé serão beneficiadas com a tecnologia de coleta de sangue seco em papel de filtro. A implantação faz parte das estratégias do Programa Rede Cegonha do Ministério da Saúde. Para colocar o programa em funcionamento, duas enfermeiras do município, Cléia Lúcia Prates e Nicelma Porto Leite, passaram por uma capacitação no Laboratório de Imunologia da Universidade Federal da Bahia. As duas tiveram a tarefa de compartilhar o aprendizado com os demais profissionais que atuarão nas triagens. “Diante da técnica utilizada, o programa proporcionará um atendimento descentralizado, qualificado e mais acessível para a população de gestante, visto que a coleta será realizada em todas as Unidades de Saúde”, explicou a coordenadora da Atenção Básica, Joziane Brito. Os principais objetivos de o município implantar o programa, de acordo com a coordenadora, são melhorar o serviço prestado às grávidas e obter melhores indicadores de saúde.

Brumado: Polícia intercepta comércio clandestino de aves silvestres A polícia montou um cerco e colocou um policial para se disfarçar de comprador de aves. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Após apurar inúmeras denúncias, o núcleo de inteligência da 34ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar) conseguiu interceptar um homem que praticava venda clandestina de aves silvestres no Bairro das Flores, em Brumado. A polícia montou um cerco e colocou um policial para se disfarçar de comprador de aves. Quando os animais foram apresentados ao soldado, o suspeito de tráfico de aves recebeu a voz de prisão. Entretanto, o homem conseguiu fugir pulando um muro com cerca de 4 metros de altura. A polícia fez buscas na região, mas não o encontrou. Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, o fugitivo estaria comercializando araras e papagaios, não registrados e certificados pelo Ibama, provindos de Belo Horizonte/MG. Contudo, durante a operação foram apreendidos apenas 11 papagaios. As aves foram apresentadas na delegacia de Brumado, onde permanecerão até que uma equipe do Ibama faça o recolhimento das mesmas.

Brumado: Polícia intercepta comércio clandestino de aves silvestres Segundo a polícia, o fugitivo estaria comercializando araras e papagaios, não registrados e certificados pelo Ibama. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Brumado: Coronel Menezes realizou auditoria na 34ª CIPM A auditoria se trata apenas de uma instrução aos gestores das companhias do interior do estado. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Desde o dia 30 de setembro, o Coronel Antônio Menezes deixou o comando geral da Polícia Militar na capital baiana para realizar uma turnê de auditoria em diversas companhias na abrangência da regional oeste do estado. Na manhã desta quinta-feira (03), a vez foi da 34ª CIPM em Brumado, a última cidade da região nesse primeiro circuito de visitação. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o Coronel Menezes esclareceu que se trata de uma auditoria de instrução para os gestores de companhia. “É um trabalho de rotina essa auditoria, apenas para dar orientação às gestões nas companhias. É uma auditoria de instrução por parte da corregedoria do comando geral, que visa cuidar das partes administrativas burocráticas na CIPM’s em todo o estado”, informou o Coronel. Essa é a quinta vez que Menezes passa pela capital minério, as visitas anteriores foram para presidir as passagens de comando na companhia brumadense. Sobre a auditoria, o comandante da companhia em Brumado, Major Sílvio Berlink, comentou que foi bastante satisfatória para sua gestão. “Foi uma satisfação para nós receber o Coronel, algo que até nos traz confiança para os trabalhos que estamos gerindo dentro da companhia. Absorvemos orientações que irão nos ajudar a melhor gerenciar a unidade, com ajustes que são necessários ser feitos. Isso é importante porque chancela o trabalho que estamos realizando, ainda mais se tratando da visita de um coronel a uma companhia do interior”, ressaltou Berlink. Após a visita a Brumado, o coronel Menezes deve retornar para Salvador, onde apresentará as avalições registradas nas companhias visitadas.

Brumado: Centro Cirúrgico será inaugurado sem a presença de Solla O secretário de saúde da Bahia será representando pelo superintendente de saúde do estado, Alfredo Boa Sorte. (Foto: Reprodução).

A Prefeitura de Brumado vai inaugurar na próxima sexta-feira (04) o novo Centro Cirúrgico do Hospital Professor Magalhães Neto. Entretanto, o momento solene não contará com a tão esperada e badalada presença do secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla. Em comunicado oficial, a prefeitura e a secretaria municipal de Saúde convidam a população para a inauguração, e diz que o evento terá a presença do superintendente de saúde do estado, Alfredo Boa Sorte. O secretário do município, Cláudio Feres, garantiu ao site Brumado Notícias que após o ato o Centro Cirúrgico estará em pleno funcionamento para atender às demandas da saúde pública dos brumadenses.

Ibicoara: Ex-prefeita volta a fazer denúncias de corrupção nas últimas eleições “Eu só quero que justiça seja feita e acredito que a justiça na Bahia mudou e está de cara nova”, disse a comunista Sandra Vidal. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

As eleições municipais no município de Ibicoara, no sudoeste baiano, foi uma das mais turbulentas e acirradas de sua história. A diferença de votos entre os adversários foi mínima: o prefeito eleito Arnaldo Silva Pires (PSL) teve 49,77 % (5.061) dos votos válidos contra 49,35% (5.018) para a ex-prefeita Sandra Vidal (PCdoB). Além disso, a disputa pela prefeitura foi marcada por muitas denúncias de compra de votos, intimidações de autoridades e por parte da força policial. A candidata derrotada, ex-prefeita Sandra Vidal, apresentou denúncias perante a justiça e na manhã desta quinta-feira (03) ela esteve no município de Brumado. Vidal aproveitou a oportunidade e concedeu entrevista ao site Brumado Notícias para falar sobre o processo e audiência que jugará as denúncias por ela protocoladas. De acordo com a ex-prefeita, a audiência está prevista para o dia 17 de outubro na Comarca de Barra da Estiva e será presidida por um novo juiz e um novo promotor. “Isso é importante para que não haja parcialidade na avaliação, já que o novo juiz e o novo promotor não estiveram envolvidos no processo das eleições no município”, considerou a ex-gestora. Para Sandra, a eleição de Ibicoara foi um golpe político. “Foi um golpe para tirar o poder das minhas mãos e passar para Arnaldo Silva Pires, que tudo mundo bem conhece. Eu só quero que justiça seja feita e acredito que a justiça na Bahia mudou e está de cara nova, tenho acompanhado vários casos e observo que no estado a justiça tem sido feita”, disparou. E durante a entrevista, ela fez questão de reforçar suas denúncias de corrupção. “As eleições em Ibicoara teve muita compra de votos, abuso de autoridade, ao ponto de aparecer na cidade no dia da eleição Polícia Federal, Polícia Militar, Cipe Sudoeste, algo que não era necessário. Eles estavam intimidando o povo, abordando as pessoas na hora da votação, o que fez muitos eleitores ficarem nervosos, alguns até deixaram de votar e nem saíram de casa”, indignou-se. Ao final da entrevista, Sandra Vidal contou ainda outra denúncia: “Teve quem falou para mim que votou, mas não viu meu rosto na urna eletrônica e os ficais não tomaram providências, pois a maioria na época eram partidários do meu adversário”.

Brasil: Facebook pode ficar fora do ar no país por causa de ação judicial O não cumprimento de uma decisão judicial nas próximas 48 horas poderá comprometer os serviços da rede social no país.

Quem já não vive sem o Facebook não vai gostar a decisão de um juiz da vara cível de Pinheiros, em São Paulo, contra a rede social. Publicações feitas por Luizeani Altenhofen contra Eudes Gondim Júnior foram consideradas ofensivas pelo magistrado, que determinou a exclusão das postagens pelo Facebook no dia 05 de abril desse ano. Em resposta, o Facebook Brasil solicitou a URL das publicações, mas depois declarou que não poderia excluí-las, pois tal ação é responsabilidade da sede nos Estados Unidos. Novamente em 12 de junho o juiz determinou que Facebook cumprisse a decisão. Em 31 de julho, a rede no Brasil se colocou como não responsável pelo gerenciamento do conteúdo e da infraestrutura do site Facebook no país, afirmando que isso compete a duas outras empresas distintas, a Facebook Inc. e Facebook Ireland LTDA. De acordo com o R7, não aceitando essa justificativa, o magistrado decidiu que o Facebook tem 48 horas para cumprir a ordem dada. Caso o Facebook não cumpra, a rede pode ficar fora do ar no Brasil. “Se o Facebook opera no Brasil, ele está sujeito às leis brasileiras. O Facebook tem 48 horas de prazo para cumprir a ordem judicial, sob pena de ser retirado do ar, no país todo, porque, ao desobedecer uma ordem judicial, afronta o sistema legal de todo um país”, declarou o juiz.

Brumado: Suspeita de tentativa de golpe em funcionária e escola pública A polícia está investigando um possível golpe contra a Escola Ana Rodriga Teixeira, que fica localizada no Distrito de Cristalândia. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em Brumado, investigadores da polícia civil estão apurando denúncias de um possível golpe contra a Escola Ana Rodriga Teixeira, que fica localizada no Distrito de Cristalândia. Uma funcionária da unidade registrou queixa na delegacia alegando que vem recebendo ligações e boletos de cobranças de uma empresa acerca de um mês. Na queixa, a mulher contou que recebeu um boleto no valor de R$ 4.310,00, que não havia sido quitado. Dias depois, a empresa teria ligado novamente para a funcionária cobrando o valor de R$ 32.000,00, cujo valor mínimo para pagamento seria de R$ 21.500,00. No registro na delegacia consta que o representante da empresa alega que há um cadastro da escola comprovando o débito e que a Secretaria Municipal de Educação teria conhecimento sobre o fato. No entanto, não foi especificado quais mercadorias teriam sido adquiridas pela escola.

Livramento de Nossa Senhora: Três detentos fogem da delegacia A polícia já está realizando buscas em todo a cidade e circunvizinhança na tentativa de capturar os presos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Três presos da delegacia de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, fugiram durante a madrugada desta quinta-feira (03). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os homens cavaram um buraco na laje da cela e com a ajuda de uma ‘tereza’ – vários lençóis amarrados – conseguiram escapar. Os policiais só perceberam o sumiço dos detentos quando foram realizar a contagem nesta manhã. Segundo a polícia da cidade, os foragidos são: Edmilson Batista de Lima, Marcos Vinícius Souza e Edvaldo dos Santos Barbosa, o qual foi preso no mês de agosto após assaltar diversos comerciantes do Distrito de Itanagé. As polícias Civil e Militar já estão fazendo buscas em toda a cidade e circunvizinhança na tentativa de capturar os presos. Além deles, outros 33 detentos estavam custodiados na unidade prisional.

Brumado: Mulher é vítima de estelionato em caixa eletrônico no BB Em menos de dez minutos, o golpista realizou uma transferência no valor de R$ 900, um saque de R$ 1.300 e um empréstimo de R$ 5.800. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Um homem de cor branca, bem vestido, educado, forte, de estatura mediana aplicou um golpe em uma cliente do Brasil do Brasil, em Brumado, na última segunda-feira (30). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a mulher tentou realizar uma operação em um caixa eletrônico da agência e, como não obteve êxito, aceitou a ajuda do sujeito. Em menos de dez minutos, o homem realizou uma transferência no valor de R$ 900, um saque de R$ 1.300 e um empréstimo de R$ 5.800. No final, o golpista ainda trocou o cartão da vítima sem que ela percebesse o golpe. Habilidoso, o suspeito nem sequer teria tocado no teclado do caixa, apenas dando os comandos para que a vítima efetuasse toda a operação. Através das imagens do circuito interno de segurança, a polícia pretende identificar o autor do golpe.

Ituaçu: Polícia Civil prende traficante com 78 trouxinhas de maconha Em depoimento ao delegado Arilano Botelho, o traficante disse que os entorpecentes foram adquiridos em Brumado, no Bairro Urbis II. (Foto: Divulgação).

A polícia civil prendeu na última quarta-feira (02) Iury Batista Silva, traficante bastante conhecido na cidade de Vitória da Conquista, mas que se instalou no município de Ituaçu, no sudoeste baiano. Foram apreendidas com o acusado 78 trouxinhas de maconha, cinco celulares, a quantia de R$ 200 e embalagens para armazenamento da droga. Em depoimento ao delegado Arilano Botelho, o traficante disse que os entorpecentes foram adquiridos em Brumado, no Bairro Urbis II.

Brumado: Eduardo Vasconcelos já está como membro do PSB Nome do ex-prefeito já consta a lista de filiados do partido. (Foto: Reprodução).

O ex-prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos, já está na lista de filiados do Partido Socialista Brasileiro (PSB). De acordo com o FiliaWeb, mecanismo de filiação online do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Vasconcelos é um mais novo socialista. Eduardo se filiou ao partido no último dia 26 de setembro, em Salvador, durante um evento realizado pelo Diretório Estadual do PSB. O vereador Márcio Moreira (PSB) disse ao site Brumado Notícias que a chegada do ex-prefeito fortalece ainda mais a legenda na cidade. “Eduardo é um quadro muito valioso e bom de voto. O nosso partido está orgulhoso com a sua filiação”, destacou. O ex-prefeito deverá disputar uma das vagas para o Congresso Nacional em 2014.

Jaú: Vereador propõe projeto de lei que equipara salário de vereador ao de professor A proposta é do parlamentar Fernando Frederico de Almeida Júnior (PMDB). (Foto: Reprodução).

O vereador Fernando Frederico de Almeida Júnior (PMDB), do município de Jaú, no interior de São Paulo, tenta pela segunda vez a aprovação de um projeto de lei que equipara o salário de vereador ao de professor de educação infantil da rede pública municipal. Atualmente, os parlamentares da cidade recebem R$ 4.608,01, mas, caso o projeto seja aprovado, os políticos passarão a receber em torno de R$ 1.700,00. De acordo com Almeida Júnior, esse valor seria a média aritmética entre o menor e o maior salário previsto para o professor de educação infantil do município. O objetivo do projeto, segundo o vereador, é dar maior atenção aos professores e abrir precedentes para que outros municípios adotem medidas semelhantes. A ideia é que a mudança seja aplicada a partir do próximo mandato dos vereadores, em 1º de janeiro de 2017. O projeto foi reprovado em 2012, quando teria sido apresentado pela primeira vez. As informações são do Uol.

Brumado recebe o maior show infantil do Brasil no próximo dia 19 Maiores informações, ligue (77) 9997-7390 ou (77) 8109-1606.

No dia 19 de outubro, a partir das 17h, acontece na AABB de Brumado o maior show infantil do Brasil. Com apresentação de Ronald - O Mágico do Gugu, musical da Galinha Pintadinha e brincadeiras interativas com os palhaços mais animados do país, Patati e Patatá (Cover), o espetáculo está imperdível. O evento é beneficente e visa angariar fundos para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Por isso, para participar, é preciso contribuir com 1 Kg de alimento ou 1 brinquedo, e o ingresso custa R$ 10 para crianças acima de 3 anos. Este evento promete encantar toda a família e você não pode ficar de fora dessa! Para garantir o seu ingresso antecipadamente, dirija-se à secretaria da AABB. Maiores informações, ligue (77) 9997-7390 ou (77) 8109-1606. Esta é uma iniciativa Kezinha Produções.

Caetité: TCU libera obras no lote 5 da Ferrovia Oeste Leste O trecho de 162 quilômetros que vai do Riacho da Barroca, à Ponte do Rio São Francisco. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em sessão realizada na última quarta-feira (02), o Tribunal de Contas da União (TCU) liberou a execução das obras no Lote 5 da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) - trecho de 162 quilômetros que vai do Riacho da Barroca, na cidade de Caetité, à Ponte do Rio São Francisco. Os Lotes 1 a 4, entre os municípios baianos de Ilhéus e Caetité, já estão sendo construídos. Nesse trecho, a extensão será de 537 quilômetros. Segundo a Valec, empresa responsável pelo empreendimento, a Fiol é uma alternativa de transporte econômica, eficaz e segura, capaz de atender as necessidades das regiões produtoras de minério de ferro de Caetité e Tanhaçu, no sudoeste da Bahia, e as produtoras de grãos no oeste da Bahia e no sudeste do Tocantins.

Bezerra nasce com duas cabeças em Bom Jesus da Serra Por conta da deformação, o animal não sobreviveu. (Foto: Bom Jesus Notícias).

Na zona rural do município de Bom Jesus da Serra, uma bezerra nasceu com duas cabeças. O fato inusitado foi registrado pela reportagem do Bom Jesus Notícias na manhã da última terça-feira (1º), na região da Jurema, nas proximidades de Bonfim do Amianto. A cabeça do lado esquerdo estava perfeita, mas a direita apresentava uma deformação na boca e o pescoço da bezerra não se movia. Por conta da deformação, o animal não sobreviveu.

Brumado: Juiz afirma que a justiça no município ainda precisa melhorar Genivaldo Guimarães diz que precisa haver um aumento do número de juízes, defensores públicos e promotores de justiça. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Mesmo com a comarca de Brumado figurando como uma das mais atuantes na Bahia, o juiz Genivaldo Alves Guimarães acredita que a justiça no município ainda está muito longe de satisfazer plenamente a população. “A justiça precisa melhorar, precisa haver um aumento do número de juízes, defensores públicos, promotores de justiça”, explicou Guimarães, em entrevista ao site Brumado Notícias. Segundo o magistrado, Brumado deveria ter seis juízes, mas só existem dois atuando. “E eu ainda tenho que auxiliar em três ou quatro comarcas”, acrescentou. Do bom trabalho que vem desempenhado, a única recompensa que deseja Guimarães é ver o povo satisfeito com a prestação do jurisdicional. “Procuro desenvolver meus trabalhos sem pensar em recompensa, não espero nenhum prêmio, somente o simples reconhecimento da população e o simples bem estar da população”, afirmou o juiz.

Por causa de irregulares cometidas em 2011 e 2012, o ex-prefeito municipal de Ituaçu, Juvenal Wanderley Neto (PSB) , foi multado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) em 36 mil reais nesta quarta-feira, 02. Neto foi punido após a constatação do Tribunal de que ele contratou de forma ilegal o Posto de Combustíveis “Lipeneto Combustíveis Peças e Serviços LTDA-ME”, pois a empresa pertenceria à esposa e filhos do tio do denunciado, que estaria proibido de contratar com o Poder Público, em face de condenação por improbidade administrativa em processo que tramita na Justiça Federal. Segundo o TCM, o ex-prefeito pagou ao posto R$ 556.215,80 e R$ 112.324,05 em 2011 e 2012, respectivamente. Quem denunciou o caso foi o vereador Euvaldo Figueredo da Silva. Em face dessa punição, o TCM deverá formular uma representação contra Juvenal Neto ao Ministério Público Estadual, entretanto a decisão ainda cabe recurso. E pode ser que esse caso ainda respingue no atual prefeito, Albércio da Costa Brito Filho (PSB), já que também foi mencionado na denúncia do vereador e à época das irregularidades era chefe do Poder Executivo de Ituaçu. Em 2011, Albércio teve as contas da Câmara de Vereadores rejeitadas pelo Tribunal por descumprimento das regras do Estatuto das Licitações. O TCM identificou ainda que Juvenal Neto e Albércio Filho têm se alternado no poder e cometeram praticamente os mesmos procedimentos ilícitos. Como o atual prefeito foi empossado em janeiro de 2013 e diante de seu envolvimento nas irregularidades, uma cópia do processo será encaminhada aos Ministérios Públicos Eleitoral e Federal para que os órgãos adotem as medidas necessárias contra Albércio.

Arquivo