Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/2013
Boquira: Ex não aceitou fim de namoro e matou adolescente com pedradas Suspeito usou pedra de um quilo para matar a jovem de 15 anos. (Foto: Divulgação/PC).

Uma adolescente de 15 anos foi morta no último domingo (29) depois de ser apedrejada no rosto, e o principal suspeito do crime é seu ex-namorado. A jovem estava no povoado de Descoberta, zona rural de Boquira, município do sudoeste da Bahia, no momento da violência. Segundo informações registradas na delegacia da cidade, o ex-namorado, de 23 anos, teria cometido o homicídio porque não aceitava o fim do relacionamento. “O que houve foi ele não ter se conformado com fim do namoro determinado pela adolescente”, explica a polícia. De acordo com os registros policiais, por volta das 19h30 o homem seguiu a menina, que estava com quatro amigas, e começou a agredi-la. “Enquanto ela tentava fugir, ele pegou uma pedra de um quilo e começou a bater no rosto da jovem, que ficou completamente desfigurado”, contou Genivaldo Rodrigues, delegado do município em entrevista o portal de notícias G1. Ao presenciarem o crime, as amigas da vítima logo pediram ajuda à polícia, que a socorreu. A adolescente chegou ao hospital municipal já sem vida. Depois do assassinato, o ex-namorado fugiu, mas foi detido em casa. O suspeito falou durante o depoimento que comentou o crime porque estava com raiva da menina e do pai dela, que não aceitava o namoro. “O pai queria que ela estudasse para depois se envolver em relacionamentos”, emendou o delegado. O enterro da jovem foi no último dia 1º. Já o suspeito, que confessou o crime, deve responder processo por homicídio qualificado, o qual tem pena de 15 a 30 anos de reclusão.

Brasília: Deputado busca novas tecnologias para reciclagem do lixo Marquinho Viana se reuniu com colegas parlamentares e empresários russos, os quais utilizam a tecnologia de transformar o lixo reciclado em gás e energia. (Foto: Divulgação).

Uma das bandeiras do Partido Verde é a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida da população, motivos de preocupação também do deputado estadual Marquinho Viana (PV), filiado à agremiação. Para encontrar meios de conservar o lugar em que vivemos, o parlamentar viajou até Brasília para se reunir com empresários russos, os quais utilizam a tecnologia de transformar o lixo reciclado em gás e energia. Outros políticos também participaram do encontro: o ex-governador de Minas Gerais e deputado federal Newton Cardoso (PMDB); o deputado federal por Minas Gerais, Mauro Lopes (PMDB); e Leonardo Vasconcelos, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Brumado por quatro mandatos. A reunião contou ainda com a presença de Pinskiy Evgeny Yakovlevich, vice-presidente do Master Bank da Rússia, e Edmar Borges de Freitas, diretor-presidente da ENERTEC, Brasília.

Brumado: Ordem Demolay promove o 2º aulão solidário A aula será realizada no próximo dia 05 a partir das 14 horas no auditório do CEEP (antigo Colégio Modelo).

O Capítulo DeMolay de Brumado vai promover no próximo dia 05 de outubro a segunda edição do ‘Aulão Solidário’, projeto que tem como objetivo ajudar os estudantes da cidade que irão fazer as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Essa também é uma forma do Capítulo conseguir arrecadar alimentos para doação, já que para participar do aulão cada aluno deve levar um quilo de alimento não perecível. Segundo Filipe Augusto, Mestre Conselheiro do Capítulo DeMolay de Brumado, o tema central do aulão nesse ano é a ‘Energia’. “Como um dos enfoques do Enem é a interdisciplinaridade, nesta edição teremos esse tema central, o qual será abordado na ótica das disciplinas de física, biologia, matemática, história e geografia”, explicou. Augusto espera que muitos estudantes brumadenses compareçam ao aulão. “Contamos com a presença dos estudantes brumadenses para se darem bem no ENEM e fazerem o bem em nossa comunidade”, convidou o Mestre. A aula será a partir das 14 horas no auditório do CEEP (antigo Colégio Modelo).

Brumado: Buracos na Avenida João Paulo I voltam a ser motivo de reclamação de condutores Segundo um motorista, a via é o local ideal para teste de baliza, quem vencer os buracos está aprovadíssimo para dirigir em qualquer trânsito maluco. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Os buracos parecem não sumir da Avenida João Paulo I em Brumado, e por consequência as reclamações dos condutores também não desaparecem. Muitos motoristas, ao trafegar pela via, promovem um verdadeiro zig-zag na tentativa de desviarem dos profundos obstáculos da avenida. “Aqui sim é o local ideal para teste de baliza, quem vencer os buracos da João Paulo está aprovadíssimo para dirigir em qualquer trânsito maluco na China ou Índia”, ironizou o motociclista Emerson Lima ao site Brumado Notícias. A nossa reportagem ouviu o secretário municipal de infraestrutura André Cardoso e ele garantiu que a partir da próxima semana uma equipe de tapa buracos estará atuando na via para solucionar o problema.

Brumado: Weliton Lopes busca melhorias para Ubiraçaba Vereador em se empenhado bastante para melhorar da qualidade de vida dos moradores da localidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O vereador Weliton Lopes (PR) tem se empenhado bastante para melhorar da qualidade de vida do povo de Ubiraçaba. Como forma de amenizar a seca na região, o parlamentar fez indicações ao Executivo para a realização de limpezas de importantes aguadas como a de Isidorio e São João, consertos e instalação de bombas e perfuração de poços. Lopes já está buscando a efetivação de outra solicitação dos moradores de Ubiraçaba, que é a iluminação do cemitério. E na sessão da Câmara Municipal da última segunda-feira (30), o vereador solicitou da Prefeitura a iluminação das praças recém-construídas e as suas inaugurações. “Dessa forma a população local poderá ter mais momentos de lazer”, justificou.  

Brumado receberá 1º Simpósio Contábil-Tributário Baiano O evento acontecerá no próximo dia 08 de outubro às 18 horas no auditório da OAB em Brumado.

No próximo dia 08 de outubro será realizado em Brumado o I Simcont – Simpósio Contábil-Tributário Baiano. Com o tema ‘Sped: Se correr o Fisco pega, se ficar o FCONT’, o evento terá como palestrante oficial a maior autoridade do Brasil do Sped, Roberto Dias Duarte. Outros convidados já estão com a presença confirmada: Maria Helena Nunes – delegada da Receita Federal em Vitória da Conquista; Ana Carolina Araújo de Souza – procuradora da Fazenda Nacional; João Batista de Castro Júnior – juiz federal em Vitória da Conquista; Genivaldo Alves Guimarães – juiz na comarca de Brumado; Edvaldo Paulo de Araújo – conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade; Alexandre Alcântara da Silva – auditor fiscal na Sefaz-BA; Acioli Viana Silva – procurador do município de Brumado; Osvaldo Laranjeiras – presidente da OAB-Brumado; e Bianca Marques – advogada coordenadora do Núcleo Tributário do Vaz Barbosa e Advogados Associados. As inscrições para o I Simcont devem ser feitas através do e-mail [email protected]. O evento acontecerá às 18 horas no auditório da OAB em Brumado.

Brumado: Crianças voltam a receber leite do Fome Zero Toda semana são entregues cinco mil litros de leite às crianças cadastradas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

As mil crianças brumadenses cadastradas no programa federal Fome Zero voltaram a receber o litro diário de leite. A entrega do alimento é feita através do programa e distribuído pela Usina de Beneficiamento de Leite, mantida pela Associação dos Pequenos Produtores de Leite de Brumado (APPLB). O presidente da associação, Antônio Meira Leite, esclareceu a situação em entrevista ao site Brumado Notícias. “Mesmo diante a situação precária em que vivem, os pequenos produtores conseguiram comprar ração para o gado leiteiro, fazendo com que a produção aumentasse na usina para cerca de quatro mil litros de leite por dia”, declarou. Toda semana são entregues cinco mil litros de leite às crianças cadastradas.

Barragem de Piatã: Uma ameaça ao Rio das Contas e à barragem de Cristalândia Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável debateu a questão nesta quarta-feira (02). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A possível construção de uma barragem na nascente do Rio das Contas na cidade de Piatã, no sudoeste baiano, foi um dos temas debatidos na manhã desta quarta-feira (02) durante reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Brumado (CMDRS), realizada no auditório da SEMAC. Conselheiros, representantes da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), Secretaria Municipal de Recursos Hídricos, líderes de comunidades rurais e ribeirinhas se posicionaram de forma contrária ao projeto, colocado como ‘tenebroso’ por Gilberto Lima Dias, o Giba, presidente do CMDRS. 

Barragem de Piatã: Uma ameaça ao Rio das Contas e à barragem de Cristalândia Gilberto Lima Dias, presidente do CMDRS disse que realizará uma mobilização para protestar em Salvador contra a construção da barragem. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em entrevista ao site Brumado Notícias, Giba, reforçou a preocupação e o alerta do Conselho. “A notícia [da construção da barragem] para nós é tenebrosa, pois duas empresas mineradoras estão querendo, com aquiescência do governo do estado, construir uma barragem na nascente do Rio das Contas para uso particular das empresas. A nossa preocupação é de que a história se repita como aconteceu com a construção da Barragem do Truvisco, em Caculé, que matou o Rio do Antônio”, comentou Giba. De acordo com ele, essa nova barragem pode afetar a perenidade do Rio das Contas, o que prejudicaria o abastecimento da Barragem de Cristalândia e de várias cidades do sudoeste baiano. Para que isso não aconteça, o CMDRS já começou uma mobilização junto à sociedade organizada e comunidades rurais para ir a Salvador protestar contra a construção da barragem de Piatã. “Fomos avisados de que o governo está propenso a autorizar a construção dessa barragem, o que é temeroso e desastroso para a nossa região”, alertou Giba. 

Barragem de Piatã: Uma ameaça ao Rio das Contas e à barragem de Cristalândia O secretário de Recursos Hídricos, Frederico Neves, disse que a proposta visa apenas à exploração particular de empresas de mineração. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O presidente do CMDRS tem o apoio do secretário municipal de Recursos Hídricos e vice-presidente do Comitê de Bacias do Rio das Contas (CBRC), Frederico Neves, nessa luta. “A barragem proposta pelas empresas de mineração visa apenas à exploração particular para finalidade comercial”, enfatizou Neves. O secretário garantiu que o Comitê se posiciona contrariamente ao projeto, pois que poderá prejudicar toda a bacia do Rio das Contas. “O Comitê com certeza será contrário, pois essa barragem é uma ameaça não só para Brumado, mas para todos os 92 municípios que compõem da bacia hidrográfica do Rio das Contas. Estamos atentos a esta questão e é por isso que vamos mobilizar toda a sociedade civil e o poder público, tendo em vista que já tivemos um colapso no abastecimento de água no passado e não podemos admitir que essa condição de abastecimento de hoje seja ameaçada por interesses de empresas particulares, as quais pensam apenas nas questões dos seus lucros financeiros”, asseverou o vice-presidente do CBRC.

Brumado: Maratoninha não será realizada esse ano De acordo com a presidência do Projeto Criança Feliz, além de necessitar de ações mais sistematizadas, o evento tem gerado altos custos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Devido às grandes proporções que tomou a Maratoninha, a edição 2013 da corrida das crianças brumadenses não será realizada. De acordo com a presidência do Projeto Criança Feliz – o qual promove a Maratoninha, além de necessitar de ações mais sistematizadas, o evento tem gerado altos custos. “Sabemos que toda a cidade esperava pela 11ª edição da Maratoninha, sentimos muito por isso. Porém, estamos reorganizando o projeto para que no próximo ano a Maratoninha volte a acontecer com uma nova metodologia e organização”, justificou a presidente do Projeto Criança Feliz, Simone Correia Oliveira.

Guanambi: Curso de Enfermagem da Uneb é reconhecido O decreto foi publicado no Diário Oficial da Bahia. (Foto: Reprodução).

O Governo do Estado reconheceu nesta quarta-feira (02) o curso de Bacharelado em Enfermagem da Uneb - Universidade do Estado da Bahia – em Guanambi. Após o parecer favorável ao curso emitido pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), o decreto de reconhecimento foi publicado no Diário Oficial. O curso ficará reconhecido por seis anos, quando será necessária uma nova análise do CEE. Ao tomar conhecimento da publicação, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) comentou que essa é uma conquista importante para os alunos. “Este reconhecimento dá legitimidade à graduação e ainda mais qualificação para o profissional, que com o diploma em mãos terá maior facilidade para conseguir trabalho”, considerou. Recentemente, Bastos participou de uma audiência com o reitor da Uneb, Lourisvaldo Valentim da Silva, e solicitou melhorias na qualidade de ensino no campus da universidade em Guanambi. “Durante a reunião, relatamos as dificuldades enfrentadas pelo Campus, e falamos sobre as ações que estão sendo tomadas para bom funcionamento de uma universidade que agrega importantes cursos e forma um número expressivo de profissionais em diversos municípios baianos”, lembrou a deputada. Para a parlamentar, o reconhecimento do curso de Enfermagem é apenas uma vitória, pois ainda é preciso garantir melhorias na infraestrutura do curso e na qualidade do ensino no campus.

Caturama: Prefeito afasta do cargo para cuidar de um problema cardíaco Hugo Guedes Mendonça (PTB) vai realizar diversos exames em outros estados do país. (Foto: Glauber Magalhães).

O prefeito Hugo Guedes Mendonça (PTB), do município de Caturama, no sudoeste baiano, afastou do cargo na última segunda-feira (30). Mendonça deixou a prefeitura momentaneamente para cuidar da saúde. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o gestor fará diversos procedimentos médicos em outras cidades para buscar a cura dos seus problemas cardíacos. Ontem (1º), o vice-prefeito Hélio de Oliveira Mata (PSD) assumiu a prefeitura de Caturama. Hugo pediu para ficar afastado por dez dias, mas pode ser necessário mais, já que a Câmara Municipal de Vereadores irá votar na próxima semana um pedido de afastamento de trinta dias para o gestor. Este já é o segundo caso na região sudoeste de prefeito que, por problemas de saúde, precisou que dar posse ao vice. Além de Hugo Mendonça, o prefeito de Dom Basílio, Marílton Matias (PSD), está afastado das funções públicas desde o último dia 10 de setembro, quando se internou para a retirada de um nódulo na língua. Dom Basílio está sendo administrada pelo vice-prefeito João Dias Pereira (PMDB), mais conhecido como Careca, desde o último dia 25 de setembro.

Brumado: Dez meses de praça inaugurada e poste continua no meio da rua Moradores disseram que a reclamação já foi encaminhada à prefeitura e a Coelba, que falaram que resolveriam o problema há meses. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Desde o dia 07 de dezembro de 2012 a Praça Bráulio Araújo Bonfim, que fica na Avenida Ana Lídia Viana Cardoso, no Bairro Maria José Viana, foi parcialmente inaugurada. Apesar da inauguração, um poste de distribuição de energia ficou no meio da rua, na esquina da praça, oferecendo risco para a segurança no trânsito. Um acidente pode acontecer a qualquer momento, pois há um grande fluxo de veículos no local, que é via de acesso ao Bairro Baraúnas, Fórum, Hospital, Delegacia, 34ª CIPM, TG 06/024, e escolas. Moradores da localidade disseram que a reclamação já foi encaminhada à prefeitura e a Coelba, que falaram que resolveriam o problema há meses, mas nada foi feito desde então.

Brumado: Ação de vândalos prejudica atendimento em Unidade Básica de Saúde Por conta do vandalismo, mais de 540 doses de vacinas de combate e prevenção a epidemias tiveram de ser retiradas para serem avaliadas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

No último final de semana, vândalos atacaram a unidade básica de saúde Marcionílio Rodrigues Santos, no Bairro Baraúnas, em Brumado, desligando o hidrômetro e o contador de energia. A ação só foi percebida na manhã da última segunda-feira (30) quando os funcionários do local chegaram para trabalhar. Por conta do vandalismo, mais de 540 doses de vacinas de combate e prevenção a epidemias que estavam em refrigeração tiveram de ser retiradas da unidade para serem avaliadas, entre as quais a antitetânica, H1N1, pneumonia, meningite, hepatite B e outras. A unidade parou de prestar o atendimento no setor de vacinação por falta das doses. O site Brumado Notícias esteve na unidade e observou que tanto o hidrômetro quanto a chave que liga e desliga o contador de energia ficam expostos na calçada. Outro agravante apurado é que durante os finais de semana não há vigilância no setor.

Brumado: Ação de vândalos prejudica atendimento em Unidade Básica de Saúde O hidrômetro quanto a chave que liga e desliga o contador de energia ficam expostos na calçada. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Sindicato dos Comerciários: Décimo terceiro é direito do trabalhador O 13º salário é um direito de todo trabalhador garantido na Constituição Federal. (Foto: Reprodução).

Garantido pela Constituição Federal, o décimo terceiro é um direito de todo trabalhador. E tal benefício deve ser pago pelo empregador em duas parcelas até o final de cada ano. Cada empregado deve receber da soma das duas parcelas o valor correspondente a 1/12 da remuneração recebida em cada mês trabalhado. O cálculo é feito por mês e o funcionário deve ter trabalhado mais de 15 dias em cada mês. A primeira parcela deve ser paga até dia 30 de novembro e a segunda deve ser quitada até dia 20 de dezembro. Se seus direitos não forem cumpridos e você trabalhar no comércio, procure o Sindicato dos Comerciários de Brumado e denuncie através do telefone 0800 095 3270, ou acesse o site www.sindcomerciarioba.com.br e tenha mais informações.

Guanambi: Polícia Civil prende um dos mais fortes braços do tráfico Marcos Vítor, mais conhecido como Vítor Rato, foi preso no Marcos Vítor, mais conhecido como Vítor Rato, foi Bairro Vomitamel. (Foto: Divulgação/PC).

Na última terça-feira (1º), o traficante Marcos Vítor, mais conhecido como Vítor Rato, foi preso por policiais civis na cidade de Guanambi, no sudoeste baiano. Vítor estava sendo monitorado pela polícia há um tempo e na noite de ontem ele foi preso no Bairro Vomitamel. No momento da prisão, o traficante tentou fugir e se escondeu em uma caixa d’água, mas foi capturado pelos policiais. Com o acusado foram encontrados papelotes de craque, cocaína e um revólver. Completamente alucinado pelo uso de drogas, Vítor contou ao delegado que está ameaçado de morte por chefes do tráfico. O acusado também confessou que já praticou homicídios e que recentemente veio da cidade de Vitória da Conquista, onde pretendia matar um homem. Além disso, Vítor estava articulando matar um policial civil, porém foi preso antes que pudesse executar o plano.

Brumadense campeão de MMA participa de treino com Júnior Cigano Hugo Topázio está treinando para participar do Livramento Kombat. (Foto: Divulgação).

O lutador brumadense de MMA, Hugo Topázio, estava se preparando em Salvador para o seu próximo desafio quando encontrou o também brumadense, João Almeida, que é lutador profissional da equipe do Corinthians. O encontro rendeu a Topázio a realização de um sonho. Como João Almeida é integrante efetivo da equipe de preparação de Júnior Cigano – ex-campeão mundial de MMA, Hugo Topázio teve a oportunidade de conhecer o atleta e ainda treinar com esse que é considerado um dos maiores lutadores do mundo. Cigano estava treinando para uma revanche que vai acontecer no próximo dia 19 em Las Vegas, EUA, e Topázio estava se preparando para a disputa do cinturão da categoria. O campeão brumadense está em busca da vitória na categoria de até 84 kg, que será no dia 14 de dezembro, durante o Livramento Kombat, em Livramento de Nossa Senhora. “Gostaria muito de agradecer a Deus, a João Almeida e às minhas equipes Aranha Team e Topázio Fight por proporcionar a realização de mais um sonho, que foi conhecer meu ídolo no esporte, Júnior Cigano. Estou dedicando muito para esse próximo combate, conto com a torcida de todos Brumadenses vou trazer o cinturão para nossa terra”, falou Topázio. O lutador ainda aproveitou a ocasião para dizer que está tendo dificuldades na preparação por falta de patrocínio. Os interessados em colaborar com o esporte podem entrar em contato pelo telefone (77) 9983-7204.

Insônia: Distúrbio que incomoda o sono Faça o seu tratamento na Clínica Maná. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-1269.
Brumado: Filho que matou pai é condenado a 15 anos de reclusão Segundo o juiz Genivaldo Guimarães, Fábio Moreira Alves será encaminhado para a penitenciária Lemos de Brito. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em julgamento realizado na última terça-feira (01), Fábio Moreira Alves foi condenado por júri popular a 15 anos de prisão pelo assassinato de seu próprio pai. A pena determinada deve ser cumprida em regime inicial fechado, ou seja, cumprirá 2/5 do tempo em regime fechado e depois passa para o semiaberto. O réu também foi julgado pela ameaça contra a vida da irmã e a pena dada foi de dois meses, substituída por prestação de serviços à comunidade. O defensor público do réu, Welton Gama, já declarou que vai recorrer da decisão. “A pena para o caso de Fábio seria de 12 a 30 anos, então eu já vou recorrer”, garantiu. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o juiz do caso, Genivaldo Alves Guimarães, contou que o julgamento transcorreu bem, iniciando por volta das 8h30 e finalizado às 18 horas. “Ele [Fábio Alves] será encaminhado para a penitenciária Lemos de Brito, em Salvador”, afirmou Guimarães. O juiz também declarou que nesse momento a vara crime de Brumado está priorizando os casos em que os réus já estão presos, e que possivelmente ainda no mês de outubro haverá outro julgamento no tribunal do júri.

PT de Brumado vai realizar eleições diretas O Processo de Eleições Diretas será realizado no dia 10 de novembro.

No dia 10 de novembro, a executiva municipal de Brumado do Partido dos Trabalhadores vai realizar o Processo de Eleições Diretas – PED 2013. Na data, os filiados ao PT deverão comparecer à sede do partido para votar das 9 às 17 horas. A sede do PT está localizada na Praça Dr. Pompílio Leite, nº 186, 1º Piso, Sala 04 do Jurema Center.

Genivaldo Guimarães comenta crítica do ministro Joaquim Barbosa aos juízes “Só não aplica a lei aquele juiz que é medroso, é comprometido ou politicamente engajado”, disse o magistrado. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

No último dia 30, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, criticou a forma como muitos juízes ascendem na carreira, através influência política. “Só não aplica a lei aquele juiz que é medroso, é comprometido ou politicamente engajado. E isso o distrai, o impede moralmente”, falou o ministro na ocasião. No dia 1º de outubro o site Brumado Notícias entrevistou o juiz da comarca de Brumado, Genivaldo Alves Guimarães, para saber o que ele pensa sobre a declaração do presidente do STF. “Eu não acho que se trata de uma crítica, o ministro disse o que é do conhecimento dele. E isso é do nosso conhecimento também, pois realmente alguns colegas às vezes se sentem um pouco pressionados [pela política], mas acho que isso é a minoria”, comentou Guimarães. O juiz de Brumado, que já passou por muitas comarcas do interior, disse ser óbvio existirem algumas pessoas que tentam intimidar os magistrados. “Mas nós não podemos ceder, a justiça tem que atuar com independência, com serenidade. E não existe nenhum político, seja quem for, que vai impedir que o judiciário trabalhe com independência”, enfatizou. Para Genivaldo, um juiz não pode ter receio de desagradar outras pessoas, não pode trabalhar no sentido de querer agradar também. “A lei, doa a quem doer, tem que ser aplicada. E é isso, pelo que deu a entender a fala do ministro Joaquim Barbosa, que alguns colegas são pressionados e isso é verdade”, completou. O magistrado acredita que todos os juízes devem condenar ou absolver sem se importar com a opinião da sociedade. “A sociedade às vezes se engana, alguns querem ver condenação a todo custo e o juiz não se convence e absolve. E então a sociedade crítica a posição do juiz sem conhecer as provas e o inverso também ocorre”, finalizou.

Brumado: Lídice é convidada para conhecer trabalho comunitário do Bairro Dr. Juracy Comitiva brumadense busca o apoio da senadora para implantar novos projetos na localidade. (Foto: Divulgação).

No último dia 26, o empresário e membro do Grupo Comunitário do Bairro Dr. Juracy, Joabe da Cruz Rocha, o vereador Castilho Viana (PSB) e outras lideranças políticas de Brumado participaram de uma reunião com a senadora Lídice da Mata em Salvador. Além de discutir com a senadora sobre assuntos de interesse da população brumadense, Joabe levou ao conhecimento da senadora os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelo Grupo e aproveitou para convidá-la para uma visita ao bairro, em Brumado. “Assim a senadora vai poder ver de perto não só o trabalho, mas também poderá ajudar a comunidade do Dr. Juracy na busca por uma melhor qualidade de vida”, justificou o empresário. Para Joabe, o resultado da reunião foi positivo, já que Lídice se colocou à disposição para ajudar o Grupo do qual é membro. “Ela [Lídice] garantiu que irá nos ajudar no que puder e que sua visita ao bairro é só uma questão de tempo, pois em breve irá para Brumado”, falou Joabe.

Brumado participa do Outubro Rosa Através da Secretaria de Saúde, o município entrou na campanha na manhã desta terça-feira (1º). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Outubro Rosa é o nome dado a uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama realizada por diversos entes no mês de outubro. O movimento começou em 1990, na primeira Corrida pela Cura, promovida em Nova York. Desde então, é realizada anualmente na cidade e em vários locais do mundo. Através da Secretaria de Saúde, o município de Brumado entrou na campanha na manhã desta terça-feira (1º). As agentes de saúde da família compareceram à unidade básica central de atenção familiar vestidas com a camisa da campanha e distribuíram flores artesanais às mulheres que aguardavam a realização de exames. Em entrevista ao site Brumado Notícias, a enfermeira Cristina Rocha explicou que durante todo o mês de outubro as unidades básicas de saúde da família na sede do município e nas comunidades rurais irão participar da campanha, incentivando as mulheres a realizarem os exames preventivos no combate ao câncer de mama e ao câncer do colo de útero. “A partir do sétimo dia do primeiro ciclo menstrual, a mulher deve começar a fazer o autoexame de toque nos seios. Aos 20 anos deve ser feita uma ultrassom mamária e aos quarenta a mamografia. Com essas prevenções a mulher poderá melhor se cuidar caso apareça qualquer sintoma do câncer. Por isso, estamos distribuindo as flores para incentivar as mulheres a participarem da campanha e cuidarem da saúde do corpo”, reforçou a enfermeira.

Brumado participa do Outubro Rosa Durante todo o mês de as unidades básicas de saúde da família na sede do município e nas comunidades rurais irão participar da campanha. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Brumado: Santinho faz acusação sobre obras fantasmas O parlamentar irá se reunir com o secretário de Infraestrutura a fim de fazer um levantamento completo dos logradouros. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O vereador José Santos (PTC), o Santinho, declarou durante a sessão legislativa da última segunda-feira (30) que várias ruas da cidade de Brumado não poderiam ser pavimentadas porque as mesmas já foram declaradas em gestões anteriores como já tendo sido recuperadas. “É um faz de conta. Não existem as pavimentações, mas consta para o município que foi cobrado pelos serviços que não foram executados. São ruas cheias de problemas que não podem ser resolvidos porque houve um desmando, um desleixo em não cumprir as necessidades do povo. Onde está esse dinheiro, pois o município não foi contemplado com tal pavimentação e esgoto”, disparou o parlamentar. Durante entrevista ao site Brumado Notícias, Santinho disse que irá se reunir com o secretário de Infraestrutura a fim de fazer um levantamento completo dos logradouros que estão em situação irregular. “Ainda não posso dar maiores informações de que foram os gestores ou o gestor, mas posso adiantar que o dinheiro público sumiu com essas obras não existentes”, disse. O vereador ainda afirmou que na próxima sessão legislativa anunciará as ruas de pavimentação inexistentes, o período de declaração das obras e o gestor responsável.  

União vence Campeonato de Futebol no Distrito de Itaquaraí e região A equipe campeã venceu o Cerrano pelo placar de 3x1 na final da competição. (Foto: Divulgação).

O Campeonato de Futebol da Vila de Itaquaraí e região chegou ao final no último domingo (29) depois de mais de um mês de competição. Diversas equipes participaram da disputa, mas a taça de campeão foi apenas para uma, a equipe União. A partida da final foi contra o time do Cerrano, que logo no início tomou um gol. O time União fez mais dois gols na partida, abrindo grande vantagem. O Cerrano diminuiu a goleada fazendo um gol, mas o resultado final acabou favorecendo a equipe União, que venceu por 3x1. Na entrega da premiação, o idealizador do evento, José Arthur, fez questão de agradecer à Prefeitura Municipal de Brumado, que, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Lazer e Esporte, apoiou o campeonato. “Estou muito emocionado por ter conseguido realizar este evento, que com certeza é um marco para a nossa vila. Agradeço a confiança das equipes, que não mediram esforços para estar aqui todo final de semana, embaixo desse sol escaldante, e honrar com o compromisso assumido com a gente. Isso só comprova estávamos certos em realizar este campeonato”, falou Arthur. Os vencedores, além da premiação simbólica, receberam ainda dinheiro.

Arquivo